fbpx

A oração que Deus nunca responde, para o nosso bem

responde, sentir-se excluído

A oração que Deus nunca responde é para que as coisas permanecem as mesmas.

As coisas mudam! E muitas vezes para melhor.   Para cada coisa que desejamos que permaneçam as mesmas, há provavelmente dez outras coisas que queremos mudar. A alegação mais comum dos livros de autoajuda é que eles vão mudar a sua vida. Ainda assim, continuamos com o status quo.

O arrependimento exige mudanças

Talvez um motivo pelo qual Deus nunca responde orações que pedem que as coisas permanecem as mesmas é porque o arrependimento não é possível sem mudança. O arrependimento é uma mudança de mente, coração, comportamento e motivação.

Mudar geralmente não é fácil, mas as rotinas não são caminhos para o progresso. Precisamos sair de rotinas e hábitos que não nos fazem progredir — buscar a ajuda do Senhor e pagar a nossa parte do preço da mudança a fim de manter-nos em movimento rumo ao progresso.

Como o adversário se intromete na mudança e na mesmice

Quando penso sobre minha própria vida, penso em anseio pela mudança. Sempre quis fazer melhor as coisas, aprender mais e viver em um plano espiritual mais elevado. Enquanto o adversário utiliza padrões e rotinas ruins como maneiras de nos manter preso na “mesmice” ele também usa nossos desejos melhorar de “descontentamento divina” parar “descontentamento em geral”. Quando eu foco na fraqueza e nas falhas, uso minha energia a pedir desculpa ao Senhor pelas inadequações em vez buscá-lo para obter força.

Satanás quer que acreditemos que, se apenas nos esforçarmos mais e fizermos melhor, todas as mudanças boas que desejamos virão. Ele quer nos fazer esquecer que somente Cristo pode mudar nosso coração de modo duradouro e apenas Sua Expiação nos proporciona mudanças de significado eterno. No meio de mudanças indesejáveis, ele também quer nos fazer esquecer uma coisa: de desfrutar a vida.

Nada é tão constante quanto a mudança

responde

Considerando-se o caos no mundo, os altos e baixos da vida e todos os outros temas que o profeta poderia ter escolhido, achei o discurso do Presidente Monson na conferência geral de outubro de 2008 mudar e aproveitar a vida bem encorajador. Ele começou seu discurso assim:

“Começo mencionando um dos aspectos mais inevitáveis de nossa vida aqui na Terra, que é a mudança.   Em algum momento da vida, todos nós ouvimos uma variação do conhecido adágio: ‘Nada é tão constante quanto a mudança’.  

Na vida, precisamos aprender a lidar com a mudança.  Algumas mudanças são bem-vindas, outras não. Há mudanças em nossa vida que são súbitas, como o inesperado falecimento de um ente querido, uma doença imprevista, a perda de algo que tínhamos e de que gostávamos muito.  Mas a maioria das mudanças ocorre de modo sutil e lento”.

Ele concluiu dizendo: “Irmãos e irmãs, minha sincera oração é de que nos adaptemos às mudanças em nossa vida, que reconheçamos o que é mais importante, que expressemos sempre nossa gratidão e que, assim, encontremos alegria na jornada”. Thomas S. Monson, “Alegria na Jornada”, A Liahona, novembro de 2008.

Que alívio sermos lembrado para encontrar alegria na jornada! Decidi, a partir do discurso, que as maiores mudanças que preciso fazer são 1. Desenvolver pensamentos de gratidão, 2. Aprender com o Espírito que é mais importante para mim pessoalmente agora — e, em seguida, fazê-lo com entusiasmo! 3. Estar totalmente focada no presente.

Viver no presente

Só encontramos alegria na jornada se aprendermos a confiar em Deus o suficiente para esquecer o passado, evitar a preocupação excessiva com o futuro e viver plenamente o presente. Eu me lembro de sentir pena de uma colega universitária que não conseguiu abandonar o lar e os pais a fim de desfrutar a vida universitária. Ela chorou muito, corria para casa sempre que possível e estava sempre triste.

Recordo também que algumas esposas de militares no ramo que eu frequentava quando eu morava na Espanha que pareciam absolutamente incapazes de abrir os olhos para a maravilha da cultura e da história que abundava na sua situação atual. Só reclamavam sobre as conveniências, os produtos e amigos que ficaram em casa. É mais sábio abraçar as mudanças e tirar proveito delas.

Uma mulher vibrante, conhecida por sua capacidade de viver o presente, disse que ela vive com o lema: “A vida é algo frágil e fugaz. Não espere até amanhã. Esteja aqui agora!”  

Criar filhos é pura mudança. Todo mês, todo ano acontece algo que muda nossa relação com cada filho. Os pais de adolescentes muitas vezes lamentam o fato de eles não serem mais afetuosos como eram antes.  Mas os pais mais felizes são aqueles que encontram motivo para apreciar o presente com todos os desafios e esperam mudanças ainda maiores.

Os que vivenciam o ninho vazio podem escolher desperdiçar o tempo de luto por causa da mudança dos filhos, que têm a própria casa agora, ou desfrutar os benefícios da nova situação. E assim por diante. As coisas mudam. Nada permanece do mesmo modo. A questão é como escolheremos reagir.

Lei do progresso eterno

Sempre amei a ideia de que nós nunca paramos de progredir. Progredir significa mudar. Nesta esfera de telestial, muito do que é rotulado como “progresso” exige alguma mudança que é questionável ou resulta em consequências muito negativas. (Pense em um novo trabalho que leva um pai para longe de sua família ou desenvolvimentos de terra que substituem hectares de belas árvores com cimento e destroem o habitat natural dos animais selvagens). No entanto, nas eternidades, todo o progresso será positivo. Mudaremos e cresceremos de um nível de luz e verdade para outro com alegria e satisfação sempre crescente. Não olharemos para trás para dizer: “Ah quem me dera eu pudesse estar em tal e tal situação”. Estaremos encantados com o presente. Progrediremos com alegria para as mudanças que exigem o próximo nível de progresso.

Algo imutável

“Por estas coisas sabemos que há um Deus no céu, que é infinito e eterno, de eternidade a eternidade, o mesmo Deus imutável, o criador do céu e da Terra e de tudo o que neles há (D&C 20:17). Em um mundo onde tudo muda, é bom saber que temos um Deus imutável: “Pois sei que Deus não é um Deus parcial nem um ser variável; mas é imutável, de eternidade a eternidade” (Morôni 8:18).

Recentemente recebi esta gota de sabedoria em um e-mail: “Tudo pode mudar num piscar de olhos. Mas não se preocupe, Deus nunca pisca.” Essa perspectiva pode ajudar a trilharmos o caminho da mudança. Deus não responde com “Sim” às orações para que as coisas continuem as mesmas. Ele nos ajudará a adaptar-nos às mudanças e aproveitar a jornada. Ele nos garante: “Seguir-te-ei para onde quer que fores. Irei adiante de vós. Estarei a vossa direita e a vossa esquerda e meu Espírito estará em vosso coração e meus anjos ao vosso redor para vos suster” (D&C 84:88).

Escrito por Darla Isackson e traduzido por Luciana Fiallo Alves

Fonte: LDSMag

Relacionado:

https://mormonsud.net/temas/para-refletir/aprendi-sobre-oracao-com-muculmanos/

| Para refletir
Publicado por: Luciana Fiallo
Tradutora e intérprete de formação e paixão. Escolheu essa profissão para, no futuro, poder fazer lição de casa com os filhos e continuar trabalhando.
Algo simples que vai fazer você se aproximar mais do seu cônjuge
não guardar rancor
4 Dicas para nos ajudar a não guardar rancor de alguém

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *