fbpx

Por Que a Igreja Deve Defender o Casamento Tradicional

Atualmente, a questão do casamento homossexual está sendo debatida em muitos países. A atitude da maioria das pessoas parece ser a de “vamos seguir as tendências e aceitar o casamento homossexual.” As denominações religiosas que ousam defender o casamento tradicional, são acusadas de serem intolerantes, estarem fora da realidade e ignorar as demandas sociais. Assim como não podemos ver o vento mas sentimos seus efeitos benéficos na natureza, não podemos ver os laços que unem maridos e esposas, mas podemos ver e sentir a influencia dessa união por todas as gerações passadas.

O casamento foi estabelecido por Deus para o beneficio de Seus filhos. Quando as sociedades tentam fazer do casamento algo que ele não é, elas perdem força e proteção, que vem do respeito e preservação desta instituição sagrada.

Os Padrões Estabelecidos por Deus no Casamento

investidura-mormonO proposito de Deus ao instituir o casamento entre um homem e uma mulher, tem sido parte de Seu plano para Seus filhos desde a fundação do mundo. A diocese católica da Cidade do Lago Salgado compreende isto, assim como a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (algumas vezes chamada erroneamente de Igreja Mórmon). Esta é a razão pela qual estas duas instituições estão defendendo as suas crenças religiosas referentes ao matrimonio. Crenças que não podem ser alteradas de acordo com os modismos do mundo, porque elas foram estabelecidas por Deus. A Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos (que juntos formam o corpo governante) da Igreja de Jesus Cristo, escreveram uma carta aos lideres locais da Igreja oferecendo instruções e orientação. Ela diz o seguinte:

Ao depararmos com esta e outras questões de nossa época, incentivamos todos a ter em mente os propósitos de nosso Pai Celestial ao criar a Terra e providenciar nosso nascimento e experiência mortal aqui como Seus filhos. “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a Terra” (Gênesis 1:27–28). “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gênesis 2:24). O casamento entre um homem e uma mulher foi instituído por Deus e é essencial a seu plano para Seus filhos e para o bem-estar da sociedade. Famílias fortes, guiadas por um amoroso pai e mãe, servem como a instituição fundamental para educar os filhos, despertando a fé e transmitindo às gerações futuras a força e valores morais que são importantes para a civilização e crucial para a salvação eterna. (A Igreja SUD Instrui os Líderes Quanto ao Casamento Entre Pessoas do Mesmo Sexo, Notícias da Igreja)

Esta é a razão pela qual a Igreja Católica e A Igreja de Jesus Cristo não podem seguir e aceitar os modismos e clamores populares. O casamento tradicional e a família são importantes para serem colocados de lado porque é a coisa mais popular a fazer. Conceder deduções fiscais e outros benefícios a casais do mesmo sexo é uma coisa, mas tentar dar a eles o mesmo status do matrimonio só pode ser feito as custas do casamento tradicional. O casamento é uma força protetora e estabilizadora tão poderosa na sociedade que vale cada esforço feito para protege-lo, preserva-lo e promove-lo.

O Casamento é Parte do Plano de Deus

Deus é nosso Pai Celestial, o Pai literal de nossos espíritos. Nossa vida na terra é parte de um grande plano – o plano de Nosso Pai Celestial para os Seus filhos. Antes de virmos a terra, nosso Pai Celestial convocou um grande conselho nos céus e explicou Seu plano para nós e permitiu que cada um de Seus filhos espirituais tivessem a oportunidade de aceita-lo ou rejeita-lo. Elder L. Tom Perry, um apostolo de Jesus Cristo, ensinou:

Elder L. Tom PerryA essência do plano era que o homem teria uma oportunidade de conseguir pelo seu próprio esforço a sua salvação na Terra, com a ajuda de Deus. Um líder foi escolhido para ensinar-nos a seguir o plano e redimir-nos do pecado e da morte. … Jesus Cristo, nosso Irmão mais velho, tornou-Se o líder na defesa do plano designado pelo Pai, e aceitamos o plano e suas condições. Com essa escolha, ganhamos o direito de vir para a Terra…

Há dois propósitos para a vida na mortalidade. O primeiro é que podemos ganhar experiências que, de outra maneira, jamais poderíamos obter. O segundo é obter um tabernáculo de carne e ossos. Os dois propósitos são vitais para a existência do homem. Estamos agora sendo testados e provados para ver se faremos todas as coisas que o Senhor ordenou que fizéssemos. Esses mandamentos são os princípios e ordenanças do evangelho, e eles constituem o evangelho de Jesus Cristo. Todo princípio e ordenança tem seu peso no grande propósito de nosso teste, que é preparar-nos para voltar a viver com nosso Pai Celestial e nos tornarmos semelhantes a Ele. (O Plano de Salvação, L. Tom Perry)

Mas nosso Pai Celestial não nos enviou a terra sozinhos – Ele nos enviou em famílias. Embora, o casamento – a criação de uma nova família – é uma parte essencial do plano do Pai Celestial. Elder Dallin H. Oaks, um apostolo de Jesus Cristo, ensinou:

O conhecimento do plano de Deus para Seus filhos dá aos santos dos últimos dias uma perspectiva exclusiva do casamento e da família. Somos corretamente conhecidos como uma igreja centralizada na família. Nossa teologia começa com pais celestiais, e nossa mais alta aspiração é a de alcançar a plenitude da exaltação eterna. Sabemos que isso é possível somente em um relacionamento familiar. Sabemos que o casamento de um homem e uma mulher é necessário para o cumprimento do plano de Deus. Somente esse casamento provê a condição aprovada para o nascimento mortal e a preparação dos membros da família para a vida eterna. Consideramos que o casamento, a geração e a criação de filhos fazem parte do plano de Deus e são um dever sagrado daqueles que recebem o poder de participar dele. Acreditamos que os maiores tesouros da Terra e do céu são nossos filhos e nossa posteridade. (Não Terás Outros Deuses, Dallin H. Oaks)

O casamento com suas características protetivas e estabilizantes é o lugar onde as famílias são criadas – especialmente quando o marido e esposa incluem o Senhor em seu relacionamento.

A Família é Essencial para Nossa Felicidade

A família é a unidade fundamental da sociedade. Mas também somos todos parte de uma outra família – a família humana – e somos literalmente filhos e filhas espirituais de nosso Pai Celestial. Somos todos parte de uma família antes de virmos a terra, e nascemos em uma família que chegamos a este planeta. Elder M. Russel Ballard, um Apostolo de Jesus Cristo, ensinou:

… A família é a unidade fundamental da sociedade, da economia, da nossa cultura e do nosso governo. … Na Igreja, nossa crença na importância suprema das famílias está fundamentada na doutrina restaurada. Sabemos da santidade das famílias em ambas as direções da nossa existência eterna. Sabemos que antes desta vida, vivemos com nosso Pai Celestial como parte de Sua família e sabemos que os laços familiares podem durar além da morte. (O Mais Importante É o Que É Duradouro, M. Russell Ballard) 

Elder Robert D. Hales, um apostolo de Jesus Cristo, ensinou:

Elder-Robert-D-Hales-mormonO lar é onde nós somos nutridos e onde nos preparamos para viver na mortalidade. É também onde nos preparamos para a morte e a imortalidade, por causa, de nossa crença e conhecimento da vida após a morte, não somente para o individuo, mas também para a família.

Aprendemos certas coisas no lar, com nossas famílias, que não podemos aprender em nenhum outro lugar. Frequentemente digo aos meus filhos que existe uma razão pela qual eles são irmãos e meu marido e eu somos seus pais. Eu fico maravilhada em como seus preciosos dons e habilidades trabalham juntos para o bem de nossa família – e o quanto aprendemos uns dos outros. As vezes, isto não produz os resultados esperados, mas somos uma obra inacabada. Assim como Elder Ballard disse:

… Nada está mais criticamente ligado à felicidade — tanto a nossa como a de nossos filhos — do que a maneira como amamos e apoiamos uns aos outros na família. (O Mais Importante É o Que É Duradouro, M. Russell Ballard)

Satanás sabe disso – e trabalha de acordo. Elder Hales ensinou:

Por causa da importância da família para o plano eterno de felicidade, Satanas centraliza seus esforços para destruir a santidade da família, diminuindo a importância do papel do homem e da mulher, encorajando a impureza moral e as violações da sagrada lei da castidade, desencorajando os pais a colocar entre as suas mais altas prioridades o ensino e a educação de seus filhos.

Em outras palavras, Satanás esta atacando a família – de todas as direções. O adversário, o pai das mentiras, compreende a importância divina do santo matrimonio, e esta concentrando toda a sua fúria em sua guerra contra Deus e Seus filhos. Mas nós devemos e podemos permanecer firmes contra os dardos do adversário e proteger e defender a santidade do casamento e das famílias.

A Importância da Fidelidade e Castidade

A família é muito importante no plano de Deus, por isso, Ele nos deu diretrizes para usar o poder de cria-las – a intimidade sexual. Os poderes da procriação são sagrados e devem ser usados dentro dos laços estabelecidos pelo Senhor: entre marido e mulher, legalmente e devidamente casados. Elder Oaks ensinou:

mormon-negros-crencasO poder de criar vida mortal é o mais exaltado poder que Deus concedeu a Seus filhos. É usado assim como descrito no primeiro mandamento, mas outro importante mandamento foi dado que proíbe seu abuso. A ênfase que colocamos na lei da castidade é explicada pelo nosso entendimento aos propósitos de nossos poderes de procriação de acordo com o plano de Deus.

A expressão de nossos poderes de procriação agrada a Deus, mas ele ordenou que este deve ser usado dentro do casamento. … Fora dos laços do matrimonio, qualquer uso desses poderes é pecaminoso, degradante e uma perversão do mais divino atributo de homens e mulheres.

O padrão do Senhor para a intimidade sexual é claro: abstinência antes do casamento e completa fidelidade depois. Elder David A. Bednar, um Apostolo de Jesus Cristo, explicou:

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem um padrão único e inalterável de moralidade sexual: as relações íntimas somente são lícitas entre um homem e uma mulher dentro do relacionamento matrimonial determinado pelo plano de Deus. Essas relações não são meramente uma curiosidade a ser explorada, um apetite a ser saciado ou um tipo de recreação ou entretenimento a ser buscado de modo egoísta. Não são uma conquista a ser realizada ou um simples ato a ser executado. Em vez disso, elas são na mortalidade, uma das mais elevadas expressões de nossa natureza e de nosso potencial divinos e um modo de fortalecer os laços emocionais e espirituais que unem marido e mulher. Somos agentes abençoados com o arbítrio moral e definidos por nossa herança divina como filhos de Deus; e não pela conduta sexual, por atitudes contemporâneas ou filosofias seculares. (Cremos em Ser Castos, David A. Bednar)

A verdadeira felicidade provem da obediência aos mandamentos de Deus. O ex-presidente Marion G. Romney – até sua morte – um Apostolo de Jesus Cristo – disse:

Eu não posso pensar em benção maior e mais ardentemente desejada do que a promessa da pureza e virtude. Jesus falou especificamente de diferentes bênçãos, mas reservou as maiores, de acordo com a minha opinião, ao puro de coração, “pois eles”, Ele disse, “verão a Deus” (Mateus 5:8). E eles não somente verão a Deus, mas se sentirão em casa na Sua presença.

Aqui esta … a promessa do Salvador: “E que a virtude adorne teus pensamentos incessantemente; então tua confiança se fortalecerá na presença de Deus; (Doutrina e Convênios 121:45) (“Trust in the Lord,” Ensign, May 1979, 42).

Nosso Pai Celestial nos ama e deseja que sejamos felizes. Esta é a razão porque Ele nos deu mandamentos – para nos ensinar como sermos felizes. Podemos apenas ser completamente felizes quando estamos andando retamente perante Deus.

A Natureza Eterna das Famílias

Para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o templo é um lugar de santidade e literalmente a casa de Deus. Ali os membros da igreja que são fiéis fazem promessas e se comprometem perante Deus. “E também onde os mais altos sacramentos da fé acontecem – o casamento de casais, o “selamento de famílias para a eternidade”. É ali que podemos vislumbrar a natureza eterna das famílias.

Recentemente, eu testemunhei uma cerimonia de casamento de dois jovens que cresceram juntos em sua congregação local (ou ala) de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Meu marido e eu, fomos ambos lideres da juventude da noiva e do noivo quando eram jovens, e ambos vieram de famílias fortes que os ensinaram bem. Eles se casaram no templo santo do Senhor. Tanto o noivo quanto a noiva tinham a família no templo – incluindo seis dos oito irmãos do noivo (os outros dois eram muito jovens para participar). No templo, este jovem e sua noiva foram casados, ou “selados” para o tempo e a eternidade – significando o convenio que fizeram ira durar além do tumulo. Eles fizeram convênios (ou solenes e sagradas promessas) um com o outro e com Deus. Foi uma experiência belíssima – e ilustra perfeitamente o poder e a beleza que emana dos noivos que seguiram o caminho estabelecido pelo Senhor.

Casamentos e Recepções Mórmons

mormon-familia-investidura-crencasUma vez que apenas os membros de A Igreja de Jesus Cristo fiéis (e que têm idade suficiente para fazer convênios sagrados com Deus ) pode ir ao templo, às vezes, nem todos os membros da família podem assistir a uma cerimonia de casamento . Além disso, a cerimônia do templo é sagrada, e muitas vezes apenas os familiares e amigos mais próximos são convidados. Por esta razão, a maioria dos casais fazem pequenas recepções fora do templo. Estas são muitas vezes (mas nem sempre), realizadas nos edifícios da igreja. No templo, a cerimônia de casamento é realizada. As recepções são eventos onde a família e os amigos celebram o casamento com os noivos .

Às vezes, se a noiva e o noivo não se qualificaram para se casar no templo, mas ainda desejam o simbolismo da cerimonia em uma igreja, eles podem fazê-lo. Estas cerimônias de casamento diferem do selamento no templo. No templo, um selador, ou seja, um homem que tem o sacerdócio (o poder que Deus dá ao homem para agir em todas as coisas para a salvação de seus filhos) e autoridade – realiza a cerimônia. A cerimônia na igreja é realizada pelo bispo (o líder do sacerdócio da ala local, ou congregação). Nos templos , os casais estão selados para o tempo e toda a eternidade. Os casamentos realizados em igrejas são válidos somente para esta vida, eles acabam com a morte. Um casal pode se casar na igreja e, mais tarde, quando se qualificarem, podem ser selados no templo.

As Leis de Deus São Eternas e Não Mudam

As leis de Deus concernentes ao matrimonio nunca mudaram – em Sua Igreja, o casamento sempre tem sido e irá permanecer sendo realizado entre um homem e uma mulher. Elder Perry, um Apostolo de Jesus Cristo, disse:

Ao examinar a ordem física no plano divino do Senhor, acredito que há provas de que ele já achou necessário fazer uma correção. A terra continua a rodar no mesmo sentido. O ângulo do seu eixo esta inalterado. A circulação da umidade do mar continua levando a nuvem para a terra, do rio para o mar, com o seu mesmo efeito benéfico, sem alteração. Acho que existe a mesma consistência na lei divina que ele estabeleceu para a humanidade. No início, ele declarou:

“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: vou dar- lhe uma adjutora para ele. E o Senhor Deus fez cair um pesado sono sobre o homem e este adormeceu: e tomou uma das suas costelas, …

“E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E Adão disse: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne: esta será chamada mulher, porque foi tirada do homem.

“Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à mulher, e serão uma só carne”. (Gênesis 2:18 , 21-24).

A união entre marido e mulher é sagrada para o Senhor, algo que não podemos ignorar.

A união entre um homem e uma mulher no sagrado matrimonio – o padrão de Deus para criar uma nova família – forma outro tijolo no muro defensivo que protege nossa sociedade. Somos protegidos pela força de cada tijolo nesse muro, cada lar em nossa nação. Quando os tijolos estão fracos, perdemos a proteção. É por isso, que devemos nos posicionar e defender o casamento tradicional – precisamos do profundo e estabilizador poder proveniente dele para a nossa nação, nossa sociedade e nosso mundo.

Recursos Adicionais

Saiba mais sobre a Igreja de Jesus Cristo

Escrito por Lisa Montague

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *