fbpx

Terapeutas Mórmons Convidados a Ajudar na Preservação da Liberdade Religiosa

[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.0.53″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

Ao preservar a liberdade religiosa, os Santos dos Últimos Dias estão em um momento de “título da liberdade”, o conselho jurídico geral da Igreja declarou em 15 de junho em um discurso durante o terceiro dia do Seminário do Sistema de Serviços Familiares SUD em Salt Lake City.

O juiz Lance B. Wickman, Setenta  Autoridade Geral emérita, fez um comentário em alusão ao incidente do Livro de Mórmon em Alma 46, quando Moroni, o comandante-chefe dos exércitos nefitas, criou uma bandeira para inspirar o povo a defender sua religião, a liberdade,a paz e as famílias.

[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”3.0.53″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

Saúde Mental

Falando para pessoas de várias nações reunidas no Joseph Smith Memorial Building, o Élder Wickman falou sobre como a liberdade religiosa está sendo invadida no campo da consulta de saúde mental.

“Essas ameaças são ameaças emergentes”, observou. “Elas ainda não ocuparam o campo, mas são reais e exigem que homens e mulheres de fé os confrontem diretamente e enfrentem eles agora”.

Ele começou por identificar algumas verdades essenciais.

“A liberdade religiosa é um princípio básico do evangelho e um direito humano fundamental, um direito essencial ao propósito central da mortalidade de exercer a nossa agência moral divinamente concedida para escolher aceitar Jesus Cristo como nosso Salvador e viver o Seu evangelho”, disse ele.

“A liberdade religiosa é o espaço protegido no qual essa agência é nutrida e prospera”, disse ele, acrescentando que, para os Santos dos Últimos Dias, permite o florescimento da fé que é fundamental para suas vidas.

“Isso só justifica a proteção da liberdade religiosa como um direito humano fundamental”, observou.

Citando o Élder D. Todd Christofferson do Quórum dos Doze Apóstolos, ele disse que a liberdade robusta não é meramente “liberdade negativa para ser deixada em paz”, mas uma liberdade mais rica e positiva para viver a religião ou a crença em um ambiente legal, político e social. Isso é tolerante, respeitoso e acolhedor para as diversas crenças.

“As ameaças atuais à liberdade religiosa são muito reais e crescem rapidamente em uma variedade de áreas da sociedade”, afirmou Wickman.

[/et_pb_text][et_pb_testimonial _builder_version=”3.0.53″ url_new_window=”off” quote_icon=”on” use_background_color=”on” quote_icon_background_color=”#f5f5f5″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

“Embora a grande maioria dos americanos esteja disposta a deixar os outros crerem e adorarem como eles escolhem, a esfera para o exercício livre e aberto da religião está diminuindo à medida que a sociedade se torna mais hostil à religião, especialmente a religião organizada”.

[/et_pb_testimonial][et_pb_image _builder_version=”3.0.53″ src=”https://mormonsud.net/wp-content/uploads/2017/07/Pscicologo.jpg” show_in_lightbox=”off” url_new_window=”off” use_overlay=”off” sticky=”off” align=”left” always_center_on_mobile=”on” border_style=”solid” force_fullwidth=”off” /][et_pb_text _builder_version=”3.0.53″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

Ameaças atuais e emergentes à religião

De um modo geral, ele disse, a maior ameaça atual à religião nos Estados Unidos é o uso de poderes governamentais para impor valores seculares em todas as áreas que o governo regula ou financia.

“Muitas vezes, o ponto crítico é uma crença religiosa conflitante em relação ao casamento, família, gênero e sexualidade”, acrescentou. “Porque o governo regula cada vez mais ou financia quase tudo, essa tendência é profundamente preocupante. Mais cedo ou mais tarde afetará todas as pessoas, profissões e instituições”.

“Isso inclui vocês como profissionais de saúde mental que procuram ajudar os pacientes tirando o máximo e melhor aprendizado secular da religião revelada”.

A primeira ameaça que mencionou foi “a campanha em curso para reverter ou revogar as proteções legais existentes para a consciência religiosa de profissionais médicos, incluindo profissionais de saúde mental”.

“Cláusulas de consciência” aprovadas pelos estados na sequência da decisão do Supremo Tribunal dos EUA de que o aborto legalizado protegia os direitos dos profissionais de não participar de abortos ou esterilizações que violassem suas crenças religiosas.

“Mas essas proteções vitais e os princípios importantes que eles encarnam estão cada vez mais atacados”, advertiu o Élder Wickman. “Em 2008, o órgão das Nações Unidas escreveu que estava profundamente preocupado com a insuficiente regulamentação do exercício da objeção de consciência pelos profissionais da saúde”. Continuou recomendando que as nações tomassem medidas para limitar ou remover cláusulas de conscientização. Não demorou muito para que esta chamada fosse atendida.

[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”3.0.53″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

Medidas

Por exemplo, em 2011, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA rescindiu uma cláusula de consciência que permitiu aos profissionais médicos se recusassem a fornecer serviços de contracepção e outros que violam suas crenças religiosas sinceramente sustentadas, disse o Élder Wickman. “Foi substituído por um regulamento que limita as objeções conscienciosas ao aborto e à esterilização”.

No ano passado, o estado de Illinois reduziu substancialmente a lei da cláusula de consciência do estado, mesmo para abortos eletivos, acrescentou.

O Élder Wickman disse que a maioria dos estados não tem leis que protejam expressamente o direito de conselheiros e terapeutas de saúde mental para se recusarem a prestar serviços que estejam em conflito com suas crenças religiosas. No clima atual, é cada vez mais improvável que os estados passem essas leis, acrescentou.

Para profissionais SUD, o manuseio de situações do cliente de forma consistente com o evangelho de Jesus Cristo sem correr contra a lei provavelmente se tornará mais difícil, disse ele.

A segunda ameaça que Elder Wickman destacou eram novas leis e regulamentos que exigem que os profissionais de saúde prestem serviços que violem suas crenças religiosas sinceras.

Por exemplo, os serviços católicos de acolhimento e adoção foram forçados a sair de vários estados dos EUA por leis que exigem que todas as agências de serviços familiares coloquem crianças com pais solteiros e casais não casados ou do mesmo sexo, disse o Élder Wickman.

“Uma terceira ameaça análoga surge dos conselhos estatais de licenciamento, órgãos de ética e outros profissionais que impõem padrões e práticas que criam barreiras poderosas para pessoas religiosas que entram em várias profissões de cuidados de saúde”, disse ele. Alguns fazem com que praticantes existentes escolham entre continuar em sua profissão e viver sua religião.

“O governo tem um interesse válido em regulamentos razoáveis que protegem os pacientes de danos, mas danos não significam qualquer terapia que contradisse ideologias seculares sobre gênero e sexualidade”, afirmou Wickman.

“O aconselhamento apropriado que ajuda os jovens a entender os desejos sexuais e mantê-los dentro dos limites da lei da castidade ou que auxilia as crianças a lidar com a confusão de gênero consistente com os objetivos e crenças do paciente e do profissional não deve ser banido por razões ideológicas”.

[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”3.0.53″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

Esfera de influência

A superação de ameaças pode depender de “o que você e outros como você fazem dentro de sua própria esfera de influência para preservar e promover a liberdade religiosa dentro da profissão de saúde mental”, disse o Élder Wickman.

Algumas ameaças que acabam de surgir, embora não iminentes, garantem menção, disse ele. Uma é a noção de que conselheiros religiosos e profissionais de serviços familiares devem ser incluídos nas leis de não discriminação como “lugares de acomodação pública”, assim como os estabelecimentos de viagem, restaurantes e hospedagem. Isso significaria que os conselheiros baseados na fé perderiam a capacidade de ser seletivos na clientela que eles aceitavam.

“Se muito amplo, tal qual a legislação poderia até prejudicar a capacidade dos Serviços Familiares SUD de exigir uma remessa do bispo antes de prestar serviços”, afirmou.

Ele citou casos de profissionais sendo punidos por um discurso privado não relacionado à sua prática profissional. Um médico altamente qualificado que passou a ser um pregador leigo em uma congregação adventista do sétimo dia foi demitido de sua posição como diretor distrital de saúde no estado da Geórgia por declarações feitas durante a pregação em um púlpito em sua igreja. Funcionários estaduais haviam analisado as gravações de seu sermão no YouTube, que incluiu declarações que apoiam os ensinamentos bíblicos sobre a moral sexual.

“No final do dia, o maior risco pode não ser governamental ou legal, mas social”, observou o Élder Wickman. “Poderosas forças costeiras procuram caracterizar aqueles com crenças tradicionais como fanáticos. Mas o fanatismo é uma rua de dois sentidos”.

“O risco é que os crentes tradicionais, inclusive dentro das profissões de saúde mental, possam ser penalizados por sua fé por fanáticos culturais que procuram gritar suas crenças tradicionais”.

Ele disse que a questão final é “se você e outros dentro de sua profissão que compartilham nossos valores vão se levantar e falar em resposta a esses desafios quando eles vierem”.

Tudo isso leva, ele disse, ao que ele identificou como a parte mais importante de sua mensagem.

“Eu vim para encorajá-los e tranquilizá-los”, disse ele. “Como o capitão Moroni e seus seguidores, devemos correr para esses desafios, não longe deles. Cada um de vocês tem um papel importante a desempenhar na defesa da liberdade religiosa”.

Os direitos constitucionais, incluindo as garantias da Primeira Emenda, nunca foram destinados a libertar as pessoas de seus deveres como cidadãos, disse ele.

“Temos o dever de trabalhar com nossos compatriotas para encontrar soluções práticas para problemas vexatórios, incluindo confrontos de direitos e interesses fundamentalmente conflitantes”.

Ele sugeriu quatro princípios:

[/et_pb_text][et_pb_testimonial _builder_version=”3.0.53″ url_new_window=”off” quote_icon=”on” use_background_color=”on” quote_icon_background_color=”#f5f5f5″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

1-      Tornar-se informado sobre questões de liberdade religiosa dentro da profissão e começar a visitar o site da Igreja religiousfreedom.lds.org.

2-      Fale com coragem e civilidade. “Ao aprender a articular sua posição com bondade e convicção, você achará que as discussões sobre a liberdade religiosa tornam-se menos intimidantes e mais naturais”.

3-      “Como o presidente Dieter F. Uchtdorf diria, levante onde você está. Isso é crítico. Você não precisa concorrer ao Congresso ou iniciar um movimento político. Apenas envolva-se nas organizações políticas, comunitárias e especialmente profissionais ao seu redor”.

4-      Seja um “exemplo dos crentes” para que os outros vejam suas boas obras, vivenciem sua amizade genuína e sejam simpatizantes com suas preocupações.

[/et_pb_testimonial][et_pb_text _builder_version=”3.0.53″ background_layout=”light” text_orientation=”left” border_style=”solid”]

Este artigo foi traduzido do inglês. O artigo original, pode ser lido em inglês no LDS News.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

| Notícias
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Casal da Igreja vende “Dindim do Amor” para financiar casamento
Élder Holland: “Deus Está Ciente de Nossos Fardos” e Vai...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *