fbpx

O que é arrebatamento?

Nas escrituras vemos que homens foram arrebatados por Deus para desfrutarem de visões extraordinárias. Este foi o caso de João, o Amado (Apocalipse 1:10) que foi arrebatado num domingo há vários séculos atrás.

Por definição, arrebatar significa ser transportado de maneira miraculosa para um lugar longe, levado ou elevado. Há dois [1] tipos de arrebatamento mencionados nas escrituras. Um para, como já expusemos, permitir que revelações especiais possam ser concedidas. Outro, para salvaguardar um servo de Deus.

Um exemplo do primeiro tipo de arrebatamento é o de Néfi, que foi “arrebatado a uma montanha muito alta, que [ele] nunca vira e sobre a qual nunca havia posto os pés” (1 Néfi 11:1). Néfi foi arrebatado para aprender através do Espírito Santo o plano de salvação.

Um exemplo do segundo tipo de arrebatamento é encontrado em outro homem chamado Néfi (filho de Helamã), que foi “levado pelo Espírito, de multidão em multidão” para que o povo não pudesse agarrá-lo e pô-lo na prisão e para que ele anunciasse a todos a palavra de Deus” (Helamã 10:16-17).

Aprendemos ainda que o arrebatamento pode transportar-nos a um lugar especial e incomum (Moisés 1:1), transformar um lugar comum em um lugar santo (como no monte da transfiguração, Mateus 17:2; e no bosque sagrado, JS – História 1:15-17) ou pode apenas levar o penitente a um lugar diverso, ainda que ordinário (como no caso do Salvador, que foi transportado pelo Espírito para o Templo – ver TJS Mateus 4:1, 5-6, 8-9).

Quando uma pessoa é arrebatada sofre uma mudança física, a qual chamamos de transfiguração (GEE “Transfiguração”). A transfiguração faz com que suportemos visões da eternidade, mas aparentemente pode nos alienar de tal modo que não sabemos se estamos no corpo ou fora do corpo (II Coríntios 12:4). A transfiguração é temporária, e, portanto, difere da transladação (GEE “Transladação”).

Todos os justos que estiverem vivos quando Cristo voltar serão arrebatados para que a Terra seja elevada a uma glória Terrestrial, e os iníquos serão queimados (GEE “Terra – Purificação da Terra”; “Segunda Vinda de Cristo”).

 

____________

NOTAS

[1]  Podemos ainda acrescentar um terceiro tipo de arrebatamento. Embora seja muito peculiar, ou melhor, singular – o que nos leva a pensar que seja um caso único – é o arrebatamento de Maria, mãe do Senhor. Ela foi arrebatada para ficar grávida, mesmo permanecendo virgem, do Filho do Pai Celestial (1 Néfi 11:19).

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Dedicação do local da Restauração do Sacerdócio
Como é estagiar no Escritório da Igreja da União Europeia?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *