fbpx

7 coisas que você deveria saber sobre Joseph Smith

Joseph Smith  o profeta da Restauração

Joseph Smith Jr. foi o primeiro profeta de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Por meio deste profeta o Senhor organizou sua igreja novamente na Terra e traduziu um livro sagrado chamado, O Livro de Mórmon. É uma das figuras religiosas mais conhecidas e polêmicas no mundo, sendo seu nome conhecido em uma boa ou má maneira entre várias nações. Listamos a seguir 7 coisas que você deveria saber sobre Joseph Smith:

1.Foi candidato a Presidência dos Estados Unidos

bandeira eua

Joseph Smith candidato a presidência dos EUA

Em 1844 a perseguição aos membros da Igreja crescia. O profeta sentia que sua morte se aproximava. Numa tentativa de proteção os membros pediram à ele que se candidatasse a presidência dos Estados Unidos. Foi morto antes das eleições. Claramente, Joseph Smith havia ganhado uma grande influência não só entre os santos dos últimos dias. No estado de Illinois, cidade de Nauvoo a imagem que a população tinha dos santos era de que eram  um povo trabalhador e muito determinado a servir à Deus.   Historiadores acreditam que este fato tenha contribuído para o assassinato do profeta. Leia mais sobre isso aqui.

2. O grande despertar

movimento despertar

Movimento Despertar

Joseph Smith viveu em Nova York durante o período que ficou conhecido como o “Segundo Grande Despertar” (1790-1840). Este movimento, foi uma onda de reivindicação religiosa. O movimento se iniciou anos antes na Inglaterra e se estendeu aos Estados Unidos da América. Os participantes do movimento acreditavam em uma salvação pessoal renovada, parte desta salvação deveria ser experimentada em reuniões de reavivamento da fé. Isso significava que a congregação deveria ser mais participante. O movimento encorajava uma atitude evangélica ativa. Após este movimento aconteceu uma reforma no sistema prisional norte americano, direito de voto para mulheres e movimento abolicionista. O Senhor havia preparado o sagrado lugar da restauração.

3. Era uma pessoa curiosa

O Livro de Doutrina e Convênios tem 138 sessões, quase todas elas foram dadas em resposta a perguntas que Joseph Smith tinha feito ao Senhor em oração. A própria restauração do Evangelho pode ser considerada um fruto desta curiosidade do profeta (Joseph Smith História: 18) “meu objetivo ao dirigir-me ao Senhor era saber qual de todas as seitas estava certa”. Ele acreditava e confiava na promessa de Tiago (Tiago 1:05 )”se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”.

4. Teve uma infância comum em uma fazenda

fazenda

Joseph Smith teve uma vida humilde em uma fazenda

Seus pais Joseph Smith Sr. e Lucy Mark Smith eram migrantes  e ele foi o terceiro filho de uma numerosa família de dez irmãos e irmãs. Todos em sua família eram alfabetizados e curiosos estudiosos da Bíblia. Joseph teve uma infância comum e tranquila se destacava por seu temperamento naturalmente alegre. Ajudava seu pai nas atividades comuns da fazenda e tinha uma boa relação com seus irmãos. Ele recebeu grande apoio de sua família quando relatou as experiências espirituais que recebera.

5. Seus heróis

Tinha como heróis seus dois irmãos mais velhos. Alvin e Hyrum. Infelizmente  Alvin faleceu  aos 25 anos de idade. A morte prematura de seu irmão deixou Joseph ainda mais interessado na redenção dos mortos e como a ausência de determiandos convênios e conhecimento podem afetar nossa salvação. Hyrum acompanhou o profeta durante toda a sua vida e serviu ao seu lado como um patriarca na igreja. Os dois morreram juntos na cadeia Carthage.

6. Marido e Pai

Em meio as perseguições e prisões a que foi submetido, Joseph se preocupava muito com sua esposa Emma Smith e seus filhos. Sempre escreveu a ela nestes períodos difíceis “fale para as crianças que estou vivo e confiante e que irei até eles e os verei logo. Console seus corações o quanto puder e tente consolar-se o quanto puder”. Acreditava que a chave para um relacionamento familiar feliz estava no fato do casal trabalhar conjuntamente, contribuía nas tarefas domésticas e desfrutava o tempo de qualidade que tinha com sua esposa.

7. Desafios da Adolescência

adolescencia

Como a maioria dos jovens Joseph Smith teve desafios em sua adolescência

Por sua experiência religiosa foi perseguido, se sentiu abandonado e muitas vezes esteve próximo à pessoas que possuíam um comportamento não adequado. Expor-se a essas situações o levou a erros tolos, típicos da juventude. Não foi culpado de pecados grandes ou malignos, porque não existia em sua natureza disposição para tal. Essas experiências o ajudaram a experimentar o poder do arrependimento e a reavaliar sua situação perante o Senhor.

| Profetas Hoje
Publicado por: Leilyanna da Penha
Leilyanna da Penha é natural de Goiânia, professora de História, serviu na missão Argentina Buenos Aires Oeste, é estudante de inglês e fala espanhol fluentemente.
Casal de mãos dadas num parque - moça e rapaz
4 Coisas que um Missionário Retornado Procura numa Moça
primeiro discurso do pres. monson
10 coisas que você não sabe sobre o Presidente Thomas S. Monson

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *