fbpx

Por que ler a Bíblia? 7 maneiras para ter sucesso nesse estudo

ler a bíblia

Ler a Bíblia

Por que ler a Bíblia? Você já teve vontade de ler a Bíblia mas acabou desanimando? Muitas pessoas têm vontade de ler a Bíblia, mas elas desistem pelo caminho. Uns dizem que ela é muito grande. Outros dizem que é difícil entender… E você? O que pensa? Já pode ler toda a Bíblia?

E se você descobrisse que através da Bíblia sua vida pode ser mais feliz? Estaria disposto a conhecer o que a Bíblia tem a ensinar? A leitura da Bíblia melhora a vida de muitas pessoas ao redor do mundo todo. E ela pode ajudar você a ter uma vida melhor também (Isaías 48:17-18). Pode ajudá-lo(a) a tomar boas decisões, fazer bons amigos e claro ter uma vida mais tranquila e prazerosa. E o mais incrível: aprender a verdade sobre Deus.

Apesar de os livros da Bíblia terem sido escritos por pessoas diferentes, lugares e épocas também diferentes, todos foram inspirados pelo Pai Celestial. Todos os conselhos contidos na Bíblia vêm de Deus. Não há como errar se seguir estritamente o que ela diz. Há uma frase de Lao-Tsé, um filósofo e escritor chinês que diz: “Uma viagem de mil milhas, começa com um passo”. Ou seja, se queremos ler a Bíblia toda, que tal começarmos agora?

O importante é começar. O que poderia ajudar você a dar o pontapé inicial nessa tarefa? Veja algumas sugestões que podem ajudar a tornar seu estudo da Bíblia mais interessante, empolgante e significativo:

1) Esteja em um ambiente agradável

ler a bíblia

Lugares barulhentos, correria, muitas pessoas conversando e passando parece não ser o lugar ideal para concentrar-se em uma boa leitura. Tente encontrar um local tranquilo, sem coisas que possam distrair você. Um lugar fresco e silencioso convida o Espírito e você conseguirá concentrar-se melhor.

2) Prepare sua mente e seu coração

ler a bíblia

Quando fazemos exercícios físicos sem alongamento, não aproveitamos 100% de nossa prática física, justamente porque não houve uma preparação anterior. Da mesma forma, é estudar a Bíblia sem se preparar. Diferentemente de outros livros que abrimos, lemos e fechamos, a Bíblia pode trazer-nos impressões que nunca antes tivemos. Contudo, se não estivermos preparados nunca veremos isso.  Por isso, antes de começar, tente colocar suas preocupações de lado, desligue-se um pouco das coisas lá fora. Concentre-se no momento presente que é estudar a Bíblia e então as bênçãos de estudar virão (Salmos 24:5).

3) Faça uma oração

Na Bíblia encontramos os pensamentos de Deus, encontramos coisas que Ele disse que deseja que façamos e sejamos. Nada mais certo que pedir a ajuda Dele para entender o que Ele quer nos transmitir. O Espírito pode nos ajudar. E o Pai Celestial promete conceder o Espírito aos que pedirem a Ele (Lucas 11:13). Com o passar do tempo, vamos nos familiarizar com a Bíblia, com sua linguagem e expressões e vamos conseguir compreender até as coisas profundas de Deus (1 Coríntios 2:10).

4) Concentre-se no que está lendo

Mulher triste pensativa - como é a mente de um membro inativo.

Às vezes podemos ler alguma coisa e imediatamente após o término da leitura não sabemos o que lemos. Isso já aconteceu com você?

Não devemos ler apenas por ler. Devemos procurar aprender e compreender o que estamos lendo. Uma forma interessante é tentar imaginar a situação descrita ali: as pessoas, as coisas, as roupas, o contexto todo em si. Vamos nos transportar para a história de forma surpreendente.

5) Tenha objetivos pessoais

Se nós não temos um objetivo nas coisas que fazemos, quando o primeiro desânimo chegar, nós vamos abandonar a tarefa. Portanto, estabeleça um objetivo antes mesmo de iniciar. Por exemplo: quero aprender mais sobre a personalidade e natureza de Deus; quero ser mais semelhante a Jesus Cristo; quero ter um testemunho maior sobre a organização da Igreja etc. Com um objetivo em mente, não vamos fazer uma leitura mecânica e sim, um estudo significativo e com propósito.

6) Aproveite a tecnologia

ler a bíblia

Muitas pessoas não conseguem visualizar o que elas leem nas escrituras, logo, os recursos visuais podem ser interessantes para reforçar o que estudou. Podemos procurar por vídeos sobre as Escrituras e isso nos ajudará a compreender o estudamos. No site lds.org podemos encontrar muitos vídeos interessantes da Bíblia, sabia? E esses vídeos podem ser vistos em muitos dispositivos, bem como a Bíblia. Então, se você não tem a Bíblia impressa, em um clique ela pode estar disponível! Isso não é incrível?

7) Use maneiras diferentes

ler a bíblia

Talvez fique desanimado ao olhar para a Bíblia e até chegue a dizer: nossa, levará muito tempo para que eu leia tudo isso! Contudo, não necessariamente precisamos começar nosso estudo em Gênesis e terminar em Apocalipse. Podemos escolher uma parte da Bíblia que temos mais curiosidade. Ou ler em ordem de acontecimentos, ou ler por assuntos com ajuda do Guia para Estudo das Escrituras.

Temos também ao nosso alcance, vários manuais (aqui) que facilitam nosso entendimento. Eles podem ser baixados ou impressos. Se não entendermos uma parte, podemos recorrer a eles e isso nos ajudará.

| Inspiração
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
ansiedade
Como aproveitar as reuniões da igreja se você tem ansiedade
menos ativos
Uma coisa que todos os membros da Igreja deviam entender antes que...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *