fbpx

Comentários de 1 Néfi 3 – Irei e cumprirei #8

irei e cumprirei

Estamos estudando o Livro de Mórmon todo, conforme o pedido o Presidente Russell M. Nelson e da Presidência de Área do Brasil, que lançou um desafio a todos os membros da Igreja do país para terminarem a leitura do Livro de Mórmon até dezembro.

Eu iriei e cumprirei

Coloque-se no lugar de Lamã, Lemuel, Sam e Néfi. Seu pai rico abandonou tudo o que tinha e decidiu morar no deserto. Ele “acusou” seus amigos e parentes de pecadores. Agora, depois de uns dias no deserto ele tem um sonho, no qual o Deus ordena que você – e não ele – volte a Jerusalém – não pra deixar essa loucura de acampamento no deserto de lado – e pra desfrutar da abastada herança, mas para buscar um livro de um certo Labão – homem influente que tinha uns 50  ̶c̶a̶p̶a̶n̶g̶a̶s̶  seguranças bem treinados- e depois voltar ao deserto. O que você diria a seu pai?

Eu irei e cumprirei

Néfi, que havia a pouco recebido revelações de Deus – e passara a saber que seu pai era um profeta – e que Deus tinha um propósito divino para ele, deu a mais pungente resposta que se poderia dar. Ele disse:

“Eu irei e cumprirei as ordens do Senhor, porque sei que o Senhor nunca dá ordens aos filhos dos homens sem antes preparar um caminho pelo qual suas ordens possam ser cumpridas.”

Essa resposta firme e resoluta demonstrava uma maturidade espiritual que ultrapassa muito s idade espiritual dos irmãos mais velhos de Néfi, Lamã e Lemuel – que só sabiam murmurar, dizendo que o pai lhes pedira algo difícil. Entretanto, Leí lhes disseram que não era ela quem pedia – mas Deus.

Assim é quando recebemos um conselho de um profeta – podemos racionalizar e pensar que se trata apenas de uma “dica” de um homem idoso ou podemos considerar a realidade: Deus fala através de seus profetas.

Ir e cumprir é ser obediente a Deus. A fé de Néfi era a de que Deus não pediria algo impossível ou sem propósito. Quando o Presidente Thomas S. Monson e, depois, o Presidente Russsell M. Nelson nos pediram para ler e estudar o Livro de Mórmon – agimos como Néfi – indo e cumprindo? Ou nos assemelhamos a Lamã e Lemuel – tendo uma atitude de desprezo – e achando obstáculos para cumpri o que Deus pediu?

O que Deus te pede? Tornar-se um missionário? Casar no Templo? Realizar ordenanças por parentes falecidos? Ir ao seminário ou instituto? Ministrar? Você é como Néfi? Você murmura, tem preguiça ou dá desculpas ao lembrar destes deveres?

A família de Néfi era a minha (imagem via: lds.org)

 

Nunca é fácil, mas é sempre possível

Geralmente não é fácil cumprir as ordens do Senhor, pois a lei de sacrifício exige que renunciemos certos interesses e coisas. Mas ao irmos adiante com fé, e com desejo de cumprir a vontade de Deus e seus profetas as portas se abrirão.

O Presidente George Albert Smith disse:

“O Senhor tem um meio de realizar as coisas que não podemos fazer, e nunca nos pede que façamos qualquer coisa para a qual Ele não torne o caminho possível. Foi isso que Ele nos disse por intermédio de Néfi. Ele não vai exigir coisa alguma sem preparar o caminho.

Se houver algo que o Senhor lhe peça ou espere que faça e você não souber exatamente como proceder, faça o melhor que puder. Siga na direção em que deve ir, confie no Senhor, dê-lhe uma chance, e Ele nunca vai desapontá-lo.” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: George Albert Smith, capítulo 17)

Néfi e seus irmão fizeram várias tentativas antes de obterem as placas. Quando tudo parecia perdido Lamã ficou tão furioso que começou a usar “de expressões rudes” contra Néfi e Sam. Lemuel o acompanhou. Depois, passaram atacá-los fisicamente – usando uma vara. Eles centralizaram toda sua ira contra o pai e Néfi – que os havia instando a ser fiéis. Eles haviam corrido risco de vida, haviam perdido ouro, prata e muitos bens preciosos – e ainda voltariam ao deserto de mãos vazias.

Neste momento, um anjo apareceu e impediu que o espancamento continuasse. Pondo-se à frente de Lamã e Lemuel, o anjo disse disse:

“Por que açoitais vosso irmão mais jovem com uma vara? Não sabeis que o Senhor o escolheu para ser vosso governante, devido a vossa iniquidade? Eis que tornareis a subir a Jerusalém e o Senhor entregará Labão em vossas mãos.”

A visão grandiosa fez com que Lamã e Lemuel cessassem de bater em seus irmãos, mas não lhes abriu o coração. Continuavam a murmurar. Seu ceticismo era tal que disseram: “Como é possível que o Senhor entregue Labão em nossas mãos? Eis que ele é um homem poderoso e pode comandar cinquenta, sim, ele pode mesmo matar cinquenta; por que não a nós?”

Eles não sabiam o que Néfi sabia – sabia de modo perfeito. Eles não se esforçaram pra saber. E é isso que Néfi sabia: Deus é poderoso para cumprir Sua Palavra. Se Deus te prometeu algo Ele certamente cumprirá – ele prepara um caminho – se fizermos a nossa parte: “eu irei e cumprirei”

Relacionado:

https://mormonsud.net/livro-de-mormon/1-nefi-2-partir-para-o-deserto/

| Livro de Mórmon
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
estilos de garment
Por que novos estilos de garment são importantes
gong
Élder e irmã Gong ensinam às mulheres a amar como Cristo amou

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *