fbpx

5 Verdades Sobre o Mundo Espiritual que Talvez Você não Saiba ou Lembre

O Mundo Espiritual, ou Mundo dos Espíritos, é um lugar onde todas as pessoas que morrem vão. As escrituras chamam este lugar de paraíso, céu, inferno, prisão – e vários outros nomes. Ele não é o destino final da alma dos filhos de Deus – mas um lugar onde os mesmos aguardam a ressurreição.

Os profetas e líderes da Igreja ensinaram muitas verdades a respeito deste lugar. Confira algumas citações sobre o tema:

 

1- O Mundo Espiritual é aqui mesmo

Os profetas modernos disseram que os espíritos daqueles que morreram não estão distantes de nós. O Presidente Ezra Taft Benson disse:

“Às vezes, o véu entre esta vida e a do outro lado torna-se extremamente tênue. Os entes queridos que nos deixaram não estão longe de nós” (Conference Report, abril de 1971, p. 18; ou A Liahona, abril de 1972, pg. 13).

O Presidente Brigham Young ensinou que o mundo espiritual pós-mortalidade fica aqui na Terra, ao nosso redor, embora não possamos vê-lo (ver Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young, pg. 279).

 

 

2- Há uma divisão no mundo dos Espíritos: inferno e paraíso

O Élder Bruce R. McConkie escreveu sobre a divisão no mundo dos espíritos:

“O paraíso – a morada dos espíritos justos que aguardam o dia de sua ressurreição; paraíso – um lugar de paz e descanso, onde não existem as angústias e provações desta vida, e onde os santos continuam a se preparar para o reino celestial; paraíso – não o reino eterno do Senhor, mas um ponto de parada no caminho que conduz à vida eterna, um lugar onde é feita a preparação final para receber aquela plenitude da felicidade só alcançada quando o corpo e o espírito se acham inseparavelmente ligados em glória imortal!” (The Mortal Messiah, 4:222.)

“A parte do mundo espiritual, habitada pelos espíritos iníquos que aguardam o eventual dia de sua ressurreição, é chamada inferno. Entre a morte e a ressurreição, estas almas dos perversos são lançadas nas trevas exteriores, no lúgubre abismo do sheol, no hades dos espíritos iníquos que estão aguardando, ou no inferno. Ali sofrem eles os tormentos dos condenados; lá se agitam na vingança do fogo eterno; ali há pranto e ranger de dentes; lá é derramada sobre os ímpios a ardente indignação da ira de Deus. (Alma 40:11-14; D&C 76: 1 03-1 06) (Mormon Doctrine, p. 349.)

 

3- A condição no Mundo Espiritual

O Presidente Brigham Young ensinou:

“Quando estiverem no mundo espiritual, tudo lhes parecerá tão natural quanto agora. Os espíritos conhecem outros espíritos que vivem no mundo espiritual. Eles podem conversar, ver e exercer todo tipo de comunicação entre si, de modo tão familiar e natural quanto nestes corpos físicos. Como acontece aqui, lá também as coisas serão naturais, e nós as compreenderemos como hoje compreendemos as coisas naturais. Veremos que os espíritos de que falamos estão plenamente ativos e não dormem. Aprenderemos que eles estão se esforçando ao máximo; trabalhando e empenhando-se tão diligentemente quanto qualquer pessoa faria para alcançar um objetivo neste mundo.

Os espíritos relacionam-se uns com os outros de modo tão íntimo quanto o fazem os seres corpóreos entre si, embora o espírito seja constituído de matéria tão mais refinada, a ponto de ser intangível a esta forma mais grosseiramente organizada. Eles caminham, conversam e realizam suas reuniões.” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young, pg. 281)

 

4- Nosso trabalho aqui abençoa espíritos que estão em prisão

O Presidente Joseph F. Smith explicou:

“O trabalho pelos nosso mortos, que o Profeta Joseph Smith nos deu a responsabilidade de fazer com admoestações rigorosas, instruindo-nos a buscar os nossos parentes e antepassados que morreram sem o conhecimento do evangelho, não deve ser negligenciado. Devemos dispor-nos a realizar aquelas ordenanças sagradas e poderosas do evangelho que foi-nos revelado serem essenciais à felicidade, salvação e redenção dos que viveram neste mundo numa época em que não podiam ter aprendido o evangelho e morreram sem conhecimento dele, e que hoje estão esperando que nós, seus filhos, que vivemos nesta época em que as ordenanças podem ser realizadas, façamos o trabalho necessário para sua libertação da prisão.

Por meio de nosso empenho em favor deles as correntes que os prendem cairão de suas mãos, e a escuridão que os cerca será dissipada, para que a luz brilhe sobre eles, e eles possam ouvir no mundo espiritual a respeito do trabalho que foi feito por eles por seus filhos aqui na Terra, e eles se regozijarão com vocês por causa do cumprimento desses deveres.” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph F. Smith, pg. 246)

 

5- Os espíritos dos justos estão engajados em pregar o evangelho

O Presidente Joseph Fielding Smith explicou:

“O Senhor projetou Seu plano de redenção, de modo que todos os que morreram sem essa oportunidade [de aprender sobre o evangelho], a receberão no mundo espiritual. Lá, os élderes da Igreja que morreram, estão proclamando o evangelho aos mortos. Todos os que não tiveram essa oportunidade aqui, caso se arrependam e recebam o evangelho, serão herdeiros do reino celestial de Deus.” (Smith, Doutrinas de Salvação, Vol. II, pg. 13 1-132.)

 

Você pode aprender mais sobre o mundo dos espíritos nos links abaixo:

1- O Mundo Espiritual – Princípios do Evangelho

2- O que acontece depois da morte? – A Liahona Março de 2013

3- A visita do Salvador ao mundo espiritual – A Liahona Julho de 2003

| Inspiração
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
3 hábitos que podem fazê-lo perder seu testemunho sem perceber
Quando meu filho gay perguntou se ele e seu namorado poderiam ir à...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *