fbpx

5 Escrituras Que Você Precisa Ponderizar Antes da Missão

saindo em missão

Por geralmente ser um sonho de infância, nossa missão parece uma meta muito distante, porém, Tiago ensinou que a vida é como o vapor, que aparece e logo desaparece[1], ou seja, o tempo passa muito rápido! Quando ponderamos sobre o trabalho missionário e as perguntas que as pessoas podem nos fazer, sentimos uma mistura de felicidade com tensão, ansiosidade e às vezes até medo, porém, o Senhor ensinou: ” Se estiverdes preparados não temereis[2]

 

A preparação mais importante

oraçãoPara servir uma missão de tempo integral é necessário que nos preparemos fisicamente, financeiramente, emocionalmente, porém o mais importante é a preparação espiritual, porque na verdade, todas as coisas são espirituais para Ele [3], e a medida que fortalecermos nosso testemunho e nosso conhecimento, teremos o equilíbrio e ânimo necessário para nos preparar das outras maneiras. Há diversas formas de nos prepararmos espiritualmente, cito o serviço na Igreja, nossa fidelidade aos mandamentos de Deus, nossas fervorosas orações e nossa fé. Enfatizo porém que a fé sem obras é morta [4] e além de sermos discípulos obedientes, precisamos ser eficazes professores do Evangelho, precisamos nos preparar e adquirir conhecimento. Não podemos dar o que não temos, precisamos ponderizar as escrituras!

O que é ponderizar e como isso me ajudará?

Na Conferência Geral de outubro de 2015, o Elder Durrant, convidou a todos nós a além de memorizar as escrituras, ponderar profundamente sobre o significado da escritura, sobre as palavras nela utilizadas e sobre a aplicação daquela Pregar Meu Evangelhoescritura. Além disso, aprendemos no Guia Missionário Pregar Meu Evangelho que:  “Sua capacidade de ensinar vigorosamente usando as escrituras depende em grande parte do tempo que você passa individualmente estudando as escrituras, além disso, seus convites para estudar e ponderar as escrituras serão mais vigorosos porque você estará o mesmo em sua vida [5] 

Okay, mais quais escrituras devo ponderizar primeiro?

 Sinta-se a vontade para trocar a ordem da lista e para ponderizar outras escrituras que você sente que o ajudará no campo missionário, porém baseado nos princípios ensinados em Pregar Meu Evangelho, separamos 10 escrituras chaves que farão uma enorme diferença na sua missão e na vida das pessoas que você servirá.

 

1 ) A Primeira Visão (Joseph Smith História 1:16-17)

A maior diferença entre a nossa religião e todas as outras é a Restauração do Evangelho. O Manual Pregar Meu Evangelho ensina que prestar testemunho de Joseph Smith é um dever dos missionários[6]. É essencial que o futuro missionário se familiarize com Joseph Smith História 1:16-17 e possa explicar sobre a Restauração usando suas próprias palavras. Essa é nossa primeira recomendação!Primeira visão

2) A Seção Missionária ( Doutrina e Convênios 4 )

Essa é um pouco maior, porém é igualmente importante. Essa seção é conhecida como a seção missionária, pois expressa perfeitamente como funciona o serviço missionário. Muitas missões no Brasil e no mundo tem o hábito de recitar essa escritura em voz alta no início de todas as reuniões, a fim de que os missionários lembrem-se sempre dos atributos que devem desenvolver e das promessas que o Senhor fez caso eles sirvam com os olhos fitos na Glória de Deus.

3) Todos Temos Falta de Sabedoria ( Tiago 1:5)

 Da mesma forma que Joseph Smith ponderizou esse versículo de forma que tocou profundamente o coração dele, precisamos ter um testemunho de que Deus ouve e responde nossas orações. Para o campo missionário, um testemunho de 5, ou 10 anos atrás não é o bastante, precisamos ter um testemunho vívido e ardente em nosso peito, e ponderizar essa escritura os ajudará a aumentar ou obter um testemunho sobre essa verdade que pode ser aplicada tanto aos pesquisadores, quanto aos missionários.

4) A Importância do Espírito  ? ( Doutrina e Convênios 42:14 )

Após muita preparação é natural que o futuro missionário se sinta confiante e preparado para todas as situações. Porém mesmo com todo conhecimento, o mais importante é ter o Espírito. O Senhor ensina nessa seção que caso não tenhamos o Espírito, simplesmente não devemos ensinar. A verdade é que o Espírito é o verdadeiro professor, e ponderizar escrituras nos faz ferramentas mais úteis, para que o Espírito tenha mais maneiras de tocar o coração das pessoas. É como se a pessoa que vamos ensinar fosse um “computador quebrado” e cada escritura ponderizada é uma nova ferramenta. O Espírito precisa nos apontar qual é a parte do “computador” está com problema, mas precisamos Elder Missionárioster a ferramenta para consertar. O Espírito é essencial !

5) O Valor das Almas ( D&C 18:10 )

Esse é o motivo de todo esforço, de toda preparação, de toda ponderização, de todo sacrifício. Esse foi o motivo do sacrifício do Nosso Salvador Jesus Cristo, que é o exemplo que todos os futuros missionários devem se espelhar. Poucas pessoas sabem quem elas realmente são, sabem o quanto Deus as ama e está ansioso para ajudá-las. Elas não sabem, mas vocês sabem! O valor das almas é grande a vista de Deus, e quando vocês estiverem na missão e verem a família que vocês ajudaram molhadas nas águas batismais, tudo valerá a pena, o sincero obrigado que recebemos após eles saírem da pia, ou até mesmo o sentimento que temos após um ano vendo essa família se selando no Templo do Senhor para toda a eternidade, faz todo esforço valer a pena! E faz ter o desejo de ponderar muito além de cinco escrituras !

__________

NOTAS

[1] Bíblia Sagrada, Tiago, Capítulo 4, Versículo 14.

[2] Doutrina e Convênios, Seção 38, Versículo 30.

[3] Doutrina e Convênios, Seção 29, Versículo 34.

[4] Bíblia Sagrada, Tiago, Capítulo 2, Versículo 17.

[5] Pregar Meu Evangelho, Capítulo 10, Páginas 194-195.

[6] Pregar Meu Evangelho, Capítulo 3, Página 38.

 

| Missão
Publicado por: Viccenzo Benatti
Mórmon, marido e pai, Viccenzo serviu na Missão Brasil Goiânia e isso mudou sua vida completamente. É especialista em marketing digital e é apaixonado por aprender e ensinar.
As 7 melhores atividades da Igreja para o JAS
Duas lições que aprendi quando meu avô faleceu

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *