fbpx

A Juventude Mórmon é Chamada para Servir

Durante a sessão de abertura da 182 Conferencia Geral Semianual de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (popularmente conhecida como Igreja Mórmon), o Presidente e Profeta da Igreja, Thomas S. Monson fez um importante anuncio a respeito do serviço missionário. O anuncio foi particularmente de interesse para os rapazes e moças que desejavam servir uma missão de tempo integral para a Igreja de Jesus Cristo, trabalhando na vinha do Senhor, ensinando e pregando as preciosas verdades do Seu evangelho. Para a surpresa e a alegria dos membros espalhados pelo mundo, o Presidente Monson anunciou que as novas regras entrariam em vigor imediatamente. Os rapazes podiam agora servir como missionários a partir dos 18 anos de idade e as moças a partir dos 19. A idade mínima até então era de 19 para os rapazes e 21 para as moças.

“Eu não estou sugerindo que todos os rapazes deverão servir com 18 anos de idade”, disse o Presidente Monson. Antes, ele disse, que cada um deve se basear nas circunstancias individuais, assim como contar com a anuência dos lideres locais da Igreja”.

mormon-missionarios4Após o anúncio feito durante a sessão da manhã de sábado, uma conferência de imprensa foi realizada para falar sobre os novos requisitos, na qual os Élderes Russell M. Nelson e Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos e Élder David F. Evans dos Setenta compartilharam algumas informações sobre esta mudança.

Élder Holland disse que poucas pessoas sabiam que esta nova politica seria anunciada. Praticamente todas as Autoridades Gerais – com exceção da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos – os presidentes de missão, presidentes e escritórios de admissão das universidades da Igreja e todo o pessoal da administração dos CTM não sabiam da mudança até que o Presidente Monson tenha feito o anuncio.

É interessante notar que durante os últimos anos, foi permitido que 48 países recomendassem para o serviço missionário de tempo integral os rapazes que tinham completado 18 anos, e a experiência foi muito positiva. Com o anuncio do Presidente Monson, a Igreja terá uma única regra em todo o mundo. Atualmente existem aproximadamente 58 mil missionários de tempo integram servindo em todo o globo. Os lideres da Igreja estão esperançosos que ao reduzirem a idade mínima requerida, mais missionários em perspectiva estarão disponíveis para atender o chamado.

Se dirigindo diretamente aos rapazes e moças da Igreja de Jesus Cristo, Elder Holland comentou:

“Deus está apressando Sua obra. E precisa de missionários mais dispostos e dignos para espalhar a luz e a verdade, a esperança e a salvação do evangelho de Jesus Cristo, para um mundo muitas vezes sombrio e temeroso… Isso não se refere a vocês. Refere-se à mensagem doce e pura, que estão sendo convidados a levar”.

Elder Nelson enfatizou que as mudanças na idade requerida é uma opção e não é obrigatória:

“Esses ajustes de anos de idade são novas opções disponíveis agora, para os bispos avaliarem o que é melhor para cada um de seus jovens”, disse ele. E continuou: “Os rapazes e as moças não devem iniciar seu serviço antes que estejam espiritual e temporalmente prontos.”

Elder Nelson também lembrou a todos que ainda existem considerações importantes para se levar em conta quando se trata do serviço missionário, tais como educação, circunstancias familiares, saúde, etc.

Desde que o Presidente Monson pediu por mais casais missionários ha dois anos atrás, durante a Conferencia Geral Semianual de outubro de 2010, o numero de Élderes servindo aumento seis por cento; o numero de Sisters doze por cento e o numero de casais dezoito por cento.

Élder Holland também explicou alguns detalhes e algumas mudanças que deverão ser realizadas a fim de atender as novas regras:

  1. Será pedido aos missionários em perspectiva, disse ele, que melhorem sua preparação, e que haja total dignidade pessoal complementada por estudo do evangelho (especialmente o Livro de Mórmon), frequência ao seminário, às aulas do Instituto e estudo sistemático de Pregar Meu Evangelho.
  2. O tempo em cada um dos 15 Centros de Treinamento Missionário da Igreja (CTMs) será reduzido em um terço para todos os missionários.
  3. No CTM de Provo, Utah, a nau capitânea da Igreja, novo pessoal e instrutores terão de ser contratados, e a quantidade de alojamentos terá que ser aumentada quase imediatamente. A Igreja está pensando em expandir outros CTMs, mas não planeja a construção de quaisquer novos CTMs no momento.
  4. Os missionários vão beneficiar-se de um curso de treinamento de 12 semanas recentemente implementado, administrado no campo missionário, por meio dos presidentes de missão. O programa é projetado para melhorar as habilidades de ensino do missionário no campo.
  5. A Igreja está pensando em acrescentar novas missões no futuro. Até que essas novas missões sejam criadas, as 347 missões existentes vão absorver qualquer aumento do número de missionários.
  6. Os missionários em perspectiva podem ser recomendados por seu bispo e presidente de estaca para o serviço de tempo integral 120 dias antes de seu aniversário ou de sua data de disponibilidade (que leva em conta sua formatura do ensino médio ou equivalente). Os rapazes podem entrar no CTM depois de formar-se e ao chegar aos 18 anos de idade. As mulheres podem entrar depois de seu 19º aniversário. Nenhum ajuste foi feito no maior limite de idade (25 anos para os rapazes, sem limite para as moças).

A preparação real para os rapazes ou moças servirem uma missão, entretanto, começa no lar. Élder Holland enfatizou que os pais precisam se tornar ativos e envolvidos neste processo de preparação, que não é de responsabilidade exclusiva dos Centros de Treinamento Missionário, CTM, ou dos lideres locais da Igreja.

A respeito da diminuição da idade requerida para as moças, o Élder Holland explicou que mesmo que o serviço missionário não seja uma obrigação para as moças Santos dos Últimos Dias, “aquelas que servem são incrivelmente bem-sucedidas e realizam esse serviço com entusiasmo”. Ele disse: “Pessoalmente , eu estou absolutamente satisfeito que esta mudança na norma permita que muitas, mas muitas moças possam servir”.

Também deve ser cuidadosamente observado que os missionários recebem a sua designação da sede da Igreja e são enviados apenas para países onde os governos permitem que a Igreja opere. Os missionários não podem escolher onde serão enviados e não sabe de antemão se serão obrigados a aprender uma nova língua. O trabalho missionário é voluntário. Os missionários financiam suas próprias missões – exceto os custos de transporte para chegar ao lugar onde devem servir – e não são pagos por seus serviços.

Recursos Adicionais

Saiba mais sobre a Igreja SUD e seus ensinamentos

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *