Mais de 270.000 pessoas na República Democrática do Congo, na região da cidade de Kinshasa, ganharam acesso à água potável de diversos novos poços artesianos.

Água potável

Mesmo sendo um país muito rico em água, mais de 50 milhões de pessoas não tem acesso à água potável. As pessoas passam horas viajando diariamente para coletar água para suas famílias. Frequentemente, os pontos de coleta contêm água contaminada. Sem água limpa, muitos são afetados por doenças como cólera, diarreia e febre tifoide.

Os serviços humanitários de a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias têm planos e projetos para levar água potável para a República Democrática do Congo e outros países ao redor do mundo. O foco é voltado para ajudar as pessoas a se tornarem autossuficientes.

Em parceria com a comunidade local

Cada comunidade também deve contribuir com o projeto do departamento de ajuda humanitária da Igreja. O planejamento e construção é feita em parceria com as autoridades e membros dos comitês locais.

Os representantes da comunidade são treinados para a manutenção do sistema instalado. Meses mais tarde, há um acompanhamento para garantir que tudo esteja funcionando corretamente.

Veja algumas fotos da população fazendo o uso das novas instalações:

Serviço Humanitário

A Igreja tem o compromisso permanente de promover a autossuficiência e de amenizar o sofrimento humano de todos os povos. Como prática religiosa, os santos dos últimos dias jejuam uma vez por mês, abstendo-se de duas refeições seguidas, com o propósito de doar o dinheiro economizado para ajudar aos pobres e necessitados.

Por meio de sua divisão de serviço humanitário, a “Latter-Day Saints Charity”, a Igreja trabalha frequentemente com a Cruz Vermelha Internacional e com outras entidades internacionais para socorrer as vítimas necessitadas de todo o mundo, independentemente de religião, etnia ou nacionalidade. No Brasil, o trabalho é realizado junto a Defesa Civil e o Poder Público Organizado.

Fonte: Sala de Imprensa Mórmon da República Democrática do Congo (em francês)

(Visited 503 times, 1 visits today)