fbpx

O que é uma benção patriarcal e por que devo recebê-la?

bênção patriarcal

Quando nos filiamos à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, estamos entrando para uma grande família. Isso não se entende somente no sentido figurado, mas também no literal, pois os membros da Igreja são contados como descendentes de Abraão e herdeiros de todas as promessas e bênçãos contidas no convênio Abraâmico.(1)(2)

Antigamente, as chamadas Tribos de Israel foram abençoadas individualmente por seu Patriarca (3), e cada uma recebeu bênçãos específicas. Hoje em dia, de maneira semelhante os membros da Igreja de Jesus Cristo são abençoados individualmente e recebem promessas, conselhos e admoestações que podem acompanhá-los por toda sua vida, através das Bençãos Patriarcais.

Também pode ser interessante: Bênção patriarcal: Não deixe para depois!

Patriarcas

A palavra patriarca é também o título de um ofício no Sacerdócio de Melquisedeque. Na organização da Igreja na época de Jesus, os patriarcas eram chamados de evangelistas. (Ver Efésios 4:11.) Quando a Igreja foi restaurada, esse ofício do sacerdócio foi também restaurado. Joseph Smith explicou que “o evangelista é um patriarca. (…) Onde quer que a Igreja de Jesus Cristo se encontre estabelecida sobre a Terra, ali deve haver um patriarca para o benefício da posteridade dos santos”. (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 147). (4)

Bênção Patriarcal

Uma benção patriarcal é então um guia, uma escritura individual. É a vontade do Senhor para sua vida. Inclui uma declaração de linhagem, que afirma que a pessoa é da casa de Israel. São capítulos de seu livro de responsabilidades eternas e seu passaporte para uma vida de paz. A bênção patriarcal é, em essência, uma bênção e declaração profética.

Uma bênção patriarcal tem dois propósitos principais. Em primeiro lugar, o patriarca será inspirado a declarar sua linhagem — a tribo de Israel a que você pertence. Em segundo lugar, guiado pelo espírito de profecia, o patriarca pronunciará bênçãos e pode também fazer promessas, advertências e admoestações que se aplicam especificamente a você. (5)

Por que receber uma Benção Patriarcal?

Imagine que você está perdido em uma trilha, sem saber que direção seguir, qual o melhor caminho tomar e o que deve fazer. Como se sentiria?! Frustrado, com medo, triste, preocupado? Agora imagine que você recebe um guia para lhe acompanhar nessa trilha, que conhece bem o caminho, sabe o melhor a seguir e tem toda boa vontade para lhe ajudar, a única condição é que você siga seus conselhos. Como se sentiria? Agradecido, feliz, contente, confiante?

A Benção Patriarcal pode ser esse guia em sua vida. É como uma carta do Senhor para você. Se você viver de maneira tal que seja digno de todas as bênçãos prometidas, ou seja, se você seguir os conselhos do Senhor, as instruções Dele e Seus mandamentos, você certamente vai recebê-las, seja nessa vida ou na vida futura. Embora a Bênção Patriarcal contenha promessas e conselhos inspirados, não se deve esperar que ela responda a todas as dúvidas da pessoa que a recebe ou que especifique detalhadamente tudo o que acontecerá em sua vida. (6)

Conclusão

Por fim, possuir uma Benção Patriarcal é um conforto a mais recebido nessa vida.  Nas palavras do Presidente James E. Faust:

“A bên­ção patriar­cal rece­bi­da de um patriar­ca orde­na­do pode ser uma estre­la-guia em nossa vida, e é uma reve­la­ção pes­soal de Deus a cada indi­ví­duo. Se seguir­mos essa estre­la, have­rá menos pro­ba­bi­li­da­des de tro­pe­çar­mos e de ser­mos desen­ca­mi­nha­dos. Nossa bên­ção patriar­cal será uma ânco­ra para a alma e, se for­mos dig­nos, nem a morte nem o diabo pode­rão pri­var-nos das bên­çãos pro­nun­cia­das. São bên­çãos que pode­mos usu­fruir agora e para sem­pre.”(7)

Porque não haveríamos de querer receber tais bênçãos?

Referências:

1 – Convênio Abraâmico.

2, 6 –  Bençãos Patriarcais

3 – Gênesis 48, 49.

4 – Manual Deveres e Bençãos do Sacerdócio

5 – A respeito da Benção Patriarcal

7 – As Bençãos do Sacerdócio, James E. Faust

| Vida dos Santos dos Últimos Dias
Publicado por: Rafael Sales
Natural de Santarém-Pa, hoje moro em Fortaleza-Ce. Servi na Missão Campinas. Sou apaixonado por conhecimento! Especialmente sobre o Evangelho. Adoro as coisas simples da vida. Trabalho com Finanças mas leio sobre Humanas. Adoro empreender e servir. Amo muito minha Família.
Artefatos da História Mórmon Serão Exibidos no Museu Nacional de...
fofas
Discussões que Devemos Ter Antes do Casamento

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *