O FSY é um programa para jovens de 14-18 anos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, baseado do programa “Especialmente para Jovens” – EFY, dos Estados Unidos e Canadá. Durante o feriado de carnaval, os jovens se reúnem em diversos lugares do país para aprender mais o Evangelho de Jesus Cristo e se divertir.

O programa é eficaz e inspirado. Os líderes e pais se preocupam com os jovens e falam frequentemente das coisas que eles devem esperar desse programa incrível. Entretanto, vamos falar aqui de três coisas que você NÃO deve esperar. Três coisas que podem ser aplicadas para qualquer acampamento ou conferência da igreja, não somente o FSY.

Ficar sozinho

Se você espera ficar sozinho durante o FSY porque é tímido ou não conhece as pessoas de seu grupo, você está enganado. Você sabe por que os missionários retornados falam tanto de seus companheiros de missão como se eles fossem irmãos da mesma família? Por que eles se tornam “amigos em Cristo.”

Quando servimos e vivemos o evangelho juntos, esta é uma amizade muito mais profunda e significativa. Você vai passar todos os dias do feriado tendo experiências divertidas e espirituais com seus novos amigos. No final do acampamento, garanto que ao se despedir de seus novos amigos, você vai sentir como se tivesse servido com eles por dois anos.

Sentir-se entediado

No começo do programa FSY muitos jovens ficavam um pouco apreensivos pela natureza espiritual do acampamento. Tudo o que eles queriam era pular na piscina. E não, não espere pular na piscina.

Há atividade de jogos na segunda-feira, bailes, e show de talentos,etc. Prepare-se para dançar muito e dar os gritos de guerra de sua equipe. Mas muitas atividades são focadas nas escrituras e no fortalecimento do testemunho dos jovens. Entretanto, não espere sentir-se entediado durante essas atividades.

Pelo contrário, essas experiências alimentam uma chama em seu coração que talvez você nem saiba que está lá. A felicidade que vem do evangelho de Jesus Cristo através da influência do Espírito Santo é indescritível. Ela é muito diferente e totalmente superior do prazer momentâneo que vem da diversão irreverente.

Ao se divertir com seus amigos de forma sadia por meio do programa cuidadosamente planejado pelos líderes, você vai criar memórias incríveis. Você vai entender bem disso, quando voltar pra casa, e quando as pessoas perguntarem “Como foi o acampamento?” Você vai falar:

“Foi incrível… eu, não sei explicar. Você precisa estar lá para entender.”

Voltar sem um testemunho fortalecido

Por causa dessas experiências que falamos anteriormente já é bem óbvio a este ponto: Não espere voltar sem um testemunho fortalecido. Se você seguir o programa da forma que foi estabelecido, e humildemente abrir o seu coração para Jesus Cristo, você vai fortalecer seu testemunho de diversas formas.

Leve uma pergunta com você. Diga ao Senhor, “Eu adoraria sentir que isso é verdadeiro.” Lembre-se da promessa da escritura tema de 2018:

“Aprende de mim e ouve minhas palavras; anda na mansidão de meu Espírito e terás paz em mim.” (D&C 19:23)

Busque se qualificar para essa promessa durante essa oportunidade única. Se aproxime de Jesus Cristo, e você o sentirá guiando sua vida.

Relacionado:

3 Dicas para chegar no acampamento ou conferência de carnaval espiritualmente preparado

Minhas Recordações como Consultor do FSY