fbpx

8 Maneiras de Dizer Que os Mórmons São Cristãos

mormon-OaksAlgumas pessoas gostam de afirmar que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (erroneamente chamada de Igreja Mórmon), e seus membros, conhecidos também como Mórmons, não são cristãos.

Assim como a Igreja carrega o nome de Jesus Cristo, os seus membros aceitam Jesus como o Salvador e reverenciam seus ensinamentos.

Dallin H. Oaks, um apostolo do Senhor Jesus Cristo, disse o seguinte a respeito de ser cristão:

Seguir Cristo não é uma prática desleixada ou ocasional, mas um compromisso contínuo e um modo de vida que se aplica a todos os momentos e em todos os lugares. E é exatamente isto que os membros da Igreja de Jesus Cristo procuram fazer.

Abaixo você pode encontrar uma pequena lista que pode lhe ajudar a compreender porque os Mórmons são cristãos. Muitas das referencias abaixo foram tiradas de um excelente discurso oferecido por Dallin H. Oaks chamado Seguidores de Cristo.

1. Amor

Um dos ensinamentos centrais de Jesus Cristo é o amor. Os ensinamentos cristãos dizem que se tivermos amor por Cristo, tudo mais encontrará seu lugar, como o perdão, a caridade, e a obediência ao nosso Pai Celestial.

No site lds.org na pagina Tópicos do Evangelho, Amor diz o seguinte:

O amor é um sentimento de profunda devoção, cuidados e afeição. O maior exemplo do amor de Deus por Seus filhos foi a Expiação infinita de Jesus Cristo. O amor a Deus e ao próximo é uma característica dos discípulos de Jesus Cristo.

Nosso amor por aqueles que estão ao nosso redor aumenta quando nos lembramos de que somos todos filhos de Deus — que somos irmãos e irmãs espirituais. O amor resultante dessa compreensão tem o poder de transcender os limites de nações, credos e raças.

Em João 13:34-35 lemos algo que os Mórmons acreditam profundamente:

Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.

Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.

2. Atender o Pobre e o Necessitado

Jesus Cristo é o exemplo máximo da caridade. Ele deu de Si mesmo quando curou, ministrou, e deu esperança a todos nós. Este é um ensinamento de vital importância na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Seus membros procuram continuamente a ajudar aqueles que necessitam.

Elder Oaks disse:

mormons e servicoNo cumprimento desse ensinamento de nosso Salvador, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e seus membros muito se destacam. Nossos membros fazem generosas contribuições para instituições de caridade, prestam serviço individual e fazem outras doações aos pobres e necessitados. Além disso, nossos membros jejuam por duas refeições a cada mês e doam o valor dessas refeições como oferta de jejum, a qual nossos bispos e presidentes de ramo utilizam para ajudar nossos membros necessitados. Jejuar para ajudar os famintos é um ato de caridade, e quando isso é feito com uma intenção pura, constitui um banquete espiritual.

Nosso serviço humanitário global da Igreja é menos conhecido. Usando fundos doados por membros generosos, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias envia alimentos, roupas e outros artigos essenciais para aliviar o sofrimento de adultos e crianças, no mundo todo. Essas doações humanitárias, que totalizaram centenas de milhões de dólares na última década, foram feitas sem distinção de religião, raça ou nacionalidade.

Em nosso grande trabalho de socorro após o terremoto e tsunami do Japão, em 2011, foram fornecidos 13 milhões de dólares em dinheiro e suprimentos. Além disso, mais de 31.000 voluntários patrocinados pela Igreja doaram mais de 600.000 horas de serviço. Nosso auxílio humanitário às vítimas do furacão Sandy, no Leste dos Estados Unidos, incluiu grandes doações de várias fontes, além de quase 300.000 horas de serviço de limpeza oferecidas por cerca de 28.000 membros da Igreja. Entre muitos outros exemplos, no ano passado, oferecemos quase 140 toneladas de roupas e sapatos para os refugiados da nação africana do Chade. No último quarto de século, auxiliamos quase 30 milhões de pessoas em 179 países.6 Sem dúvida, o povo chamado de “mórmons” realmente sabe como doar aos pobres e necessitados.

3. Resgate e Ministério

Jesus nos ensinou que deveríamos resgatar uns aos outros. Para a Igreja de Jesus Cristo este mandamento é praticado diariamente em todos os momentos da vida.

Por exemplo, a Igreja possui um programa para que os homens e mulheres recebam e visitem uns aos outros pelo menos uma vez por mês. Este programa permite que os membros saibam das dificuldades e necessidades de seus conterrâneos na sua área geográfica e possam ajudar quando necessário.

Os membros de a Igreja de Jesus Cristo consistentemente proveem comida, refeições e serviço para o próximo. Os membros da Igreja visitam os doentes nos hospitais, prestam serviço na comunidade e procuram incluir e ser amigáveis com os necessitados – tanto espiritual quanto materialmente.

Elder Oaks disse:

Na conhecida parábola da ovelha perdida, Jesus ensinou que devemos sair e procurar aqueles que se perderam do rebanho (veja Mateus 18:11-14; Lucas 15:3-7). Como sabemos o Presidente Thomas S. Monson deu grande ênfase nisto por exemplo e ensinamento sobre como resgatar nossos irmãos.

Em nossos esforços de resgatar e servir, seguimos o exemplo único do nosso Salvador e seus tenros ensinamentos sobre o amor: Amarás o teu próximo como a ti mesmo (Mateus 22:39).”

A Igreja também seguir o chamado do Salvador para resgatar o próximo levando o evangelho de paz ao mundo. A Igreja de Jesus Cristo possui um programa missionário excepcional, onde os membros, por seus próprios meios, prestam serviço voluntario de seis meses a dois anos. Elder Oaks disse o seguinte sobre isso:

Em Seu último ensinamento bíblico, nosso Salvador ordenou a Seus seguidores que levassem Seus ensinamentos a toda nação e a toda criatura. Desde o início da Restauração, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem procurado seguir esse ensinamento. Mesmo quando éramos uma igreja nova que enfrentava dificuldades, com apenas uns poucos milhares de membros, nossos antigos líderes enviaram missionários através dos mares para o Leste e para o Oeste. Como povo, temos continuado a ensinar a mensagem cristã até hoje. Nosso inigualável programa missionário tem mais de 60.000 missionários de tempo integral, além de outros milhares que servem em tempo parcial. Temos missionários em mais de 150 países e territórios, no mundo todo.

4. Perdão

Em Marcos 11:25 lemos: “E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.” O evangelho da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias constantemente ensina o mandamento divino do perdão.

Elder Oaks disse:

Como parte desse mandamento de amar-nos uns aos outros, Jesus ensinou que, quando somos ofendidos, devemos perdoar (ver Mateus 18:21–35; Marcos 11:25–26; Lucas 6:37). Embora muitos tenham dificuldade para seguir esse mandamento, todos conhecemos exemplos inspiradores de santos dos últimos dias que perdoaram com amor, mesmo as ofensas mais graves.

5. Batismo

mormon-batismoMesmo Jesus Cristo, a única pessoa perfeita que já existiu sobre a terra, deu o exemplo e foi batizado. A Igreja de Jesus Cristo nos ensina que devemos seguir o exemplo do Salvador e sermos batizados.

Elder Oaks disse:

“Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. (João 3:5) Ele começou Seu ministério sendo batizado (veja Marcos 1:9), e Ele e Seus seguidores batizaram outros (veja João 3:22-26). Devemos fazer os mesmos”.

6. O Evangelho em Ação

Da boca do Salvador o seguinte foi registrado em João 14:15 – “Se me amais, guardai os meus mandamentos.”

Os membros da Igreja de Jesus Cristo acreditam em exercer a fé ao colocar os ensinamentos do Salvador em ação. Acreditamos que é somente pela graça de Deus e da expiação de Jesus que poderemos ser salvos no reino do céus.

Os ensinamentos de Jesus não tinham a intenção de serem teóricos. Todos eles deveriam ser colocados em pratica. Jesus ensinou:

Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; (Mateus 7:24; veja também Lucas 11:28) e Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim (Mateus 24:46).

Jesus ensinou que aqueles que o amassem, cumpririam Seus mandamentos.

No site lds.org na pagina Tópicos do Evangelho, Graça lemos o seguinte:

Graça é a ajuda ou força concedida por meio da Expiação do Senhor Jesus Cristo. Por meio da graça de Deus, todos que viveram serão ressuscitados: nosso espírito será reunido a nosso corpo, para nunca mais ser separado. Por meio de Sua graça, o Senhor também permite que aqueles que cumprem Seu evangelho se arrependam e sejam perdoados.

7. Apóstolos

Jesus Cristo estabeleceu Sua verdadeira igreja na terra durante sua vida terrena. Ele exerceu o sacerdócio e ordenou apóstolos. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a igreja original e restaurada de Cristo com todas as suas doutrinas, poder e autoridade.

A Igreja segue o exemplo do Salvador ao chamar Apóstolos para pregar a palavra do Senhor ao mundo e fazer a Sua obra servindo de modo abnegado.

8. Orar em Nome de Jesus Cristo

mormon-oração8Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias procuram “orar sempre” e seguir a orientação do Salvador orando ao Pai Celestial em Seu nome.

Elder Oaks disse o seguinte a respeito disso:

Jesus ensinou “sobre o dever de orar sempre” (Lucas 18:1). Também deu esse exemplo, como na ocasião em que “passou a noite em oração a Deus” (Lucas 6:12) antes de chamar Seus doze apóstolos. Tal como outros cristãos, oramos em todos os nossos serviços de adoração. Também oramos pedindo orientação e ensinamos que devemos orar individualmente com frequência e ajoelhar-nos diariamente em família para orar. Tal como Jesus, oramos a nosso Pai Celestial, e o fazemos no sagrado nome de Jesus Cristo.

Recursos Adicionais

Para aprender mais a respeito de Jesus Cristo visite o site mormon.org

Este artigo foi escrito por Livi Whitaker, um membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *