fbpx

Quando A Maldição Se Torna A Bênção

Maldição se torna bênção - crescimento pessoal na estrada da vida

Quando uma maldição se torna bênção

Quando alguma coisa ruim, frustrante ou dolorosa acontece na sua vida, leve em consideração que talvez isso seja EXATAMENTE o que você precisa para progredir ou ir para frente.
Há algumas semanas, estávamos tendo uma reunião em nossa fazenda de gado no México. Por que tínhamos muito gado para guiar naquele dia, selamos todos os cavalos que estavam à disposição. Quando todos estavam quase prontos para cavalgar, um de nossos vaqueiros ficou bravo com alguma coisa e desistiu, o que foi frustrante para meu marido Elbert. “Por que ele tinha que desistir justo HOJE!?”. Ele precisava de todo cavalo e vaqueiro possível para cumprir com as tarefas daquele dia!

Elbert não estava planejando cavalgar neste dia, mas por causa dessa vaga súbita, ele foi obrigado a cavalgar pelas próximas 5 horas. Ao final dessa longa e saltitante cavalgada, ele teve alguns sintomas perturbadores que, para encurtar, obrigou-o a ir ao hospital. Descobriram que ele tinha um tumor cancerígeno na bexiga, que requeria cirurgia. Então aqui vai o resumo: SE o vaqueiro não tivesse desistido do trabalho naquele momento crítico, ENTÃO Elbert nunca teria descoberto que tinha câncer até, quem sabe, uma hora mais tarde quando o tumor ficasse ainda mais grave.

Na sala de cirurgia, descobriu-se que o tumor estava num primeiro estágio de câncer, o que era muito mais fácil de ser tratado. O que era uma situação negativa e frustrante, tornou-se, na verdade, uma bênção!

Acontece que isso é uma FÓRMULA comum em nossas vidas, uma fórmula que o Senhor usa para o nosso progresso. SE algo doloroso ou desafiador acontece, e aprendemos a lição à qual ela foi projetada para nos ensinar, ENTÃO o propósito e as recompensas irão se manifestar.

De Tragédia à Destino

Em 1985, meus amigos Rex Lowe e sua esposa Pat estavam dirigindo numa rua perto de um município na África do Sul, e estavam diminuindo a velocidade ao se aproximar do semáforo. Eles viram dezenas de crianças com pilhas de pedras na frente delas, e quando um adulto mandou, elas começaram a jogar as pedras no carro deles. Uma moça pegou uma pedra do tamanho da cabeça de Pat e arremessou no vidro lateral do passageiro, quebrando o vidro em pequenos pedaços, desacordando Pat, e fazendo com que sangrasse profusamente. Rex apressou-se em tirá-los daquele bairro perigoso e em correr para o hospital. Pat foi ressuscitada, mas os médicos gastaram um bom tempo tirando os cacos de vidro de sua caixa craniana.

Alguns meses mais tarde, Rex, que era um empreiteiro, foi à reunião do Lion’s Club, onde discutiram sobre um pedido do conselho da cidade para que construíssem um orfanato. Perguntaram se ele poderia ajudar, e Rex prontamente aceitou, mas quando ele visitou o local do futuro orfanato, ele viu que era o MESMO LUGAR onde ele e Pat tinham sido selvagemente atacados pelas crianças alguns meses antes. O trauma dessa memória foi doloroso, mas com o tempo ele foi percebendo que o Senhor estava tentando dar-lhe uma oportunidade de se aprimorar.

Ele e Pat decidiram que uma maneira significativa de perdoar aquelas crianças era contribuindo com o tempo e o trabalho de Rex, sem nenhum custo, para a construção do Orfanato, com o desejo e a oração de que alguma coisa boa viesse disso. O Orfanato ainda está lá em pé, e o trabalho que ele doou tem ajudado centenas de órfãos durante esses últimos anos. Isso foi uma “maldição” que se tornou numa grande bênção para eles e para aqueles órfãos.

Um Nível Mais Elevado

C. S. Lewis observou profundamente: “Quando as dificuldades vêm – doenças, problemas financeiros, novos tipos de tentações – [o homem] fica desapontado. Essas coisas – este homem sente – talvez tivessem sido necessárias para despertá-lo e fazê-lo se arrepender em seus dias de rebeldia. Mas por que então agora? Isso se dá porque o Senhor o está forçando para um nível mais elevado: colocando-o em situações onde ele terá que ser mais valente, ou mais paciente, ou mais amoroso do que ele jamais sonhou em ser antes. Pode parecer algo desnecessário para nós: mas isso é porque ainda não temos a mínima noção da grandiosidade que o Senhor nos quer fazer chegar.” (Mere Christianity, p. 174).

O que Ele está fazendo de você?

De Defeito a Empatia e Serviço

Eu tenho uma amiga que veio de uma família bem difícil e que foi abusada repetidas vezes quando ainda era criança e jovem. Sua vida foi preenchida com aversão própria, com automutilações e outros vícios. Finalmente, ela chegou aos seus 50 anos ao ponto de querer mudar com todas as suas forças. Ela se arrependeu das coisas que tinha para se arrepender e começou o longo e difícil processo de recuperação dos vícios. DEVIDO ao que ela aprendeu nesse extenso processo, ela agora é uma referência de esperança para milhares de pessoas, encorajando-as em conversas pessoais assim como em seu web-site que traz sustento e apoio a elas. Sua “maldição” se tornou numa bênção para muitos.

Quando buscamos significados em nossas dificuldades, começamos a aprender as razões porque fomos permitidos passar por essas circunstâncias.

Ângulos e Oportunidades

Quando Dalai Lama, o líder político e espiritual do Tibete tinha apenas 16 anos, os militares chineses invadiram e ocuparam o país. Após alguns poucos anos, ele foi obrigado a deixar seu amado país, quando monastérios e milhares de volumes de literatura tibetana foram queimadas. Foi excruciante para ele saber que os chineses queriam apagar a sua cultura e que ele nada podia fazer. Ele foi forçado ao seu exílio, em 1959, onde permanece até hoje. Mas ele prontamente admite que esse infortúnio acabou virando uma grande oportunidade para seu crescimento pessoal.

Disse ele: “Para cada evento na vida, há muitos ângulos diferentes. Quando você olha para um mesmo evento com uma perspectiva maior, seu senso de preocupação e ansiedade diminuem, e você tem uma alegria maior (…) Então, ao olhar de um certo ângulo você sente ‘Ó, que ruim, que triste!’. Mas se você olhar essa mesma tragédia, esse mesmo evento, de um ângulo diferente, você vê que isso lhe proporciona novas oportunidades” (The Book of Joy, p. 194-195). Se ele tivesse permanecido em seu palácio no Tibete, ele nunca teria ganho a compaixão e a sabedoria que o tornaram um mentor mundial.

Quem Você Seria?

Lembre-se de um tempo de sofrimento em sua vida. Reflita em todas coisas boas que vieram disso. Quem você seria sem essa experiência? Você realmente gostaria de apagar todo o crescimento e clareza que você conseguiu com essa dificuldade?

Por que?

Pelo que você está passando agora? O que o Senhor está fazendo de você? Quais coisas boas você está ganhando? Mais paciência? Mais espiritualidade? Você não está sendo preparado para algo mais? Se você está numa posição ruim, tenha em mente que talvez tenha alguma coisa espetacular bem próxima a você para a qual você está sendo preparado.

Sempre nos perguntamos o PORQUÊ de coisas ruins nos acontecerem. Numa escala maior, esse é o infortúnio, a dificuldade, ou a catástrofe de que precisamos exatamente para ganhar experiência e sabedoria de maneira a fazermos o que nascemos para fazer. Ou, numa escala menor, isso pode ser simplesmente a terna misericórdia para nos mostrar o próximo passo que devemos dar. Qualquer que seja a forma, a “maldição” pode ser na verdade uma bênção. SE olharmos dessa forma para a vida, ENTÃO seremos abençoados.

Artigo original escrito por Anne Hinton Pratt no site LDSMag.com. Traduzido por Nathan Kutomi.

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *