fbpx

Sucessão na Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

O mais alto corpo governante em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a Primeira Presidência, formada pelo presidente e seus dois conselheiros, ou assessores. Este corpo de três homens supervisiona o trabalho de toda a Igreja em todos os assuntos de normas, organização e administração.

Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos

O segundo mais alto corpo preside no governo da Igreja é o Quórum dos Doze Apóstolos. Os apóstolos servem sob a direção da Primeira Presidência. Eles têm pesadas responsabilidades administrativas para supervisionar o progresso ordeiro e desenvolvimento da Igreja no mundo todo. A Primeira Presidência e os Doze Apóstolos são considerados pelos santos dos últimos dias profetas que recebem revelação divina e inspiração para guiar a Igreja.

A sucessão na presidência da Igreja e a nomeação de um novo presidente acontece de maneira ordeira que — notavelmente no mundo de hoje — evita qualquer vestígio de lobby interno por posição ou o rank. Visto pelos membros como um processo divinamente revelado, é desprovido não há eleitorado. Nem nos bastidores nem em público.

Além disso, não é apenas a estrutura de organização da Igreja que governa este processo. Há também uma tradição profundamente enraizada na Igreja de que a aspiração pessoal de liderança em qualquer nível é inadequada. Em vez disso, há ênfase na dignidade pessoal e na vontade humilde de servir quando alguém recebe um chamado.

Para a sucessão na presidência da Igreja depois do falecimento do profeta, os seguintes eventos ocorrem:

  1. A Primeira Presidência é automaticamente dissolvida.
  2. Os dois conselheiros na Primeira Presidência voltam para suas posições de senioridade no Quórum dos Doze Apóstolos. A senioridade é determinada pela data em que uma pessoa foi ordenada aos Doze, não pela idade.
  3. O Quórum dos Doze Apóstolos, agora com 16 membros, é liderado pelo apóstolo sênior, que assume a liderança da Igreja.
  4. O apóstolo sênior preside uma reunião do Quórum dos Doze para considerar duas proposições alternativas:
    1. A primeira Presidência deve ser reorganizada neste momento?
    2. A Igreja deve continuar a funcionar com o Quórum dos Doze presidindo?
  5. Após a discussão, uma moção formal é feita e aceita pelo Quórum dos Doze Apóstolos.
  6. Se a moção para reorganizar a Primeira Presidência for aprovada, o Quórum dos Doze seleciona, por unanimidade, o novo presidente da Igreja. O novo presidente escolhe dois conselheiros e eles três formam a nova Primeira Presidência. Ao longo da história da Igreja, o apóstolo servindo há mais tempo sempre se tornou o presidente da Igreja quando a Primeira Presidência precisou ser reorganizada.
  7. Após a reorganização da Primeira Presidência, o segundo apóstolo que está servido há mais tempo é apoiado como presidente do Quórum dos Doze. Quando o segundo apóstolo mais antigo também fizer parte da Primeira Presidência como conselheiro, o terceiro apóstolo mais antigo torna-se presidente interino dos Doze.
  8. O Presidente do Quórum dos Doze, junto com o resto dos apóstolos, designa* o novo presidente da Igreja formalmente por imposição das mãos.

Dados Históricos

Desde que a Igreja foi formalmente organizada em 6 de abril de 1830, houve 16 presidentes, incluindo o Presidente Thomas S. Monson.

*Depois de aceitar o chamado para servir em uma posição, os membros da Igreja são “designados” para exercer a função. Isso é feito em conformidade com a prática bíblica da imposição de mãos. Um líder do sacerdócio coloca as mãos sobre a cabeça da pessoa que está sendo designada. Ele oferece uma oração, para conceder ao indivíduo a autoridade e capacidade para desempenhar as funções do chamado e confere uma bênção pessoal. 

Escrito por Mormonewsroom e traduzido por Luciana Fiallo Alves

Fonte: www.mormonnewsroom.org

Relacionado:

https://mormonsud.net/crencas/profetas/escolha-de-novos-apostolos/

| Profetas Hoje
Publicado por: Luciana Fiallo
Tradutora e intérprete de formação e paixão. Escolheu essa profissão para, no futuro, poder fazer lição de casa com os filhos e continuar trabalhando.
falecimento pres. monson
Declaração do Presidente Eyring e do Presidente Uchtdorf Sobre o...
infância Pres. Monson
A Infância de Tommy: Nosso Amado Profeta, Thomas Spencer Monson

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *