fbpx

Não tenho uma certa palavra na bênção patriarcal. E agora?

bênção patriarcal

Pergunta

Querido vovô,

Minha vida na juventude foi difícil, mas voltei para a Igreja, fiz os convênios do templo e ensinei os filhos no evangelho. Quando um deles recebeu a bênção patriarcal, dizia que ressuscitaria na “manhã” da primeira ressurreição e receberia a exaltação. A minha só diz que levantarei na primeira ressurreição. Não diz “manhã da” ou “exaltação”. Devo me preocupar? Serei privada destas bênçãos mesmo guardando meus convênios?

Mônica

Resposta

Mônica,

Consigo entender porque sentiu-se preocupada ou alarmada. No entanto, se guardar os convênios que fez no templo, então não precisa se preocupar se está faltando a palavra “manhã da” ou “exaltação” na sua bênção patriarcal.

O site da Igreja responde à sua pergunta com o “Guia para Estudo para as Escrituras” falando sobre a primeira ressurreição. Ele diz: “Os justos serão ressuscitados antes dos ímpios e ressurgirão na Primeira Ressurreição (1 Tess. 4:16);  os pecadores que não se arrependerem ressurgirão na última ressurreição (Apoc. 20:5–13; D&C 76:85).”

Veja que a Igreja, às vezes, faz referência à Primeira Ressurreição e outras vezes à “manhã da primeira ressurreição”(ver D&C 76:64-65; D&C 88:28-29).”

Aqui estão outras interpretações das escrituras e do site da Igreja para o termo “primeira ressurreição”:

1) “E haverá uma ressurreição, sim, uma primeira ressurreição; sim, uma ressurreição daqueles que existiram e que existem e que existirão até a ressurreição de Cristo — porque assim será ele chamado. Ora, a ressurreição de todos os profetas e de todos os que acreditaram em suas palavras, ou seja, de todos os que guardaram os mandamentos de Deus, dar-se-á na primeira ressurreição; eles são, portanto, a primeira ressurreição. São levantados para viver com Deus, que os redimiu; assim, eles têm vida eterna por meio de Cristo, que rompeu as ligaduras da morte. (Mosias 15:21-23)

2) “Duas grandes ressurreições aguardam os habitantes da terra: uma é a primeira ressurreição, a ressurreição da vida, a ressurreição dos justos; a outra é a segunda ressurreição, a ressurreição da condenação, a ressurreição dos injustos. (João 5:28-29; Apoc. 20; D&C 76) Mas mesmo nestas duas ressurreições separadas, há uma ordem em que os mortos surgirão. Aqueles que ressuscitam com corpos celestes, cujo destino é herdar um reino celestial, surgirão na manhã da primeira ressurreição.” (Fonte em inglês)

3) “E depois disto um outro anjo soará, que é a segunda trombeta; e então virá a redenção daqueles que forem de Cristo na sua vinda; os que receberam sua parte naquela prisão preparada para eles, a fim de receberem o evangelho e serem julgados de acordo com os homens na carne.(D&C 88:99) Esta é a tarde da primeira ressurreição. (D&C 76:71-80)

4)Se formos fiéis a Jesus Cristo, seremos levantados na Primeira Ressurreição e reinaremos com Cristo durante o Milênio. (Lds.org)

5) O Élder James E. Talmage, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou o seguinte sobre a Primeira Ressurreição: “A [Primeira Ressurreição] iniciou-se com a de Jesus Cristo e imediatamente após Sua Ressurreição muitos dos santos se levantaram de seus sepulcros. A ressurreição dos justos, continuação da anterior, está-se efetuando desde aquela época e aumentará grandemente ou se efetuará de forma geral por ocasião da vinda de Cristo em Sua glória” (Regras de Fé, 1983, p. 348).

6) O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, usou duas definições diferentes para explicar o termo Primeira Ressurreição: “Para aqueles que viveram antes da Ressurreição de Cristo, o dia em que Ele Se levantaria dos mortos era conhecido como a Primeira Ressurreição. Abinádi e Alma falaram sobre isso, por exemplo (Mosias 15:21–25; Alma 40). Para aqueles que viveram desde aquela época, a Primeira Ressurreição será um acontecimento futuro, que ocorrerá por ocasião da Segunda Vinda (D&C 88:96–102)” (Mormon Doctrine [Doutrina Mórmon], 2ª ed., 1966, p. 639).

Mônica, acredito que todas essas informações ajudem. Se você vai se levantar na Primeira Ressurreição dependerá (como para todos) da sua obediência aos convênios e aos servos do Senhor (O Juramento e Convênio do Sacerdócio).

Vovô

Fonte: Ask Gramps

Relacionado:

https://mormonsud.net/familia/preparando-os-filhos-para-a-bencao-patriarcal/

https://mormonsud.net/vida-mormon/o-que-e-uma-bencao-patriarcal/

| Para refletir
Publicado por: Luciana Fiallo
Tradutora e intérprete de formação e paixão. Escolheu essa profissão para, no futuro, poder fazer lição de casa com os filhos e continuar trabalhando.
Coisas extremamente úteis para levar para a missão
César
Chamado Novo Presidente do Centro de Treinamento Missionário no...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *