fbpx

Promessas do Mundo X Promessas do Senhor

mormon-bibliaNosso mundo é um lugar muito confuso, e até, pelo menos, nas duas últimas décadas, na cultura ocidental, éramos capazes de confiar em alguns princípios e modos de pensar, de algum modo universais, baseados na teologia cristã para interpretar o que acontecia na vida. Se íamos para a guerra, orávamos a Deus para que nos protegesse. Se perdêssemos um ente querido, nos voltávamos a Deus procurando conforto. Se algum de nossos filhos se extraviassem, acusávamos o diabo de ter trabalhado entre nós. A vida era mais fácil, por causa das bênçãos prometidas se fossemos obedientes aos mandamentos. Acreditávamos nessas promessas.

Então, o que mudou? Agora, quando vamos a guerra, estamos tão ocupados competindo uns com outros pela supremacia, que somos incapazes de fazer qualquer coisa. Não concordamos com mais nada. Todos estão mais preocupados consigo mesmos, ao invés, de realizar algo de bom em beneficio de outros. As pessoas tem ficado tão preocupadas em ofender os outros que não dão mais conselhos por medo de serem processadas ou humilhadas publicamente por serem racista ou intolerantes. Os cristãos não estão mais dispostos a se colocarem a frente e trabalharem duro para preservar o que acreditam. Como resultado, aqueles que não acreditam, e aqueles que odeiam os cristãos estão ganhando terreno em todo mundo.

As Promessas do Mundo

Nesta vida temos dois campos ideológicos contraditórias. Pode parecer mais, mas todos eles caem em um campo ou em outro. Primeiramente, vamos falar das promessas que o mundo nos faz (o parque de diversões de Satanás). O diabo anda pela terra usando vários disfarces, mas todos eles servem a um único proposito, afastar as pessoas da visão da eternidade. Tudo o que ele precisa fazer é nos levar a acreditar apenas nesta vida ou mesmo no hoje,  e ele venceu a guerra pela alma. Vamos ver o que nos é prometido se aceitarmos os caminhos do mundo. Abaixo, enumerei algumas coisas que o mundo nos promete.

  • Se colocamos a culpa em alguém ou em alguma coisa pelo que acontece em nossas vidas, alguém se sentirá culpado e cuidará de nós.
  • Se apontarmos nosso dedo por tempo suficiente e exigirmos nossos direitos, mesmo que o problema em questão tenha acontecido eras atrás, eventualmente seremos recompensados. Também seremos justificados em continuar reclamando para sempre, mesmo depois que recebemos aquilo que considerávamos justo e, portanto, podemos deixar de ser responsáveis por nosso própria vida, porque a sociedade vai cuidar de nós, afinal, foram nossos antepassados que foram injustiçados.
  • Nos últimos tempos, alguns grupos religiosos acreditam que podem se mudar para uma comunidade e impor seu estilo de vida ao restante das pessoas. De algum modo, aceitar a que as pessoas são diferentes, se tornou algo do passado. Quem grita mais, impõe seu estilo de vida aos que gritam menos, não importa se o novo grupo representa ou não uma minoria.
  • Se pararmos ou comermos isso ou aquilo, seremos mais saudáveis e bonitos. Devemos reservar cada momento livre em academias, porque somos esportistas e é isso o que esportistas fazem, se exercitam. Temos que ser extremamente magros para sermos atraentes. Afinal, quem pode ser feliz de outro jeito?
  • Se comprarmos o carro do ano e se nossa roupa for importada ou daquela marca famosa, nossas vidas terão um proposito e todos nos amarão. Se tornar escravos de parcelamentos infinitos com juros criminosos para comprar tudo o que se deseja. Afinal, o que é mais importante do que o amor que advém dessas coisas?
  • O dinheiro é tudo. A felicidade é proporcional a quantidade de dinheiro que se tem. As pessoas que são famosas e populares são antes de tudo, ricas. A fama é o resultado do sucesso financeiro. O status do dinheiro é o objeto mais importante da vida. Todas as pessoas podem ser vendidas ou compradas com dinheiro.
  • O poder também é tudo. Se você estuda nos lugares certos, conhece as pessoas certas, vive no bairro certo, tudo se torna possível. Uma vez que você obtêm o poder, se torna intocável. Você pode literalmente fazer qualquer coisa e se livrar das consequências. Não é este o propósito da vida? Se divertir e não pagar a conta?

Vale a pena?

Minha intenção em fazer esta lista é demonstrar que o mundo não nos oferece nenhuma promessa que realmente valha a pena. É claro que, se ficarmos apenas nos lamentando sobre o quão pobres somos, eventualmente, o governo começará a cuidar de nós em troca de nosso voto, o que garante seu poder contínuo, sem contestação. Mas o que dizer de todas as mensagens publicitárias e ideologias que varrem o mundo? Nenhuma delas pode nos oferecer qualquer coisa de valor que não vai desaparecer com a morte. Mesmo Hollywood e a mais recente revolução sexual não pode nos oferecer nada que traga felicidade duradoura, apesar de sua influência na mídia.

As promessas deste mundo valem para este mundo. Todos os contratos terminam com a morte. Na verdade, o mundo passa a metade do tempo quebrando suas próprias promessas. Quantas vezes ouvimos falar de algo nos faria ficar mais magros ou felizes por um certo período de tempo? São todas promessas vazias em que não podemos confiar. Mesmo que sejam cumpridas, elas vão durar enquanto pudermos comprá-las, porque não podemos ser felizes sem aquele produto.

Eu lhe pergunto, tudo isso, realmente vale a pena? Um milhão de vozes prometendo coisas que não podem garantir, e nada dura mais do que um simples momento? Afinal, uma nova atualização já esta virando a esquina. As promessas do mundo valem o esforço que fazemos para obtê-las? Vamos ver agora as promessas do Senhor.

As Promessas do Senhor

Jesus-Multidão-MórmonO mundo faz promessas especificas que, frequentemente, não cumpre e não pode cumprir. O Senhor faz promessas de uma natureza completamente diferente. Em troca de nossa obediência aos Seus mandamentos (leis de felicidade), o Senhor nos promete alegria neste mundo e a felicidade eterna depois da morte. O mundo diz que podemos ser felizes ao comprarmos certas coisas. Deus diz que a felicidade não depende de coisas. Podemos encontrar paz e alegria mesmo em momentos de grande dificuldade e sofrimento. Basicamente, o mundo precisa que nos concentremos no aqui e no agora, porque, Satanás sabe que não tem muito tempo para fazer sua obra de distração e destruição.

O Senhor sabe e procura nos fazer acreditar que temos a eternidade diante de nós. E o modo como decidimos viver  aqui e o agora, afeta diretamente  o tipo de vida que teremos no além. Por isso, Suas promessas possuem uma natureza mais permanente. Por exemplo, quando somos batizados, fazemos um contrato com Deus, um convenio, em obedecer Suas leis, e em retorno Ele nos promete o seguinte:

8 E aconteceu que ele lhes disse: Eis aqui as águas de Mórmon (pois assim eram chamadas); e agora, sendo que desejais entrar no rebanho de Deus e ser chamados seu povo; e sendo que estais dispostos a carregar os fardos uns dos outros, para que fiquem leves;

9 Sim, e estais dispostos a chorar com os que choram; sim, e consolar os que necessitam de consolo e servir de testemunhas de Deus em todos os momentos e em todas as coisas e em todos os lugares em que vos encontreis, mesmo até a morte; para que sejais redimidos por Deus e contados com os da primeira ressurreição, para que tenhais a vida eterna—

10 Agora vos digo que, se for este o desejo de vosso coração, o que vos impede de serdes batizados em nome do Senhor, como um testemunho, perante ele, de que haveis feito convênio com ele de servi-lo e guardar seus mandamentos, para que ele possa derramar seu Espírito com mais abundância sobre vós? (Mosias 18:8-10)

Companheiro Constante

Ele promete que dará o Seu espirito para ser nosso companheiro constante, para estar conosco, se obedecermos os mandamentos. Agora, vamos ver a oração sacramental, que é uma renovação semanal de nossos convênios batismais. Esta é a oração oferecida para se abençoar o pão:

77 Ó Deus, Pai Eterno, nós te rogamos em nome de teu Filho, Jesus Cristo, que abençoes e santifiques este pão para as almas de todos os que partilharem dele, para que o comam em lembrança do corpo de teu Filho e testifiquem a ti, ó Deus, Pai Eterno, que desejam tomar sobre si o nome de teu Filho e recordá-lo sempre e guardar os mandamentos que ele lhes deu, para que possam ter sempre consigo o seu Espírito. Amém. (D&C 20:77)

E Esta é a oração oferecida para se abençoar a água:

79 Ó Deus, Pai Eterno, nós te rogamos em nome de teu Filho, Jesus Cristo, que abençoes e santifiques este vinho para as almas de todos os que beberem dele, para que o façam em lembrança do sangue de teu Filho, que por eles foi derramado, e testifiquem a ti, ó Deus, Pai Eterno, que sempre se lembram dele, para que possam ter consigo o seu Espírito. Amém. (D&C 20:79)

Em todos esses três convênios é prometido que o Espirito estará conosco se obedecermos os mandamentos e viver de acordo com Sua vontade. Mas por que ter o Espirito conosco é assim tão importante? A resposta pode ser encontrada em Mosias 2:41.

41 E ainda mais, quisera que considerásseis o estado abençoado e feliz daqueles que guardam os mandamentos de Deus. Pois eis que são abençoados em todas as coisas, tanto materiais como espirituais; e se eles se conservarem fiéis até o fim, serão recebidos no céu, para que assim possam habitar com Deus em um estado de felicidade sem fim. Oh! Lembrai-vos, lembrai-vos de que estas coisas são verdadeiras, porque o Senhor Deus as disse. (Mosias 2:41)

Diferenças

A diferença entre Satanás e o mundo e Deus, nosso Pai, é que Satanás não pode dizer a verdade e Deus não pode mentir. O desafio que temos é que neste mundo Satanás nos rodeia, bombardeando suas falsas mensagens a cada hora de cada dia. O Senhor está fisicamente distante de nós, mas Ele enviou o Seu espirito. Os caminhos do Senhor nos proporcionam paz, alegria, felicidade, realização, e uma união eterna com aqueles que amamos. Mas temos que esperar até deixarmos esta vida para que possamos receber a recompensa final de viver com Deus. Enquanto isso, podemos vivenciar a paz interior que somente os obedientes podem gozar. O Espirito sussurra paz a nossas almas e nos traz alegria e felicidade com Ele. Nenhum dispositivo eletrônico é necessário.

Eu volta a minha pergunta inicial: “Então, o que mudou?” Na verdade, a única coisa que já mudou é o homem. Nossa sociedade já começou a acreditar mais em Satanás do que em Deus, e, portanto, o caos, que é a marca do diabo, reina. Só no reino de Cristo é que vamos encontrar a paz para as nossas almas, a capacidade de perdoar e ser perdoado, e a alegria da vida familiar. É somente através das bênçãos de ter o Espírito Santo presente em nossas vidas que seremos capazes de olhar para a frente, para a eternidade, com esperança em nossos corações. Esperamos por um dia melhor do que aqueles que vivemos aqui na mortalidade. Por meio do Espírito Santo não viveremos mais para hoje, mas para a eternidade, que é onde estaremos para sempre, uma vez que deixarmos esta vida mortal.

Considerando o histórico do mundo, e o histórico do Senhor, eu escolho seguir o Senhor.

Recursos Adicionais

Saiba mais sobre a Igreja de Jesus Cristo

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *