fbpx

Posso assistir o jogo de futebol do Brasil no Dia do Senhor?

futebol no dia do senhor

Os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, conhecidos como os mórmons, guardam o domingo como dia do Senhor. É um dia sagrado, reservado para adoração. Os membros vão para Igreja, passam tempo com a família, visitam doentes e aflitos, estudam as escrituras e fazem muitas outras coisas para sinalizar a Deus o quanto o amam.

Estamos em uma época muito animada no mundo, pois esta acontecendo a Copa do Mundo – um evento futebolístico mundial que ocorre a cada quatro anos. O brasileiro ama futebol, e esta muito ansioso para ver a seleção ter um ótimo desempenho nesta Copa.

Nós, mórmons também amamos esportes – inclusive o futebol. Muitas das capelas possuem quadras esportivas – e somos incentivados a praticar esportes.

Entretanto, alguns jogos, inclusive a final do mundial, ocorrerão em domingos. É certo para um membro da Igreja assistir jogos da Copa no domingo? Melhor: quebramos o Dia do Senhor ao assistir esportes no Dia do Senhor?

O que fazer e o que não fazer no dia do Senhor

A primeira parte da minha resposta envolve o grande princípio do arbítrio. Somos livres para escolher o que bem entendemos. Entretanto, o arbítrio não existe de forma independente, sozinho. São necessárias condições para que o arbítrio seja exercido. O profeta Leí explicou que para que o homem escolhesse os homens tem que ser investidos da capacidade para tal, devem ser “ensinados suficientemente para distinguirem o bem do mal”, e é preciso haver uma “lei” que preveja bênçãos pela obediência e castigos pela desobediência. Também é necessária “uma oposição” (2 Néfi 2:5-15).

Pois bem, Deus nos deu mandamentos – leis. Nos deu o mandamento ou a lei do Dia do Senhor. Significa descansar dos labores semanais e honrar o Dia Santo. Se obedecermos esse mandamento recebemos bênçãos, se o desobedecermos deixamos de ser abençoados e somos castigados ou amaldiçoados.

“O Senhor nos pede que santifiquemos o Seu dia. Em uma revelação dada a Joseph Smith em 1831, o Senhor ordenou aos santos que fossem à casa de oração e oferecessem os seus sacramentos, que descansassem de seus labores e prestassem suas devoções ao Altíssimo (ver D&C 59:9–12).

Segundo, Ele nos pede que descansemos dos afazeres diários. Isso significa que não devemos fazer nenhum trabalho que nos impeça de dedicar total atenção às coisas espirituais. O Senhor disse aos israelitas: “Não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal” (Êxodo 20:10). Nossos profetas dizem que não devemos fazer compras, caçar, pescar, ir a jogos ou participar de quaisquer atividades semelhantes nesse dia.” (Manual Princípios do Evangelho, capítulo 24)

Mas em vez de fazer uma lista enorme do que fazer ou do que não fazer no domingo, podemos seguir o conselho do Presidente Russell M. Nelson:

“Até que ponto santificamos o Dia do Senhor? Quando eu era bem mais jovem, estudei o trabalho de outros que tinham compilado listas de coisas para fazer e coisas para não fazer no Dia do Senhor. Foi só mais tarde que aprendi nas escrituras que minha conduta e minha atitude no Dia do Senhor constituíam um sinal entre mim e meu Pai Celestial. Com esse entendimento, não precisei mais de listas do que fazer ou evitar. Quando tinha que tomar a decisão sobre uma atividade ser ou não adequada para o Dia do Senhor, simplesmente me perguntava: “Que sinal quero dar a Deus?” Essa pergunta fez com que minhas escolhas para o Dia do Senhor ficassem bem claras.” (“O Dia do Senhor é Deleitoso“, Conferência Geral. abril de 2015).

Afinal, é certo ou errado assistir futebol no domingo?

Bem, a resposta para esta pergunta não pode ser genérica, pois cada pessoa deve decidir por si mesma. Temos só 24 horas no domingo – das quais passamos algum tempo na Igreja (3 horas) e mais tempo ainda dormindo (cerca de 8 horas). Será que queremos passar algumas das demais horas do dia em frente a uma tela vendo jogos? Será que a animação e esfervecia oriunda dos eventos esportivos combinam com o Dia do Senhor?

O Presidente Russel M. Nelson, na época em que era membro do Quórum dos Doze Apóstolos, disse algo interessante pra ponderarmos:

“A palavra religião literalmente significa “voltar a unir-nos” ou “reconectar-nos” com Deus. A pergunta que devemos fazer a nós mesmos é esta: Será que estamos seguramente ligados a Deus de modo que nossa fé se torne evidente? Ou será que, na verdade, estamos ligados a outra coisa? Já ouvi, por exemplo, numa manhã de segunda-feira, pessoas conversando sobre os jogos esportivos profissionais que aconteceram no domingo anterior. Para alguns desses ávidos fãs, pergunto-me se sua “religião” somente os “reconectaria” a algum tipo de bola.” (“Deixem sua fé transparecer“, Conferência Geral, abril de 2014).

O Livreto Para o Vigor da Juventude declara:

“O domingo não é dia de fazer compras, participar de atividades recreativas ou eventos esportivos. Não procurem entretenimentos nem façam compras nesse dia. (…)

A observância do dia do Senhor vai aproximá-los do Senhor e de sua família. Isso vai dar-lhes uma perspectiva eterna e força espiritual.” (Observância do Dia do Senhor).

Uma jovem da Alemanha chamada, Katrin Schulze, foi fazer faculdade longe de sua cidade natal, onde as pessoas não guardam o Dia do Senhor. “Meus pais tinham ensinado a mim e a meus irmãos a importância de santificarmos o Dia do Senhor”, conta ela. “Para nós, isso significava não trabalhar, não fazer compras nem praticar esportes no domingo. Não me lembro de exceções.” (Leia mais sobre a história dela aqui)

O mormonsud.net publicou algumas histórias de pessoas que decidiram não participar de eventos esportivos – mesmo sendo essa a profissão deles. Eis uma delas: Capitão da Seleção do Taiti se recusou a jogar no domingo.

O Dia do Senhor sempre esteve associado ao sacrifício: sacrífico de tempo e vontade: a disposição de fazer a vontade de Deus no Seu Santo Dia. Os mandamentos podem não ser fáceis, mas eles são sempre dados para nossa segurança e felicidade.

Apesar de tudo que falamos a decisão de assistir ou não aos jogos é pessoal. Qualquer que seja sua decisão lembre-se que deve primeiro agradar a Deus e honrar Seu Dia – o que significa, às vezes, deixar de fazer a nossa vontade e não seguir os nossos caminhos, nem pretender fazer a nossa própria vontade, nem falar as nossas próprias palavras. E então, como recompensa seremos reconhecidos como o povo do convênio, sustentados por Deus e teremos alegria (Isaías 58:13-14).

Saiba mais vendo este vídeo:

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
o élder soares
O Élder Soares fala sobre a repercussão da revelação de 1978 sobre...
casais homoafetivos
Family Search terá recurso para adicionar casais homoafetivos na...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *