fbpx

3 Lições que aprendi com o Frio!

Mulher pioneira mórmon sofrendo no frio

Desde minha missão de tempo integral tenho buscado aprender com as coisas pequenas e simples da vida. Hoje, ponderando sobre esse terrível frio que tomou conta não apenas dos nossos lares mas também de todas as redes sociais percebi que podemos aprender com essa mudança no tempo e aplicar na nossa vida espiritual, familiar e profissional.

SEMPRE HÁ UM LUGAR MAIS FRIO QUE O SEU

Moro em São Paulo, e nos últimos dias tenho visto as pessoas usando possivelmente todas as blusas que eles possuem de uma vez só para vencer o frio que está acompanhando o final de abril. Aqui em São Paulo está em média 15 Cº Talvez você tenha sido uma das pessoas que publicou memes e piadas sobre o frio de SP como sendo o pior frio que poderíamos enfrentar. Vi meus amigos gaúchos publicando fotos da previsão do tempo com a mínima de -2 Cº e tendo a mesma atitude dos paulistas.

Sabemos que o Sul do Brasil não é o lugar mais frio do mundo, e que por exemplo, muitos estados e cidades

Templo mórmon cheio de neve

Templo de Timpanogos, Utah.

americanas congelam completamente. A lição que podemos aplicar é que temos uma tendência a achar que nossa provação é a maior provação que se pode enfrentar e frequentemente ouvimos pessoas dizendo que só o Senhor pode entender o que estamos sentindo e vivendo. Convido a todos a refletirem se nossa situação é realmente tão ruim, principalmente se olharmos ao redor. Muitos jovens publicaram memes sobre o frio usando seus celulares, tablets e computadores, dentro de suas casas, devidamente cobertos e alimentados. No Centro de São Paulo há uma grande concentração de moradores de rua, que não tem cobertores, chocolates quentes, um celular ou alimento.

Além disso, lembremos que o Senhor não se compraza com os murmúrios, inclusive, podemos aprender com o Elder Maxwell que murmurar é pecado[1], o que faz sentido para mim, pois as escrituras ensinam que o Senhor se alegra com nossa gratidão[2]. Será possível sermos gratos enquanto reclamamos? O frio é um simples exemplo de um erro que já cometi tantas vezes. Lembremos que sempre há um lugar mais frio que onde estamos, sempre há pessoas que estão precisando de ajuda mais do que nós. Ponderemos; qual deve é o nosso dever como seguidores de Jesus Cristo  nessa época fria?

O FRIO EXIGE MUDANÇAS

Não conheço uma pessoa que continua tendo os mesmos hábitos ou continua usando as mesmas roupas que usava em outras estações. Reflitamos; por que somos rápidos em mudar nossos hábitos, atitudes e vestuário quando chega o frio? Em minha opinião, nós mudamos para nos sentirmos bem.

Assim como todo ano possui quatro estações diferentes, nossa vida espiritual, familiar e profissional passa por diferentes estações durante o ano. Há épocas que as coisas parecem mais fáceis, épocas que não sabemos quando ou como chegará a um fim e épocas que nem percebemos que estivemos vivendo. Como seria mais fácil se soubéssemos quando cada “estação” da nossa vida chegaria ao fim.

Porém, todas as estações que vivemos em nossa vida tem algo comum — exige-se mudanças. Caso eu mude de emprego ou tente mudar algum hábito e continue na mesma rotina, irei me sentir bem? Caso decida servir mais ao Senhor e continue dormindo durante todas as tardes de domingo, conseguirei ser um servo melhor? Não posso responder estas perguntas, mas Deus é nosso Pai e nos ama, e está ansioso para nos ajudar em nossas pequenas mudanças que devemos tomar. Nosso amado profeta nos ensinou ontem (27/04/2016) através de sua conta pessoal no Facebook:

Profeta mórmon ensina pelo facebook

Texto publicado no Facebook do Presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Thomas S. Monson

Quais mudanças você precisa fazer hoje? Você provavelmente colocou blusas quando o frio chegou, mas o que fez quando as últimas mudanças pessoais, familiares, espirituais e profissionais aconteceram? O que você mudou?

O FRIO TERÁ UM FIM

Jesus Cristo Expiando no Jardim do Getsemani

Jesus Cristo iniciando a Expiação, que se findou em Sua Ressurreição e Vida Eterna!

Um grande música brasileiro chamado Renato Russo, enquanto vivo cantou: “Mais é claro que o sol, vai brilhar amanhã, mais uma vez, eu sei!”. Aprendemos este mesmo princípio nas escrituras; em Doutrina e Convênios 58 o Senhor ensinou[3]: “Por agora não podeis, com vossos olhos naturais, ver o desígnio de vosso Deus com respeito às coisas que virão mais tarde nem a glória que se seguirá depois de muitas tribulações. Pois após muitas tribulações vêm as bênçãos. Portanto, vem o dia em que sereis coroados de muita glória; ainda não é chegada a hora, mas está próxima.

Assim como após o inverno vem a primavera, após a provação vêm a bênção. Não sabemos quanto tempo irá demorar até que a provação “acabe”, pode ser um dia, um ano, ou dez. O importante é lembrarmos que haverá um fim, e precisamos nos manter firmes em nossas decisões. Tenho aprendido este ano que a caminhada para a felicidade e para a vida eterna, não é um tiro de 100 metros rasos, mas uma longa maratona, que se estende por toda nossa vida.Até mesmo Jesus Cristo — o Salvador do mundo, o melhor homem que já viveu, passou por grandes provações durante toda sua vida. És tu maior que Ele?[4] 

 Estas foram algumas lições que aprendi refletindo sobre este frio de outono, quais lições você aprendeu? Compartilhe conosco nos comentários ou em nossa página no Facebook!

Falando em frio, você poderia se interessar: Por que os mórmons não bebem café?

NOTAS

[1] Elder Maxwell ensina que murmurar é pecado

[2] LDS.org, tópicos do evangelho, gratidão.

[3]Doutrina e Convênios 58:3-4

[4]Doutrina e Convênios 122:7-8

| Inspiração
Publicado por: Viccenzo Benatti
Mórmon, marido e pai, Viccenzo serviu na Missão Brasil Goiânia e isso mudou sua vida completamente. É especialista em marketing digital e é apaixonado por aprender e ensinar.
Harvard Business School no inverno, foto de Rexxon00
Se Harvard Business School Fosse Uma Religião, Seria o Mormonismo
Prisioneiro numa prisão
Como um Pedaço de Lixo Me Trouxe a Conversão

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *