fbpx

4 Coisas Simples que Você Precisa Fazer Todos os Dias pra ser Mais Feliz

mórmon solteiro

Há pequenas atitudes diárias, que se tornam hábitos espiritualmente saudáveis que trazem luz e alegria para nossa vida. Eles são ensinados nos livros de Escrituras Sagradas e também na Palavras dos Profetas Vivos. São atitudes simples e pequenas – e por isso, muitas vezes, são negligenciadas. Mas se nos empenharmos em vive-las veremos que elas fazem uma grande diferença a longo prazo e nos tornam mais feliz a cada dia.

 

1º Oração.

A oração é a comunicação sagrada de um filho com seu Pai Celestial. Somos incentivados a orar ao acordar e antes de dormir. Também devemos orar antes das refeições. Na verdade o mandamento é “orar sempre” (3 Néfi 18:19). Nós o fazemos chamando Deus, conversando com Ele com sinceridade, expressando nossa gratidão e fazendo pedidos. Terminamos a oração no nome de Jesus Cristo e dizemos amém.

Para quem nunca orou, talvez haja uma certa dificuldade de fazê-lo a primeira vez. Mas no momento que dizemos ‘Pai Celestial” e abrimos o nosso oração, a oração se torna mais natural e sentimos que há um Ser bondoso ouvindo.

O Élder Richard G. Scott, que serviu como apóstolo, ensinou e prometeu:

Decida conversar com seu Pai Celestial com frequência. Reserve tempo todos os dias para compartilhar seus pensamentos e sentimentos com Ele. Conte a Ele tudo o que preocupa você. Ele está interessado nas coisas mais importantes, bem como nos aspectos mais corriqueiros de sua vida. Compartilhe com Ele toda a sua gama de sentimentos e experiências.

Como Ele respeita seu arbítrio, o Pai Celestial jamais vai obrigá-lo a orar a Ele. Mas, ao exercer esse arbítrio e incluir o Senhor em todos os aspectos de sua vida cotidiana, seu coração vai começar a encher-se de paz, regozijante paz. Essa paz vai concentrar uma luz eterna em suas dificuldades. Vai ajudá-lo a lidar com aqueles desafios a partir de uma perspectiva eterna. (A Liahona, Novembro de 2014)

2º Estudo das Escrituras.

A segunda coisa para se fazer todos os dias, para ser mais feliz, é estudar as escrituras. Talvez isso exija um pouco mais de planejamento, e seja difícil estabelecer um padrão de constância – mas vale a pena se esforçar. As escrituras nos ajudam a conhecer a verdade, tornar-nos bons servos de Deus, revelam o plano de salvação e nos guiam na vida cotidiana.

A irmã Julie B. Beck, ex-presidente geral da Sociedade de Socorro, ensinou:

“Caso ainda não tenha desenvolvido o hábito de estudar as escrituras diariamente, comece agora e continue a estudá-las a fim de estar [preparado] para suas responsabilidades nesta vida e na eternidade. (…)

A chave para a revelação de conhecimentos importantes é continuar a estudar. As escrituras testificam de Cristo (ver João 5:39). Elas dizem todas as coisas que devemos fazer (ver 2 Néfi 32:3). Elas ‘podem fazer-[nos sábios] para a salvação’ (ver 2 Timóteo 3:15).

(…) Por meio do hábito diário do estudo das escrituras, vocês serão ‘[levados] a acreditar nas santas escrituras, sim, nas profecias dos santos profetas que estão escritas’ (Helamã 15:7). Vocês serão mães, [pais] e líderes que ajudarão a preparar a próxima geração, tendo a compreensão e o testemunho do evangelho” (“Minha Alma Se Deleita nas Escrituras”, A Liahona, maio de 2004, pp. 108–109).

3º Trabalho e Serviço.

Feliz é quem trabalho, pois trabalho é um princípio divino. Adão recebeu o mandamento de a arar a terra e ter domínio sobre as bestas do campo, a comer o seu pão no suor do seu rosto. Frequentemente as escrituras nos admoestam a cessar de ser ociosos e a ser produtivos em todos os nossos labores.

O Élder D. Todd Christofferson ensinou:

Por meio do trabalho sustentamos e enriquecemos a vida. Ele nos permite sobreviver às frustrações e tragédias da vida mortal. Uma realização alcançada arduamente proporciona um sentimento de valor próprio. O trabalho edifica e refina o caráter, cria beleza e é o instrumento de nosso serviço ao próximo e a Deus.“Uma vida consagrada é cheia de trabalho, às vezes repetitivo, às vezes braçal, às vezes pouco reconhecido, mas sempre um trabalho que melhora, que organiza, que sustém, que eleva, que ministra e que aprimora”. (“Reflexões sobre uma Vida Consagrada”, lds.org)

O trabalho no Reino de Deus, que chamamos de Serviço é vital também. O Presidente David O. McKay fez a seguinte declaração: “A maior felicidade do homem vem quando ele se entrega inteiramente ao serviço ao próximo” (Conference Report, outubro de 1963, p. 8.) Nosso Profeta, o Presidente Thomas S. Monson acrescentou:

Quantas vezes você teve a intenção de ser a pessoa que ofereceria ajuda? No entanto, quantas vezes seu dia-a-dia interferiu e você deixou essa ajuda para outros, sentindo que “ah, certamente, alguém vai cuidar dessa necessidade”.

Ficamos por demais envolvidos na vida agitada que levamos. No entanto, se parássemos e déssemos uma boa olhada no que estamos fazendo, talvez descobríssemos que nos envolvemos demais com coisas sem grande importância. (…)

Meus irmãos e irmãs, estamos cercados por pessoas que necessitam de nossa atenção, de nosso incentivo, de nosso apoio, de nosso consolo e de nossa bondade — sejam familiares, amigos, conhecidos ou estranhos. Estamos nas mãos do Senhor aqui na Terra, com o encargo de servir e edificar Seus filhos. Ele precisa de cada um de nós.” (“O que fiz hoje a alguém?” Conferência Geral, outubro de 2009).

 

4º Estudo.

O Senhor ordenou: “Procurai conhecimento, sim, pelo estudo e também pela fé” (D&C 88:118). Ele aconselhou-nos a aprender o evangelho e a ganhar compreensão “tanto [das] coisas do céu como da Terra (…) para que [estejamos] preparados em todas as coisas” (D&C 88:78–80).

Sempre devemos nos esforçar para educar a mente e as mãos para que tenhamos sucesso na profissão escolhida. Nossa instrução deve ser uma influência para o bem e a utilização que fizermos dela deve tornar-nos conhecidos como pessoas íntegras. Uma boa instrução vai preparar-nos para as oportunidades que aparecerem e nos ajudará a sermos uma bênção para nossa família, para a Igreja e para a comunidade. (“Educação”, Tópicos do Evangelho)

Podemos  estudar todos os dias, mesmo que de forma não formal. As oportunidades de aprendizado são hoje mais abundantes do que nunca. Fuja da distração e do ócio. Faça metas ousadas e trabalhe para alcançá-las. Você pode aprender um novo idioma, desenvolver um talento ou trabalhar pra uma promoção no emprego, fazendo cursos profissionalizantes. Estudar e desenvolver o intelecto é parte da responsabilidade espiritual que traz alegria à alma.

 

Tem algum outro hábito simples que você aplica todos os dias na sua vida e que o faz ser mais feliz? Compartilhe nos comentários!

| Inspiração
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Profeta Mórmon da Restauração Joseph Smith
Sete imagens marcantes da vida de Joseph Smith
líder dos jovens
Três conselhos para você que foi chamado líder dos jovens

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *