fbpx

Os Mórmons não são cristãos?

mórmons

A acusação de que os Santos dos Últimos Dias não são cristãos, muitas vezes baseia-se em enganos bastante óbvio.

Tais enganos ocorrem quando um termo essencial é usado duas vezes (ou mais) em um argumento, mas em sentido mudado.

Uma ilustração popular da falácia foi fornecido pelo falecido Irving Copi: “A ação penal é ilegal, e todos os julgamentos de assassinato são ações criminosas, assim, todos os julgamentos de assassinato são ilegais.” Obviamente, o termo “ações criminosas” é usado com dois significados diferentes, e o argumento é falso.

Meu exemplofavorito, no entanto, é este, em que “todo o mundo” é usado equivocadamente:

Eu te amo.

Portanto, eu sou um amante.

Todo o mundo ama um amante.

Você é o mundo para mim.

Portanto, você me ama.

Como é que aqueles que afirmam que os mórmons não são cristãos costumam cometer uma falácia equivocada? Um argumento comum funciona da seguinte forma:

Os mórmons não são cristãos. Por quê? Porque os Mórmons diferem dramaticamente do objetivo cristão, rejeitando doutrinas importantes (por exemplo, a Trindade de Nicéia) que foi desenvolvida nos séculos depois de Cristo.

Críticos, muitas vezes nos acusam de enganosamente afirmarmos sermos cristãos tradicionais, e os confusos de fora às vezes perguntam por que afirmamos ser cristãos enquanto rejeitamos certas doutrinas e credos tradicionais.

Mas não clamamos ser cristãos tradicionais, e essas objeções confundem ou atrapalham “o cristianismo principal” ou “cristianismo tradicional” ou “ortodoxia cristã histórica” com o “Cristianismo” como um todo. Eles supõem equivocadamente que “o cristianismo” e “o Cristianismo principal” são sinônimos.

Obviamente, os dois estão relacionados. Mas eles não são os mesmos – apenas como uma “caixa” e “caixa de papelão” não são sinônimos. (Há, afinal, madeira, vidro, metal, pedra, plástico e outros tipos de caixas.) Uma caixa de papelão é um tipo de “caixa”, mas uma pessoa que não quer uma caixa de papelão não estará necessariamente rejeitando as caixas totalmente. Da mesma forma, um esquilo é uma espécie dentro da grande classe dos mamíferos, e o catolicismo e o metodismo são espécies ou tipos de cristianismo. Existem muitos tipos de mamíferos, além de esquilos, muitos tipos de Cristãos além de católicos e metodistas.

Depois de endossar  Rick Perry na “Cúpula de Valores do Eleitor ” no início de outubro, o pastor batista Robert Jeffress defendeu sua denúncia do mormonismo com o modelo bem típico da linguagem equívoca: Mitt Romney, disse ele, “não é um cristão”, porque ele “não abraça o cristianismo histórico “.

Sua denúncia, falsamente presume que “o cristianismo” e “cristianismo histórico” (o cristianismo definido em Nicéia e outros conselhos) são sinônimos, e que rejeitar este último implica rejeitar o primeiro, também.

No entanto, embora eles se sobrepõem, “cristianismo histórico” e “cristianismo” são conceitos distintos, assim como palmeiras, pinheiros, ameixeiras em floração, e macieiras são semelhantes e diferentes. Palmeiras ainda compartilham “a família das árvores” com macieiras, e, para esse assunto com as árvores em geral. Eles diferem apenas em traços secundários.

Nós Santos dos Últimos Dias alegremente reconhecemos – na verdade, nós proclamamos – que a nossa fé não faz parte do corrente cristã tradicional. Afinal, se fosse convencional não teria havido nenhuma necessidade para a Restauração ou a missão de Joseph Smith.

Ao mesmo tempo, nós também fortemente afirmamos nosso cristianismo, a nossa fé em Jesus Cristo como o divino Filho de Deus e Redentor, que oferece aos seres humanos a sua única esperança de salvação.

Estas duas posições – a nossa insistência de que somos cristãos e nossa negação simultânea que somos membros da corrente cristã principal – não são mutuamente contraditórias, porque elas afirmam e negam coisas diferentes.

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – que alguns chamam de a Igreja Mórmon – declara-se uma restauração do cristianismo do Novo Testamento, distinto de todos os outros tipos de cristianismo, mas continua fortemente afirmando a divindade e missão expiatória de Jesus de Nazaré. Embora não seja um ramo do tronco principal do credo da cristandade, suas raízes – como aquelas do tronco principal – inegavelmente emergem do solo do cristianismo primitivo.

Outros certamente disputam a auto-compreensão Mórmon, mas não pode haver disputa que acreditam que os Mórmons a tem, e que eles colocam toda a sua esperança de vida eterna na Expiação de Jesus Cristo.

Que o mormonismo não é católico, ortodoxo, e nem protestante; que os Mórmons têm crenças distintas, que nós não compartilhamos algumas das doutrinas de outros cristãos – estas são certamente questões de importância secundária quando se fala ou não se o mormonismo é cristão.

As declarações de Joseph Smith, não podem ser chamadas com muita freqüência neste contexto: “Os princípios fundamentais de nossa religião”, disse ele, “são o testemunho dos Apóstolos e dos Profetas a respeito de Jesus Cristo, que Ele morreu, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, e subiu aos céus, e todas as outras coisas que pertencem a nossa religião são meros apêndices disso “.

 

| Fé em Jesus Cristo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *