fbpx

É Realmente Possível Saber a Verdade?

mórmons jejuam

mormon-Escrevendo

Procurar a verdade

Quando eu era um adolescente, eu passava muito tempo procurando conhecer a verdade. Eu não acreditava simplesmente no que os outros me diziam. Afinal, conhecimento é poder. No campo acadêmico era possível conhecer a verdade através dos métodos científicos, ou seja, através da experimentação e verificação. Mas, e no campo religioso, qual experimento poderia me oferecer as provas necessárias para conhecer a verdade? Acabei chegando a conclusão de que era impossível verificar a veracidade dos pressupostos religiosos. Porém, uma amiga, me disse que havia um modo de saber estas coisas e que ela já havia descoberto a verdade. Eu fiquei realmente intrigada. Como ela poderia saber?

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (muitas vezes chamada erroneamente de “Igreja Mórmon”) possui um vídeo idealizado para os jovens em que retrata uma jovem com o mesmo problema que eu tinha. Ela desejava saber a verdade. Esta moça também conseguiu sua resposta através de uma amiga – a única diferença é que ela viveu no século XIX. Assim como ela, um jovem de quatorze anos também estava tentando encontrar uma igreja para se unir. Ele não queria escolher uma simplesmente porque parecia interessante, ou que seus amigos e familiares freqüentavam. Ele queria fazer parte da igreja verdadeira.

Mas como ele poderia saber qual delas era a verdadeira? Ele freqüentou muitas delas e falou com muitos de seus ministros e outras pessoas a respeito. Cada um deles afirmava sem hesitar que sua igreja era a verdadeira. O problema é que cada uma delas ensinava uma doutrina diferente da outra. Ainda hoje, cada denominação religiosa, possui ensinamentos próprios a cada fé. Como era possível saber qual delas estaria ensinando o que Cristo ensinou? Afinal de contas, eles eram todos ministros de Deus, certo? Como uma casa pode subsistir, se cada facção religiosa é contrária aos ensinamentos de sua conterrânea no cristianismo? Os ministros deveriam conhecer a Bíblia muito melhor do que Joseph, mas, mesmo assim, eles não concordavam entre si.

A família de Joseph Smith amava a Bíblia e a lia em família regularmente. Entretanto, Joseph decidiu que era o momento de começar a lê-la por si mesmo. Ele estava lendo o livro de Tiago, quando chegou ao versículo 5 do capitulo 1.

De repente, Joseph sabia como resolver o seu problema. Os ministros podiam ter suas próprias concepções da verdade, mas Deus sabia a verdade. Tudo o que Joseph Smith precisava era perguntar a Ele em oração. Todo este tempo, a chave a resposta que muitos buscam, se encontra no livro escrito pelo irmão de Jesus, que promete que Deus responderá, se pedirmos com fé.

Orar Para Saber a Verdade

Joseph sabia que uma oração tão importante precisava ser feita em um lugar calmo e tranqüilo. Sua família era pobre e numerosa e sua casa era muito pequena, por isso, privacidade ali era vitualmente impossível. Então, ele decidiu se dirigir a um pequeno bosque que havia próximo de sua casa. Ali ele se ajoelho, em oração – a primeira vez em sua vida em que ele orava em voz alta.

Joseph conseguiu uma resposta a sua pergunta. Em seu caso, Deus e Jesus apareceram a ele e responderam a sua oração. Joseph foi chamado por Deus para ser o primeiro profeta dos tempos modernos, ele seria uma testemunha especial de Cristo. Quando minha amiga falou de Joseph Smith, eu sabia que Deus não apareceria para mim para dar-me uma resposta. Ela concordou, mas também disse que Ele não precisava aparecer pessoalmente. Ele poderia me enviar o Espirito Santo que tocaria meu coração. Tudo o que precisava saber era orar e acreditar que receberia uma resposta.

A garota no vídeo que você pode assistir no final do artigo, percebeu que poderia fazer o mesmo que Joseph Smith fez. Assim, como eu também fiz quando tinha dezesseis anos de idade, ela pediu a Deus para ajuda-la a saber a verdade. Você pode ver pelo seu sorriso no final do vídeo que ela obteve a sua resposta. Eu também a recebi. Levou um tempo e eu precisei estudar e aprender como orar e como reconhecer as respostas. Eu me encontrei com os missionários Mórmons por algumas semanas e eles me ensinaram como fazer e me incentivaram a seguir o conselho de minha amiga e orar. Alguns meses depois, depois que completei dezessete anos, eu fui batizada e me tornei uma Mórmon.

Você tem um amigo Mórmon? Se sim, pergunte a ele como o obteve seu testemunho. Se você não conhece ninguém que seja Mórmon, você pode visitar o site mormon.org/por e ler mais a respeito deles. Você pode até mesmo chatar com um missionário Mórmon. O site não é um lugar para fazer amizades ou causar polemica, mas um lugar onde perguntas sérias são respondidas e ajuda oferecida, se a pessoa realmente deseja saber mais.

Leia o que aconteceu quando Joseph Smith procurou saber a verdade.

 

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *