fbpx

É certo estudar no domingo, o Dia do Senhor?

Essa pergunta é muito importante – porém, sua resposta é pessoal. Conforme o Presidente Russell M. Nelson ensinou precisamos decidir qual sinal queremos dar a Deus em Seu Dia Santo. Ele disse:

“Aprendi nas escrituras que minha conduta e minha atitude no Dia do Senhor constituíam um sinal entre mim e meu Pai Celestial. Com esse entendimento, não precisei mais de listas do que fazer ou evitar. Quando tinha que tomar a decisão sobre uma atividade ser ou não adequada para o Dia do Senhor, simplesmente me perguntava: ‘Que sinal quero dar a Deus?’ Essa pergunta fez com que minhas escolhas para o Dia do Senhor ficassem bem claras” (“O Dia do Senhor É Deleitoso,” Conferência Geral de abril de 2015).

O Senhor nos deu este mandamento – de guardarmos o Seu Dia – dizendo:

“Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra,

Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.”

Compreendendo este mandamento, será que estudar (pra escola, faculdade, concurso ou trabalho) é o sinal mais adequado que você pode transmitir a Deus sobre a importância do Dia Santo?

Experiência de alguns líderes da Igreja

Estudando Escrituras estudarSerá que estudar no dia do Senhor é considerada uma “obra” que não deve ser feita no domingo? Alguns líderes da Igreja contaram suas experiências pessoais sobre o assunto:

“Vocês que são estudantes devem decidir qual deve ser seu padrão no tocante ao estudo no Dia do Senhor. Falo por experiência própria, por ter frequentado três universidades diferentes, entre elas a faculdade de Direito e uma pós-graduação em Direito Comercial. Durante parte desse tempo, servi como bispo e trabalhei em Nova York como advogado. Eu tinha todas as tentações e oportunidades para estudar no Dia do Senhor, mas fiz disso um simples ato de fé e princípio e decidi nunca estudar no domingo. Sinto que o Senhor honrou meu compromisso. Consegui concluir todos os meus estudos e tive sucesso onde precisei.” (Élder Earl C. Tingey, “Estabelecer Padrões Eternos”, A Liahona, outubro de 2004).

“Ao estudar na Universidade Brigham Young–Havaí, eu estava em um ambiente novo, e o inglês era meu segundo idioma. Era difícil, e eu sabia que precisava de auxílio acadêmico se quisesse manter minha bolsa de estudos. Sem isso, não conseguiria manter-me na faculdade. Além disso, eu tinha assumido o compromisso de não estudar aos domingos.

Certo dia, enquanto eu lia Doutrina e Convênios, um versículo em particular me tocou muito. Ao ler a seção 109, versículo 7, deparei-me com esta passagem: “Procurai conhecimento, sim, pelo estudo e também pela fé”. Esse versículo tornou-se o ponto-chave de meu sucesso acadêmico. Com fé e estudo diligente durante seis dias da semana, fui abençoado em meus estudos. Alguns de meus colegas de curso se perguntavam como eu conseguia me sair tão bem sem estudar aos domingos, como eles faziam. O que aprendi foi que o aprendizado pela fé pode superar muitos desafios.” (Élder Chi Hong (Sam) Wong, “Fé, Esperança e Caridade: Virtudes Entrelaçadas”, A Liahona, Dezembro de 2016.

vida bagunçada em santa

As Promessas de Deus

Se confiarmos no Senhor e guardarmos seu Santo Dia seremos abençoados. Isso não significa que deixaremos de estudar. Às vezes precisaremos acordar mais cedo ou dormir mais tarde – ou até mesmo deixar alguns lazeres de lado. Mas se fizemos o nosso melhor, o Senhor estará conosco.

Quando for absolutamente inevitável realizar “alguma obra” que não seja condizente com o Dia do Senhor, como trabalhar para sustentar a família, atender uma emergência, viajar ou prestar um concurso publico ou vestibular – somos justificados perante o Senhor. Entretanto, precisamos fazer nosso melhor mesmo em situações atípicas para mostrar ao Senhor que lembramos e honramos Seu Dia.

Em Isaías aprendemos que se honrarmos ao Senhor santificando o Dia do Senhor, então teremos alegria em nosso relacionamento com o Senhor e obteremos tanto bênçãos espirituais como temporais:

Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,

Então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o falou. (Isaías 58:13-14)

Relacionado:

É errado colar numa prova? Veja o que dois profetas disseram sobre isso

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Veja o Local que será Construído o Templo de Brasília
Ler o Livro de Mórmon e ser mais Bondoso - Saiba o que o Profeta...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *