Você já ficou surpreso e frustrado ao ver pessoas com seus telefones sem bateria no meio do dia? Parece uma coisa tão básica recarregá-los à noite. Mas, por vezes, encontrar o seu carregador às 11 da noite é difícil ao sentir exaustão de um dia longo, ou talvez você tem um telefone velho que não mantem a carga. Sorte para nós meros mortais, há a opção de economia de energia, que pode cortar funções não essenciais.

O autocuidado funciona da mesma maneira. É melhor recarregar nossa bateria regularmente, mas quando a vida fica difícil, podemos economizar energia cortando as coisas que não são essenciais.

Repensar o egoísmo

É comum em nossa cultura equiparar a abnegação com a auto-negligência. De fato, a auto-negligência é egoísta na sua raiz porque ignora as necessidades que nossos entes queridos tem de nos ver felizes e os fazem sentir culpa pelas coisas que desistimos em prol deles. Quando negligenciamos o autocuidado, provavelmente perderemos nossa saúde e alegria, ficaremos zangados, chorosos, sem foco e sucumbiremos a exaustão.

O autocuidado, em contrapartida, baseia-se numa fé fundamental no amor do Pai Celestial por nós. O autocuidado que flui desse amor divino nos enche completamente e transborda para a vida daqueles que nos rodeiam. Quando realmente cuidamos de nós mesmos, temos energia, alegria e um desejo de compartilhar as coisas boas da vida com nossos entes queridos.

Aqui estão algumas maneiras de melhor recarregar e priorizar o autocuidado sem nos tornarmos egoístas:

Ligue na tomada

Quando você conecta seu telefone todas as noites, você está reconhecendo que este dispositivo não é realmente mágico e que requer algum cuidado para funcionar da melhor forma.

Claro, todos sabemos que não somos imortais. Temos necessidades físicas, espirituais, mentais e emocionais. Simplesmente como os telefones celulares, precisamos nos conectar regularmente e recarregar, mas é fácil esquecer que precisamos de mais do que a oração e o estudo das escrituras para florescer. A espiritualidade é essencial para uma sensação de bem-estar, mas não vai constituir tudo o que você precisa para uma carga total.

Tente identificar o que é que pode estar drenando sua energia ou “poder”. Você está desgastado emocionalmente? Estressado? Sentindo-se distante de Deus? Precisa de algum tempo para você? Sobrecarregado com a família, chamados da ala, trabalho, etc? Uma vez que você descobriu o que está causando o problema, então, você pode fazer um brainstorming para descobrir como dar ao seu corpo o que precisa. Lembre-se, sono, relaxamento, exercício, diversão inofensiva, meditação, afastar-se algumas coisas, dar-se uma pausa, e o equilíbrio é essencial para uma vida saudável.

Reserve algum tempo para si mesmo

Diversão, realização, relaxamento, conexão, cor, expressão ou aventura. O que você faz, isso faz você mais você? Você ama escalar rochas? Você gosta de fazer parte do grupo nerd da Comic-Con? Descubra o que, além do amor de Deus, você precisa para ser feliz e encontre uma maneira de fazer isso para seu bem.

Eu sei que é difícil. Estou no meio da criação de cinco filhos, e há semanas em que estou “online” 12 horas ou mais a cada dia. Mas encontre sonhos que sejam viáveis dentro dos limites de sua vida e aliste seus entes queridos na busca deles.

smartphone

Ative a economia de energia

Digamos, hipoteticamente, que você se negligencia por alguns meses ou anos e você entra em exaustão. Isso pode manifestar-se em depressão, ansiedade, doença física, problemas de relacionamento ou apenas exaustão. Você está tendo problemas para conectar-se regularmente o suficiente para obter uma carga completa e não apagar no meio de um longo dia. E quando é a próxima carga? Bem, uma vez que a conta bancária está vazia, ou o seu cônjuge está fora da cidade, ou você está no limite do prazo de um projeto, ou seu filho está no hospital, somente os céus sabem. Mas você sabe que está carregando suas baterias menos vezes do que o ideal, e enquanto você trabalha para consertar isso, você ainda precisa sobreviver.

Tempo para economizar energia. Na verdade, é bastante simples e alguns de nós estamos fazendo isso por anos, mas ficando culpados por isso. (Tempo para parar, por sinal.) Basicamente, significa reduzir tudo, exceto o básico absoluto.

O que é o básico? Espero que seja óbvio que  é a oração, o estudo das escrituras e a noite familiar. Esses três são sua linha de vida e, se você está lutando para mantê-los, você vai conseguir. Mas existem outros itens essenciais, como por exemplo, comer. Dormir é bom. Algumas famílias insistem em ter absolutamente algum tempo fora todos os dias. Para mim, é tempo de ler. Eu me sinto como uma boa mãe quando isso acontece. Eu faço questão que isso aconteça mesmo quando estou no de economia de energia.

Toda família é diferente, então descubra o que dá à família alegria e conexão. Seja lá o que for para você, defenda-os contra as coisas menos importantes. Você vai descansar mais facilmente e também terá momentos difíceis, mas ficará feliz quando você ver que o que é necessário foi feito.

E as coisas menos importantes? Livre-se delas tão rapidamente quanto você puder. Entre elas podemos ver algumas das atividades extracurriculares dos seus filhos. Pode ser um trabalho extra ou um projeto que você pensou que iria ser vantajoso, mas está realmente desgastando você. E seja honesto com seu bispo sobre o que você pode ou não pode lidar. Ele é o representante de Deus para cuidar da ala – e você é um membro da sua ala!

O brilho em sua tela diminui no modo de economia de energia porque a maior parte de sua energia é direcionada a tudo, menos manter as aparências. Quanto mais rápido pudermos deixar isso de lado, melhor. A verdadeira luz de Cristo pode não impressionar superficialmente o mundo, mas é constante e confiável.

Dizer que não, não é para pessoas fracas. Algumas pessoas vão te envergonhar sem sequer querer fazer isso. Você poderá se sentir culpado às vezes. Em momentos como estes, pergunte-se se seus entes queridos merecem que você esteja bem saudável e feliz. Eles provavelmente escolheriam você ao invés das coisas que você faz para demonstrar amor a eles.

Então, conecte-o quando puder, e ative o “modo de economia de energia” quando não puder. E lembre-se, você foi feito para ser feliz.

Esse artigo foi traduzido do Inglês: LDSLiving

Relacionado:

Para Mães Sobrecarregadas: Seis Etapas Para Encontrar Mais Equilíbrio