Estudar as escrituras

Estudar as escrituras pode estar na lista de coisas que você até gostaria de fazer diariamente, mas ainda não faz. O estudo diário das escrituras parece algo simples, mas nem todos concordam com isso. Por vezes, ter um tempo para estudar exige muito mais que abdicar-se de outras tarefas legais, exige concentração e esforço.

Quando entendemos o motivo de fazermos alguma coisa, teremos mais motivação e disposição em fazê-lo. Entender o motivo, não fará com que tudo se torne muito fácil, todavia, nossa disposição irá mudar e consequentemente aos poucos ficará mais fácil e prazeroso.

Então quais seriam os motivos para estudar as escrituras diariamente? Apresentamos 5 motivos para que você se prontifique hoje a começar a estudar diariamente:

1) Estudar as escrituras fortalecerá o que já sabemos

estudar as escrituras

Estudar as escrituras nos fortalecerá (imagem via revistaomelhor.com)

Já notou que quando você aprende algo novo se não praticar, aquilo acaba sendo esquecido? É como aquele delicioso prato que aprendemos a fazer, se não lermos a receita, dificilmente sairá bom como se seguíssemos a receita. O Presidente Harold B.Lee declarou:

“Se não lemos as escrituras diariamente, nosso testemunho se enfraquecerá”.

Estudar as escrituras fará com que estejamos cada vez mais dispostos a tomar sobre nós o nome de Jesus Cristo, cumprir fielmente os mandamentos e melhorar nossa vida a cada dia. Não se pode estar estudando algo e viver o contrário, afinal, nossa consciência irá acusar. Portanto, quanto mais estudamos as escrituras mais nos fortalecemos.
À medida que estudamos as escrituras, vamos alterando o que não está legal em nossa vida, porque vamos tendo testemunhos das coisas que sabemos ser verdadeiras e fortalecemos isso a cada novo estudo.

2) Estudar as escrituras aumentará nossa espiritualidade

O estudo diário das escrituras é um ingrediente essencial de nossa espiritualidade. Assim como nosso corpo físico necessita de alimento e energia, para que nossa espiritualidade aumente, é mais que interessante estudarmos as escrituras diariamente.

A espiritualidade pode ser definida como uma propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio e as escrituras são um meio de obtermos o significado que tanto buscamos.

Quando estamos à procura de alguma coisa, o que mais queremos é que alguém nos diga onde e como podemos encontrar. E se estamos em busca de uma maior espiritualidade e conexão com o Divino, as escrituras podem nos ajudar. Não nos faltam motivos para buscar nas escrituras uma maior espiritualidade.

3) Estudar as escrituras é uma atividade divina

estudar as escrituras

Estudar as escrituras é uma atividade divina (imagem via revistaomelhor.com)

Não é apenas um mandamento divino procurar conhecimento, mas também uma atividade divina.  Sempre que estudamos as escrituras é como se o próprio Pai Celestial estivesse ali, dizendo-nos o que é o melhor a ser feito, quais decisões tomar, quais caminhos percorrer e quais coisas devemos nos afastar.

A divindade se manifesta em cada linha que lemos, em cada versículo que decoramos, afinal, elas foram escritas por um sábio propósito.  O aprendizado é bem mais que um dever divino. Também deve ser uma alegria sublime.

4) Estudar as escritas fará com que usaremos o tempo com mais sabedoria

Parece contraditório, mas dedicar tempo a estudar as escrituras vai fazer com que usemos o tempo restante com mais sabedoria. É interessante notarmos que quando o estudo das escrituras ocorre em um horário deliberadamente reservado e não aquele que sobra, será mais produtivo e muito provavelmente vamos sempre nos dedicar.

Se temos um horário reservado para comer, ir a faculdade, trabalhar, exercitar, ver filmes e séries, por que não podemos ter um tempo reservado para estudar as escrituras?  Quando reservamos um tempo especial para estudar as escrituras, vamos nos planejar melhor e consequentemente usaremos o tempo de uma forma melhor do que se simplesmente usássemos o tempo que nos sobra.

E quando colocamos as coisas do Reino em primeiro lugar, todo o resto nos é acrescentado, logo, nosso tempo se tornará mais bem usado e produtivo.

5) Estudar as escrituras nos ajuda a ajudar os outros

Por muitas vezes somos surpreendidos com um versículo de escritura citado por alguém em um momento de dificuldade nossa e isso é incrível. Como seria interessante se nós pudéssemos ter em mente uma escritura quando vemos alguém que estimamos em dificuldade. Isso é algo bem comum entre os missionários, que sabem exatamente o que dizer às pessoas que encontram.

Uma vez que as escrituras estão também ao nosso alcance, podemos nos tornar essas pessoas que sabem exatamente o que dizer independente do momento ou situação que se encontram. Nossa participação e contribuição podem inspirar os pensamentos de outra pessoa e assim incentivá-la a progredir e melhorar.

Decida hoje fazer do estudo das escrituras sua prioridade.