fbpx

Declaração da Igreja sobre alegações de agressão sexual por ex-presidente de missão

alegações

Em resposta a perguntas de vários meios de comunicação sobre as alegações de que um presidente de missão da Igreja cometeu agressão sexual, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias publicou a seguinte declaração na terça-feira, 20 de março de 2018.

Declaração sobre as alegações

Estas alegações são muito sérias e profundamente perturbadoras. Se as alegações de agressão sexual forem verdadeiras, seria uma trágica traição dos nossos padrões e resultaria em ação disciplinar formal pela Igreja a qualquer membro que for culpado de tal comportamento, principalmente alguém em um chamado de confiança.

Este assunto foi trazido à atenção da Igreja, em 2010, quando uma ex-membro da igreja, que serviu como missionária em 1984, disse aos líderes da estaca Pleasant Grove Utah West que ela tinha sido abusada sexualmente pelo Presidente Centro de Treinamento Missionário de Provo, Joseph Bishop, 25 anos antes. Os líderes ouviam atentamente as alegações e então isso foi imediatamente reportado ao departamento de Polícia de Pleasant Grove, e a polícia a interrogou naquela época. A Igreja não sabe o que ela disse no interrogatório, mas a Igreja não recebeu nenhuma outra comunicação da polícia sobre o assunto.

Ao mesmo tempo, a Igreja comunicou essas alegações aos líderes eclesiásticos locais de Joseph Bishop. Esses líderes se reuniram com o Sr. Bishop, que negou as acusações. Impossibilitados de verificar as alegações, eles não moveram nenhuma ação disciplinar formal da igreja contra o Sr. Bishop naquela época.

O assunto ressurgiu em 2016, quando a mesma pessoa entrou em contato com um presidente de estaca em Pueblo, Colorado, e em seguida, novamente há algumas semanas, em janeiro de 2018, quando a Igreja foi contatada por um advogado para representá-la. Ele forneceu a cópia de uma gravação que ela tinha feito de uma conversa entre ela e Joseph Bishop, com então 85 anos, em dezembro de 2017. Desde aquela época, a Igreja se envolveu em uma investigação das alegações dessa pessoa. Durante essa investigação, tanto ela como o Sr. Bishop têm sido entrevistados por advogados externos. Não surpreendentemente, as histórias, cronogramas e lembranças dos envolvidos são drasticamente diferentes. Esta mulher reafirmou suas alegações, e o Sr. Bishop novamente negou todas elas. Não temos registro de uma entrevista entre o Élder Carlos E. Asay (1926-1999) e essa pessoa.

A Igreja, como organização religiosa, não tem as ferramentas de investigação disponíveis às entidades mantenedoras da lei. A Igreja também não substitui os tribunais para julgar denúncias legais. A Igreja tem grande fé no sistema judiciário para determinar a verdade dessas alegações. No entanto, a Igreja leva a sério sua responsabilidade de manter seus membros responsáveis por sua conduta com respeito às leis de Deus e dos homens. Para esse efeito, a Igreja continua investigando as alegações dessa pessoa e atuará consistente com sua política de longa data de tolerância zero ao abuso.

Declaração emitida no site Mormonnewsroom.org.

Relacionado:

https://mormonsud.net/crencas/familia/mensagem-para-vitimas-de-abuso-sexual/

 

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *