fbpx

9 dicas para um ótimo Estudo Individual das Escrituras

mongolian-couple-studying-scriptures-1184877-wallpaperEstudar as escrituras é um grande privilégio. Nunca houve tantas escrituras disponíveis. Hoje temos em nossa língua: a Bíblia Sagrada, o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios, A Pérola de Grande Valor e as palavras dos Profetas Vivos. Mas para extrairmos o melhor significado dessas escrituras precisamos reservar um tempo para estudá-las com real intenção e ter disciplina. Aqui vão algumas dicas:

  1. DISTRAÇÕES. Sempre que for possível estude em um ambiente livre de distrações. Isso significa afastar-se das redes sociais, do smartphone (com suas muitas notificações – se for usá-lo coloque-o no modo avião) e de influências externas. Um dos melhores horários para estudar é pela manhã.
  2. LUGAR DO ESTUDO. Recomenda-se estudar numa escrivaninha ou mesa sobre a qual possa escrever (não deitado ou sentado na cama).
  3. MATERIAIS. Os materiais para o estudo devem estar organizados.
  4. BUSCAR O ESPÍRITO. Seu estudo do evangelho será mais eficaz quando você for ensinado pelo Espírito Santo. Sempre comece seu estudo do evangelho orando para que o Espírito Santo o ajude a aprender. (PME, capítulo 2, pg. 18)
  5. ESTUDAR DE ACORDO COM O TEMPO QUE VOCÊ TEM. Há muitas maneiras de estudar o Evangelho. Separamos três maneiras que vão ajudá-lo, de acordo com o tempo que você tem disponivel para estudar. Quanto mais tempo melhor. Faça o sacrifício necessário para passar o máximo de tempo possivel estudando o Evangelho.
    • 10-30 minutos – Tendo pouco tempo para estudar o Evangelho , o melhor é ler em sequência um livro de Escrituras ou estudar por tópicos. Ferramenta indispensável  é o aplicativo “Biblioteca do Evangelho” (clique para baixar). Lá é possivel fazer marcações, anotações e ler notas de rodapé – que direcionam a escrituras relacionadas. Não tenha pressa para terminar o capítulo. Se algo lhe chamar atenção pare e pondere sobre a passagem. Talvez queria fazer alguma anotação. Algo que ajuda é ler com perguntas em mente. Por exemplo: “o que Deus quer que eu aprenda hoje?” “Como essa passagem pode ser aplicada na minha vida e na vida das pessoas que conheço?”
    • 30 minutos – 1 hora – Tendo mais tempo para estudar, você pode dividir seu estudo em duas ou mais partes. Por exemplo: após orar você pode ler um livro de escrituras, e depois estudar uma designação da Escola Dominical, Seminário ou Instiuto – ou ainda ouvir um discurso da Conferência Geral. Esse também é um tempo adequado para apreder sobre seu chamado na Igreja e seus convênios com o Senhor. Ao estudar tenha um lugar para anotações. Faça parguntas e pergunte as respostas durante o estudo. “Visualize o que estiver estudando. Por exemplo: Imagine como deve ter sido para Amon apresentar-se perante o rei lamanita.” (PME, capítulo 2, pg. 23). Marque as escrituras e decore algumas.
    • 1 hora ou mais – Com 1 hora ou mais para estudar você realmente pode se banquetear com a Palavra de Deus. Você pode pesquisar temas do evangelho como Expiação, Fé e Selamento. Pode ainda escrever o que aprender. A prática de escrever lhe ajudará a organizar as ideias. Uma dica é procurar palavras de conexão, tais como portanto, e novamente, assim, por conseguinte, e outras. Então, pode verificar como a passagem se relaciona com a anterior e a seguinte. Você também pode estudar as palavras dos profetas, a História da Igreja e os diversos manuais que a Igreja produz, bem como outros bons livros e sites.  Você pode criar um blog, e escrever seus testemunho em sites da Igreja. E ainda treinar como responder perguntas das pessoas que não são da Igreja.
  6. PERSEVERE NO ESTUDO. No começo estudar o Evangelho pode parecer chato. Mas se você começar – e continuar estudando – o estudo do Evangelho vai se tornar uma experiência muito satisfatória. O estudo irá proporcionar-lhe experiências espirituais fazendo com que sua alma se dilate, seu entendimento se ilumine! Vai ser um banquete espiritual delicioso! (Alma 32:28). Você poderá conhecer os mistérios de Deus – e caminhar para Vida Eterna com confiança! As respostas para suas perguntas e a força para enfrentar os desafios da vida fluirão para você! Não é incrível? Tudo que você precisa fazer é esforçar-se um pouco. A medida que os primeiros esforços vão se repetindo, um atrás do outro, um hábito saudável será criado.
  7. RECURSOS. Para ajudá-lo a encontrar motivação você pode acessar o site oficial da Igreja. Lá há muitos recursos, como vídeos, imagens, discursos, etc.
  8. APLICAR O QUE APRENDER. “Ao sentir a alegria que provém da compreensão do evangelho, você terá o desejo de colocar em prática o que aprendeu. Esforce-se para ter uma vida que esteja em harmonia com a sua compreensão. Isso irá fortalecer sua fé, seu conhecimento e seu testemunho. Colocar em prática o que você aprendeu irá proporcionar-lhe uma compreensão maior e mais duradoura. (Ver João 7:17.) Ao entesourar as palavras das escrituras e dos profetas modernos pelo estudo e pela fé, seu desejo de compartilhar o evangelho aumentará.” (PME, capítulo 2, pg. 19)
  9. COMPARTILHAR OU GUARDAR SEGREDO. Algumas coisas que você aprender serão muito sagradas para compartilhar. Guarde esse conhecimento e o utilize apenas se indicado pelo Espírito Santo. Ao compartilhar seu conhecimento faça-o com cordialidade e respeitando a visão do próximo. Afinal, nenhum de nós sabe todas as coisas.
| Inspiração
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Jesus Cristo
Três formas de combater a Apostasia
5 Mórmons na Lista dos 50 Pensadores de Negócios Mais Importantes

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *