fbpx

Por que a Alegria É Associada com o Trabalho no Templo nas Escrituras?

a alegria do templo

A alegria: “Ninguém pode calcular a extraordinária alegria que nos encheu a alma na ocasião em que vimos [Cristo] orar por nós ao Pai. E aconteceu que após haver terminado a sua oração ao Pai, Jesus se levantou; mas tão grande era o júbilo da multidão, que ficaram prostrados.”
3 Néfi 17:17-18

O Saber

Os santos dos últimos dias aprendem há tempos que eles conseguem encontrar alegria em servir no templo. O Élder Franklin D. Richards do Primeiro Quórum dos Setenta contou uma experiência em que ele testemunhou a grande alegria de uma oficiante do templo como resultado de seu serviço no templo. Ela disse-lhe: “Amo meu serviço no templo e sei que não posso ser realmente feliz se estiver longe dele. Tenho alegria e satisfação que não são encontradas em nenhum outro lugar.”

Como esta mulher, muitos antigos santos falaram da alegria que vivenciaram ao estar no templo ou perto dele. Por exemplo, o Salmo 16, chamado de “oração para a admissão ao templo”, declara que “na presença de Deus é plenitude de alegria” (Salmo 16:11; 21:6). O Rei Davi falou da alegria que ele sentiu por meramente testemunhar a vontade de seu povo para ajudar a construir o templo de Deus (1 Crônicas 29:17; Esdras 6:16). E o salmista, exclamou: “vale mais um dia nos teus átrios do que mil [em qualquer outro lugar]. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios” (Salmos 84:10). Em outras palavras, ele acreditava que qualquer tipo de serviço no templo, não importa importando a posição, traria alegria e seria preferível a estar fora no mundo, entre os iníquos.

Visita de Cristo

Essa alegria encontrada no templo e nos ensinamentos de lá também é enfatizada no relato da visita de Cristo às Américas no Livro de Mórmon. Em 3 Néfi 11, quando Jesus desceu do céu, Ele encontrou uma multidão reunida no Templo em Abundância (3 Néfi 11:1). Foi neste ambiente do templo que Ele apresentou Seus ensinamentos e convênios sagrados para as pessoas.

A certa altura durante Seu ministério, Jesus se ajoelhou e orou na presença do povo. Testemunhas relatam que “ninguém pode calcular a extraordinária alegria que nos encheu a alma na ocasião em que o vimos orar por nós ao Pai” (3 Néfi 17:17). Quando Jesus terminou de orar, “tão grande era o júbilo da multidão, que ficaram prostrados” (v. 18). Comovido, em resposta à alegria indescritível deles, Jesus declarou que Sua alegria era “completa” (v. 20).

Mais tarde, Jesus citaria Isaías 52 sobre a coligação de Israel e a redenção de Sião, declarando “Aí, rejubilar-se-ão” (3 Néfi 20:34). No final de Seu Ministério de três dias, Jesus encerrou Seus ensinamentos, expressando a grande alegria que Ele, o pai e os anjos vivenciaram por causa da retidão do povo:

“E agora, eis que minha alegria é grande, até a plenitude, por causa de vós e também desta geração; sim, e até o Pai se alegra e também todos os santos anjos, por causa de vós e desta geração; porque nenhum deles está perdido(…) e neles minha alegria é completa. (3 Néfi 27:30 -31)

O Porquê

Por que o templo, seus ensinamentos e o trabalho do templo são tão fortemente associados com sentimentos de alegria? As escrituras nos dão muitas razões, inclusive:

Simplesmente observar a beleza do templo pode trazer alegria.

Como o salmista, exclamou: “Formoso de sítio, e alegria de toda a terra é o monte Sião (…) Grande é o Senhor… no seu monte santo(…) ó Deus, da tua benignidade, no meio do teu templo”       (Salmos 48:2, 1, 9).

O templo representa um estado melhor

O templo representa o jardim do Éden e o estado edênico do mundo que Cristo iniciará na Sua segunda vinda, que será cheio de paz e alegria.

Como Isaías profetizou: “Porque o Senhor consolará Sião; consolará todos os seus lugares assolados e fará o seu deserto como Éden e o seu ermo como jardim do Senhor; alegria e contentamento achar-se-ão nele… Isaías 51:3,11; Jeremias 31:13).

O templo representa o céu ou o Reino de Deus

O templo representa o céu ou o Reino de Deus, um lugar onde os justos serão consolados e recompensados com a alegria eterna.(3 Néfi 28:10; Doutrina e Convênios 51:19)

A grande escadaria do templo e Paris França

O templo é um lugar onde podemos experimentar a alegria de nos humilharmos perante o Senhor.

Depois que Amon “ficou tão enlevado na alegria de seu Deus, que se lhe exauriram as forças” aprendemos que “essa é a alegria que ninguém recebe, senão o verdadeiro penitente e o que humildemente busca a felicidade” (Alma 27:17 – 18).

A alegria da redenção de Jesus Cristo

O templo centraliza nossa mente na alegria que surge por causa da nossa redenção por meio de Jesus Cristo.(Alma 22:15; 36:20 – 21, 24 e 25; Moisés 7:53, 67; 5:10-11; Doutrina e Convênios 138:15, 17)

O amor do Senhor

No templo, vivenciamos o amor puro que o Senhor tem por nós e nossa família. Quando Leí comeu do fruto da árvore da vida (um símbolo do templo) declarou que “ele encheu-me a alma de imensa alegria; portanto comecei a desejar que dele também comesse minha família” (1 Néfi 8:12; Salmos: 5:11). O profeta Sofonias descreveu de modo semelhante a alegria e o amor que Deus sente quando está conosco: “O Senhor teu Deus, o poderoso, está no meio de ti… ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo” (Sofonias 3:17). Jesus falou sobre aqueles que cumprem Sua palavra: “Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo” (João 15:9-11).

Nossos sacrifícios

Ao adoramos nos altares dos templos sagrados, podemos saber que o Senhor está satisfeito com nossos sacrifícios.Foi depois de oferecer sacrifícios de animais que Adão e Eva conheceram “a alegria [da] redenção” (Moisés 5:11). Como o pregador exclamou: “Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe com coração contente o teu vinho, pois já Deus se agrada das tuas obras” (Eclesiastes 9:7; Salmos 42:4; Neemias 42:43).

O Senhor visita Sua santa casa

O Senhor visita Sua santa casa e a presença do Seu Espírito habita lá. O salmista declarou que “na presença de Deus é plenitude de alegria” (Salmo 16:11). Os irmãos Néfi e Leí experimentaram “daquela alegria que é inexplicável” quando “o Santo Espírito de Deus desceu do céu e penetrou-lhes o coração” (Helamã 5:44-45). Jesus comparou entrar na presença de Deus com “entrar no gozo do teu Senhor” (Mateus 25:21, 23). Outras escrituras também declaram que as visitas do Senhor causam sentimentos de “grande alegria” (1 Néfi 19:11; Jó 33:26).

Este último ponto é talvez uma das maiores razões pelas quais encontra-se alegria no templo e no trabalho que lá se faz. Como o profeta Habacuque declarou, “o Senhor está no seu santo templo” (Habacuque 2:20). Quando entramos na presença do Senhor no templo, podemos receber a “plenitude da alegria”. Jesus explicou aos três discípulos nefitas porque isso acontece. Ele prometeu que por causa de seu desejo de fazer o Seu trabalho: “sim, vossa alegria será completa, assim como completa foi a alegria que me deu o Pai; e sereis como eu sou e eu sou como o Pai; e o Pai e eu somos um” (3 Néfi 28:10). Essa, Jesus confirmou, é uma alegria que “ninguém vo-la tirará” (João 16:22, 24).

No templo, podemos unir-nos ao nosso Salvador e ao nosso Pai Celestial e vivenciar essa alegria inexplicável e gloriosa (1 Pedro 1:8; 4:13) que existe na presença Deles. Podemos ser preenchidos com o Espírito Santo, que leva sentimentos inexprimíveis de alegria a nossos corações. No templo, podemos realizar um trabalho aceitável e agradável a Deus. Lá, podemos perceber que a alegria é nosso propósito e nosso destino. Afinal, como o profeta do Livro de Mórmon, Jacó, declarou, os homens e as mulheres “existem para que tenham alegria” escolhendo livremente a vida eterna “por meio do grande Mediador de todos os homens” (2 Néfi 2:25, 27).

Traduzido por Luciana Fiallo Alves

Fonte: www.ldsmag.com

 

| Para refletir
Publicado por: Luciana Fiallo
Tradutora e intérprete de formação e paixão. Escolheu essa profissão para, no futuro, poder fazer lição de casa com os filhos e continuar trabalhando.
Os Smartphones Sequestraram Nossa Espiritualidade?
Mórmons Emprestam Capela para Congregação Judaica Por Um Ano

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *