fbpx

Mudanças no Programa Missionário que Estão Por Vir

mudanças

Novas mudanças

As mudanças incluirão um novo conjunto de perguntas a serem feitas aos missionários em potencial, um ajuste no número de missões para melhor responder às necessidades locais no mundo todo, a substituição de tablets por smartphones e o aumento do uso da tecnologia para ajudar a encontrar aqueles que têm interesse em religião.

O Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos, mencionou essas mudanças no dia 28 de junho de 2017, no seminário anual para novos presidentes de missão. Em setembro, dois representantes do departamento missionário (o Setenta Autoridade Geral, Élder Brent H. Nielson e o diretor gerente Gary Crittenden) falaram ao Mórmon Newsroom sobre as razões para essas mudanças e as áreas do trabalho missionário que serão impactadas.

“Nós estamos realmente focados em analisar todos os elemento das operações missionárias, começando desde quando o missionário está pensando em se preparar, sua experiência no campo missionário e até mesmo depois disso”, Disse Crittenden. “Com essa análise, nós encontramos oportunidades onde cremos que pode haver melhorias. Muitas das mudanças que discutiremos vêm dessa análise.”

mudanças

Uma melhora geral na experiência missionária

A Igreja não tem prioridade mais alta do que o sucesso e a segurança dos missionários. Isso não é uma tarefa fácil com aproximadamente 70.000 missionários servindo em todo o mundo em várias circunstâncias.

Para os que estão se preparando para uma missão, os líderes da Igreja aprovaram um conjunto de perguntas para serem feitas aos missionários em perspectiva no mundo todo  Espera-se que cada jovem esteja familiarizado com essas perguntas anos antes de sua preparação formal. Assim, eles entenderão melhor os requisitos rigorosos da obra missionária.

Para os que estão no campo, segurança é uma preocupação essencial. Em junho deste ano, a Igreja enviou um questionário de segurança para os missionários no mundo todo. Os resultados desse questionário estão ajudando a Igreja a continuar a fornecer moradias mais seguras para os missionários. Também há melhores vídeos de treinamento para que eles estejam mais conscientes de sua segurança.

Apoio para quem volta para casa mais cedo

Para os que voltam para casa mais cedo (sendo problemas de saúde a causa mais comum), a Igreja está sempre procurando maneiras de fazer com que a transição seja calma e benéfica para o missionário.

“A missão não acaba [quando eles vão para casa]”, disse o Élder Nielson. “Agora eles têm a oportunidade de depois de sua recuperação, concluir a missão em casa servindo nas missões de serviço da Igreja e outras oportunidades. Estamos trabalhando diligentemente para ter certeza que eles concluam a missão e tenham uma experiência positiva.”

Um ajuste nas missões após o aumento repentino

Quando o Presidente Thomas S. Monson anunciou em 2012 as mudanças na idade missionária, a Igreja aumentou o número de missões para acomodar o aumento repentino de missionários no campo que foi de 58.000 a 88.000 em poucos anos. Cinco anos depois, com os missionários espalhados em mais de 400 missões, a Igreja estará implementando reduções para atingir um número geral de missões que melhor acomode o número total de missionários de acordo com as necessidades de cada região.

“Estamos nivelados em cerca de 70.000 missionários, ainda muito mais do que os 58.000 que tínhamos”, disse o Élder Nielson. “No processo ordenado para acomodar as mudanças no número total, fecharemos algumas missões porque não precisamos de tantas como precisamos com o grande aumento que tivemos em 2012 e 2013.”

Mudanças em edifícios da Igreja também serão parte dos ajustes. Por exemplo, este ano a Igreja expandiu o centro de treinamento missionário em Utah e nas Filipinas. O CTM de Gana também foi finalizado recentemente.

Uso de tecnologia para organizar, encontrar e ser encontrado

Por mais de 200 anos de trabalho missionário, a Igreja tem repetidamente reconhecido que os métodos e as abordagens precisam ser atualizados conforme a tecnologia e as culturas mudam e se ajustam. Por causa dos meios de comunicação utilizados pelas pessoas em um fluxo constante, especialmente para essa nova geração, a Igreja consultou os líderes da indústria tecnológica no mundo para aprender como melhorar. Por exemplo, o número de missões usando aparelhos móveis aumentou de 87 para 162. Os tablets estão sendo substituídos por smartphones, e no futuro, a maioria dos missionários terá na missão smartphones para ajudá-los a estudar, encontrar e ensinar.

O mundo online está ajudando aqueles que fazem as perguntas mais importantes da vida a encontrar a Igreja. A tecnologia pode identificar aqueles que podem estar interessados no evangelho. A Igreja está usando estas ferramentas para ajudar aqueles que se interessam por assuntos espirituais a se conectar com os recursos da Igreja.

“’Como posso encontrar paz em minha vida’ ou ‘Deus existe?’ As pessoas que fazem essas perguntas têm sempre o mesmo padrão”, disse Crittenden. “Em um mundo com 7.4 bilhões de pessoas, muitas estão engajadas nesta busca online. Eles acessam os mesmos tipos de websites e procuram o mesmo tipo de informações. Porque eles fizeram essas perguntas, é possível para nós fornecer conteúdo que seja interessante para eles. Podemos alcançar aqueles que estão sinceramente buscando a verdade.”

Exemplo no Novo Testamento

Uma história do Novo Testamento ilustra o desafio e a oportunidade de encontrar pessoas interessadas na fé. Depois de sua ressurreição, Jesus visitou seus apóstolos. Alguns voltaram para suas redes de pesca depois de Sua morte. Depois de um dia improdutivo de pescaria, Jesus os instruiu a lançar “a rede para o lado direito do barco, e achareis”. (João 21:6) A rede de pesca ficou tão cheia que os apóstolos não conseguiam levantar a rede para dentro do barco.

“A lição é que os peixes sempre estiveram na água, mas Jesus guiou os apóstolos para onde eles poderiam encontrá-los”, disse o Élder Nielson. “Nossas circunstâncias são semelhantes. Deus sabe onde encontrar aqueles que estão buscando a verdade, e esta é a razão pela qual estamos procurando melhores maneiras de encontrá-los. Há bilhões de pessoas na terra. E o mais incrível de tudo isso é que agora nós podemos alcançá-las de uma maneira mais focada. Isso é muito animador.”

Fonte: MormonNewsroom

| Notícias
Publicado por: Robson Lampert Severo
Robson L. Severo dirige os esforços da organização More Good Foundation nos países falantes de língua portuguesa. @robsonlsevero
oaks and ballard
O Élder Oaks e o Élder Ballard Falam Sobre o Próximo Cara a Cara em...
Fe e Medo
Enfrentando o Mundo com Fé, Não com Medo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *