fbpx

Caridades SUD Doa Milhões de Dólares ao Esforço Humanitário Para Refugiados Sírios

Ajuda Refugiados Sírios

Por Joseph Walker

Com dezenas de milhares de refugiados mal preparados fugindo de uma Síria dividida pela guerra em busca de paz e proteção, atravessando a fronteira com a Jordânia, LDS Charities (órgão filantrópico da Igreja – Caridades SUD) atendeu o apelo do governo da Jordânia para ajudar com mais de US$ 1 milhão em ajuda humanitária que já estava sendo prestada e em obras que serão realizadas durante os próximos meses.

Um comunicado de imprensa emitido na quinta-feira indicou que Caridades SUD, uma organização não-governamental patrocinada por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, “fez um compromisso substancial para apoiar os esforços do governo da Jordânia e outros parceiros humanitários para proporcionar alívio para os milhares de sírios deslocados de sua terra natal”.

A contribuição humanitária até esta data foi de $ 590.000 em suprimentos, com outros $ 588,000 definidos para serem gastos durante os próximos meses.

“Caridades SUD tem sido um parceiro valioso e confiável em ajudar-nos a atender às necessidades de quem vem em busca de alívio para a Jordânia”, disse Ayman R. Al-Mufleh, secretário-geral da Organização de Caridade Hashemita da Jordânia. “Esta é uma parceria forte e importante e estamos gratos por isso”.

Élder Bruce D. Porter do Primeiro Quórum dos Setenta da Igreja SUD visitou recentemente Amã, na reunião com vários funcionários do governo da Jordânia. “Todos os refugiados foram movidos pelo comprometimento que Caridades SUD tem tido para ajudá-los, e graciosamente expressaram seu apreço pela contribuição da Igreja por esta causa humanitária”, disse o Élder Porter. “Estamos, é claro, muito felizes por fazer parte desses esforços de socorro importantes”.

Sharon Eubank, diretor de Caridades SUD, disse que a organização tem lutado para fornecer todos os kits de higiene, leite especial para bebês, fraldas e produtos de higiene femininos necessários na área.

“Nosso foco tem sido nas necessidades particulares das mulheres e crianças”, disse Eubank, citando números de uma recente reportagem do New York Times, indicando que metade dos refúgios são menores de 12 anos de idade, e as mulheres nos campos de refugiados superam os homens em dois para um.

“Conforme a crise se desenrolava na Síria, tornou-se mais difícil para as pessoas permanecer lá”, disse Eubank. “Mais e mais pessoas começaram a chegar do outro lado da fronteira com a Jordânia. No início, eles foram absorvidos pelas cidades e vilas, mas logo as cidades não puderam absorver mais pessoas. Os refugiados estavam forçando a infraestrutura do país”.

Em maio, o governo da Jordânia começou a criação de campos de refugiados, e logo os campos estavam transbordando.

“Em junho, haviam 400 crianças menores de quatro meses de idade nos campos”, disse ela. “Eles estavam desesperados por fraldas e alimentação para bebês”.

Eles pediram ajuda, e Caridades SUD respondeu o chamado.

“Temos trabalhado no Médio Oriente durante 10 anos”, disse Eubank, “por isso, já tínhamos casais de voluntários no local onde estabelecemos relações e uma infraestrutura em seu trabalho no nosso projeto de cadeira de rodas, o projeto de reanimação neonatal e outro esforços humanitários que estamos fazendo na área”.

Trabalhando em coordenação com o governo da Jordânia, os missionários humanitários SUD de tempo integral, Jim e Karyn Anderson e Bret e Ruth Ann Youngberg, começaram imediatamente a compra de suprimentos e a montagem de kits de higiene para atender as necessidades que cresciam dia a dia. Porque existem poucos membros SUD na área – menos de 200 mórmons na Jordânia, e a igreja não realiza proselitismo lá, pois não é oficialmente reconhecida pelo governo – os missionários humanitários trabalharam em estreita colaboração com outros grupos religiosos locais, incluindo a Igreja Ortodoxa Grega e a Igreja Católica Latina, bem como estudantes da Universidade da Jordânia para colocar os kits juntos.

“Convidamos todos os nossos amigos para vir ao nosso escritório, e passamos muito tempo juntos colocando kits de alimentos e higiene”, disse Eubank.

Em agosto, o governo começou a criação de maiores acampamentos permanentes, com mais tendas, equipamentos de saneamento e água corrente.

“O governo está respondendo às preocupações de longo prazo”, disse Eubank. “Nós estávamos lá apenas para responder à crise. O nosso papel é o de preencher as lacunas, e fomos capazes de fazer isso”.

Por exemplo, em um ponto durante o verão, o local deserto do campo de refugiados de Zaatari estava se tornando uma bacia de poeira. Caridades SUD trabalhou para colocar uma pavimentação de cascalhos e pedras para reduzir a pó no local. Uma pavimentação melhor está sendo providenciada para os meses de inverno úmidos e enlameados que virão.

O governo está fazendo parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados na resposta à atual crise de refugiados, mas Eubank observou que “os seus recursos agora estão incrivelmente escassos com cinco crises diferentes ao redor do mundo sendo atendidas”. Por causa disso Caridades SUD está mudando seu foco para a preparação para a dura realidade do inverno da Jordânia.

“Muitas dessas pessoas atravessam a fronteira somente com o que estão vestindo”, disse Eubank. “Enviamos botas, cobertores e casacos para aqueles que estão com necessidade de roupas de inverno. Nós ainda estamos coordenando o trabalho com o governo, tentando antecipar as necessidades futuras”.

Caridades SUD também coordenará com o Islamic Relief um trabalho para contribuir com uma parcela dos itens de ajuda humanitária para as famílias carentes da Jordânia, particularmente aquelas regiões que acomodaram um elevado afluxo sírio.

Para Caridades SUD, Eubank disse, “não há nenhuma expectativa ou mesmo esperança de que haverá algum benefício recíproco para a igreja” dos esforços humanitários.

“Nós não nos importamos com a sua religião ou a sua etnia ou qualquer outra coisa”, disse ela. “Se você precisar de ajuda, nós tentaremos te atender”.

 

Artigo original de ldsphilanthropies.org. Traduzido por Esdras Kutomi.

| Notícias
Publicado por: Esdras Kutomi
Formado em SI, mórmon, gosta de RPG e Star Wars, lê artigos científicos por diversão, e se diverte mais com crianças ou idosos do que com pessoas de sua idade.
Minuto Mórmon - 19 de Novembro de 2015
Uma perspectiva Mórmon sobre Tatuagem

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *