fbpx

Uma Análise dos Vídeos Vazados de Reuniões Privadas do Quórum dos Doze

Uma série de vídeos foram publicados esta semana, ao fim da Conferência Geral, contendo reuniões confidenciais do Quórum dos Doze Apóstolos onde diferentes assuntos atuais são apresentados e debatidos. O que para alguns canais de comunicação foi noticiado com tom de “vazada-a-reunião-secreta-dos-apóstolos-mórmons” para mim não causou muita surpresa (com exceção de uma parte do vídeo em que Boyd K. Packer parece estar comendo um amendoim, M&M ou algo assim).

Cada vídeo contém uma gravação de uma breve apresentação de tópicos que direta ou indiretamente entram em contato com o propósito da Igreja. O porta-voz oficial da Igreja Eric Hawkins afirmou:

“A maior parte desses vídeos parecem se tratar de instruções recebidas por líderes sêniors da Igreja entre 2007 e 2012… Nessas reuniões de comitês, apresentações são rotineiramente recebidas por especialistas em uma variedade de tópicos de cunho religioso ou político.”[1]

O site Deseret News resumiu alguns dos tópicos abordados nos vídeos vazados:

1. O fato de Mórmons estarem demorando mais tempo para casarem-se. Gerrit W. Gong debate o fato de que a apresentação da mídia do casamento seria suficientemente repetida a ponto de tornar-se fato, mesmo que a informação estivesse incorreta. A maioria das pessoas se casarão. Gong discute o fato de apenas sair sem compromisso ser um problema e o fato de homens e mulheres SUD estarem casando-se mais tarde ao passo que tem menos filhos. Isso afeta moças que desejam servir missão e buscar uma graduação sem atrasar o casamento e filhos.

2. Wikileaks. Gong provê uma  apresentação a líderes da Igreja com a premissa, “Poderia Wikileaks, ou um grupo como Wikileaks, constranger ou causar danos à Igreja?” Ele brevemente discute a ação de indivíduos ligados ao exército e seus papéis de vazarem informações relacionadas a diplomacia com países como Afeganistão e Iraque. Gong discute as possibilidades e implicações de um ataque tecnico à Igreja e também fala sobre o fundador do Wikileaks, Julian Assange.

3. Ciências e Questões Morais. Gong provê uma apresentação sobre a ciência do senso moral, ou consciência. Avanços em neurociência poderiam levantar questões em membros da Igreja sobre assuntos como se o uso de drogas ou terapias genéticas em algumas circunstâncias violariam a Palavra de Sabedoria. Gong indica que novas definições de danos cerebrais poderiam alterar o entendimento de responsabilidade moral entre membros da Igreja.

4. Islamismo. Esta reunião apresenta um relatório sobre o Islamismo. Três dos membros do grupo, Elder Pieper, Elder Kearon e Elder Cardon, apresentam informações gerais da história e sistema de crenças do Islamismo. Elder Kearon afirma que “a maioria dos Mulçumanos comprometidos valorizam os laços familiares” e são “muito hospitaleiros com não Mulçumanos vivendo entre eles.” Eles discutem a possibilidade de construir uma “rede de relações com a comunidade Mulçumana” e de tornar os materiais da Igreja disponíveis nos idiomas apropriados. Eles revisam as diretrizes atuais da Igreja sobre o ensino de Mulçumanos e abordam possíveis alterações para permitir um “proselitismo respeitoso e mensurado” em áreas onde há liberdade religiosa e familiaridade com o Cristianismo.

5. Estado de Preparação da Igreja. Na reunião conduzida pelo então Bispo Presidente H. David Burton, Apóstolos e funcionários do sistema de bem estar da Igreja falam sobre ajudar membros ao redor do mundo a prepararem-se para emergências e calamidades futuras. O grupo concluiu que o estado de preparação da Igreja se trata realmente de preparação familiar, com ênfase em uma reserva de comida de 3 meses, água potável, reservas financeiras e recursos de longo prazo quando possível. Os membros falam sobre certificarem-se de que todos os membros da Igreja tenham comida e água limpa. Eles enfatizaram a necessidade de continuar a treinar Bispos para saberem como responder às necessidades dos membros de suas congregações.[2]

Cada vídeo apresenta um determinado assunto e após assistir quase todos, quase nada realmente me surpreendeu. Os vídeos claramente não se tratam de reuniões espirituais para tomada de decisões administrativas ou conselhos onde pontos da doutrina são discutidos. Ao invés disso, os vídeos apresentam algo que pessoalmente eu já esperava; reuniões onde Apóstolos, apesar de suas idades avançadas, buscam compreender os diversos tópicos do mundo atual que direta ou indiretamente se relacionam com a missão da Igreja de pregar o Evangelho. Em outras palavras, os vídeos ao meu ver corroboram a necessidade de “procurar conhecimento, sim, pelo estudo e também pela fé,” até mesmo para o alto escalão da Igreja. (D&C 88:118)

Fossem os Apóstolos os charlatões que críticos constantemente procuram promover, seria essa a oportunidade perfeita de “desmascará-los.” Fossem os Apóstolos apenas os “administradores” que cuidam da Igreja “como se fosse uma empresa” eu não esperaria ver volumes de escrituras a frente de cada um, ou menções de cunho espiritual ao dirigirem-se a assuntos seculares.

No fim da história, nada realmente me chocou ou produziu em mim qualquer sentimento de que os vídeos expõem qualquer coisa constrangedora. Na realidade apenas fortaleceu em mim a convicção de que a Igreja realmente possui ordem e o fato de Apóstolos, apesar de servos inspirados, serem homens de carne e ossos como eu e você.

Segue a vida.

Referências

[1] What’s in the leaked videos of meetings with senior LDS Church leaders?; Deseret News, Oct 2, 2016
[2] LDS Church responds to leaked videos of briefings for Mormon apostles; Deseret News, Oct 2, 2016

| Para refletir
Publicado por: Luiz Botelho
Luiz Botelho serviu na Missão Santa Maria e atualmente mora em Provo-Ut. Estuda Antropologia na Utah Valley University e descobriu na Ciência, História, Filosofia e Teologia sua verdadeira paixão. Atualmente trabalha voluntariamente como Diretor Internacional da FairMormon, é autor do Interpretenefita.com e um dos Diretores da More Good Foundation no Brasil.
Quando o Profeta perguntou o dia da Segunda Vinda de Cristo
miss nações unidas 2016
Jovem Mórmon é coroada Miss Nações Unidas 2016

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *