fbpx

Quando o Conhecimento Secular e o Revelado se Encontram

Tahna é uma estudante da Universidade Brigham Young e um membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (também conhecida por amigos de outras religiões como a “Igreja Mórmon”). Atualmente, ela está frequentando um curso onde foi convidada a escrever um artigo sobre como o Evangelho de Jesus Cristo e sua disciplina escolar (ciência aplicada) estão relacionados. Os Mórmons são aconselhados pelas escrituras modernas a “buscar o aprendizado, mesmo pelo estudo e também pela fé” (Doutrina e Convênios 88:118). Abaixo ela compartilha seus pensamentos e sentimentos relativos a este princípio:

Atualmente, estou estudando a disciplina de Finanças/Contabilidade. À primeira vista, parecia difícil incorporar o evangelho em meus estudos. No entanto, no decorrer do curso, eu descobri que essa área do conhecimento anda de mãos dadas com os princípios do Evangelho. Entre as muitas coisas que aprendi, uma em especial que poderei sempre aplicar na minha vida é o principio de não fazer dívidas desnecessárias. Minha disciplina fornece muitas ferramentas para uma pessoa se manter financeiramente saudável. Porque eu estou constantemente à procura de soluços para as empresas com problema de balanço, estou cada vez mais convencida da importância vital de cultivar a frugalidade e não contrair dívidas.

Jovens aprendendoNós aprendemos em sala de aula que o conhecimento revelado é muito mais seguro do que o conhecimento educacional, pois o conhecimento revelado é atemporal, constante e um padrão, ao contrário do conhecimento educacional que constantemente muda. Os preços das ações mudam numa base diária, a economia afundou de maneira impressionante quando olhamos há apenas alguns anos atrás, e os cálculos sobre como analisar os impostos e a dívida são frequentemente alteradas (assim como todos os livros didáticos relacionados ao assunto).

Por outro lado, o conceito de priorizar nossas necessidades ao invés de nossos desejos, é ensinado nas escrituras antigas e sempre permanecerá como um princípio essencial. Presidente Heber J. Grant disse:

“Desde minhas primeiras lembranças, dos dias de Brigham Young até hoje, ouvi homens de pé neste púlpito… exortando o povo a não contrair dívidas, e eu acredito que a grande parte dos nossos problemas atuais é causada pela nossa incapacidade de obedecer a este conselho”.

Estas palavras foram ditas por um profeta de Deus, há muitos anos atrás e ainda são validas hoje, e serão no futuro, porque são verdadeiras.

Se um dia esta disciplina começar a contradizer aquilo que o evangelho ensina, vou fazer um esforço contínuo para mostrar o impacto efetivo que o conhecimento revelado tem sobre esta área de estudo. Eu sei que provavelmente não terá o poder de mudar os conceitos financeiros deste mundo, mas eu farei todo o possível para ilustrar como a vida poderia ser melhor quando seguimos os princípios do evangelho. Eu vou incorporar o conhecimento revelado tanto quanto eu puder em minha carreira. Ao enfatizar e priorizar meus esforços diários em ler as escrituras, frequentar a igreja, orar diariamente, ler/ouvir as palavras dos profetas e apóstolos, eu estou me protegendo para nunca ser seduzida pelas coisas do mundo que sei encontrarei em minha carreira profissional.

Para mim, uma das maiores bênçãos de ser um membro da fé mórmon é o dom da revelação, seja pessoal ou aquela que vem dos profetas e videntes. Eu me considero uma pessoa lógica e, como tal, deve aprender e descobrir as coisas por mim mesmo. Quando Deus revela algo para mim, eu sei que é verdade. Eu posso sentir isso com todas as fibras da minha alma, e nunca serei capaz de negá-lo. Oro antes de cada Conferência Geral (uma conferência realizada para os Santos dos Últimos Dias em que os líderes da Igreja falam sobre os temas do Evangelho) para que Deus seja capaz de revelar-me a veracidade das palavras que estão sendo ditas pelos seus profetas.

Eu adoro ser uma aluna da Universidade Brigham Young, porque, sempre começamos a aula com uma oração, convidando o Espírito. Ele me revelou a veracidade daquilo que estou aprendendo. Eu me esforço para aproximar os meus estudos com a orientação do Espírito Santo porque sei que a revelação me ajuda a aprender de forma mais eficaz e os conceitos de uma maneira que eu posso aplicar à minha vida todos os dias com a intenção de melhorar a mim mesmo e especialmente os outros.

Ao estudar com a influência constante do Espírito, eu sou capaz de usar o evangelho para aprender a minha disciplina, em vez de usar a disciplina pra compreender o evangelho. Eu sei que isso vai exigir um esforço constante da minha parte, especialmente em cumprir meus afazeres diários de adoração, mas ao fazer isto estarei pronta e disponível para defender o que eu acredito. No entanto, eu sei que tudo vai valer a pena, porque Deus tem um plano; eu sou uma parte desse plano, e, o Seu plano é perfeito.

| Vida dos Santos dos Últimos Dias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *