A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias criou a 100ª Estaca (diocese) como resultado de uma expansão e crescimento significativo da Igreja. Filipinas torna-se então apenas o quinto país do mundo a ter 100 ou mais estacas. A estaca foi criada pelo Élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos, em uma conferência especial no Kia Theatre Cubao. Na noite anterior, houve uma festa cultural chamada “On the Isles of the Sea”, que incluiu mais de 600 participantes entusiastas que celebraram o evangelho nas Filipinas com canção e dança.

A Igreja nas Filipinas

A criação da centésima estaca é o resultado da organização entre entre as estacas de Makati, Makati Leste e Manila. Os limites da nova estaca foram definidos a partir da organização original de Manila, que foi a primeira estaca criada no país,em 20 de maio de 1973.

O Élder Andersen, ao falar sobre o crescimento significativo nas Filipinas, explicou que “é por causa de quem você é”. Ele incentivou as pessoas a “ver o excelente lugar que ocupam na história da restauração”.

Ele também se referiu ao desempenho cultural na noite anterior dizendo: “Nunca vi um melhor desempenho em toda a minha vida”.

Programa Cultural

O programa cultural “On the Isles of the Sea” incluiu mais de 600 participantes entusiasmados constituídos principalmente por jovens, mas também incluíam crianças, jovens adultos e adultos. Cada uma das principais culturas das regiões, Luzon, Visayas e Mindanao, foram exibidas.

O final incluiu todos os participantes juntos no palco. Um contador na tela mostrou cada uma das 99 estacas existentes em ordem de criação. Élder Andersen e sua esposa, a irmã Kathy Andersen juntaram-se aos participantes no palco. As primeiras palavras de Élder Andersen foram “Uau, isso foi excelente!” Mais tarde ele disse: “nunca vamos esquecer isso e espero que você também não”.

Desde 1961

O início da Igreja nas Filipinas começou com uma oração oferecida em 28 de abril de 1961 pelo Élder Gordon B. Hinckley no Cemitério e Memorial Americano de Manila. Na oração, ele pediu “as bênçãos do Senhor sobre o trabalho missionário nas Filipinas”. Ele também orou e disse que “haverá muitos, muitos milhares que receberão esta mensagem e serão abençoados”. Pouco depois, a Igreja foi legalmente registrada nas Filipinas e os primeiros quatro missionários chegaram.

Em apenas 56 anos, a Igreja cresceu para cerca de 750.000 membros em 100 estacas e 75 distritos. Atualmente existem 21 missões, 2 templos, um em Manila e outro em Cebu e 2 mais anunciados em Urdaneta e Alabang. Existe um Centro de Treinamento Missionário em Manila que foi recentemente dobrado em tamanho.

Outras autoridades gerais presentes nos dois eventos incluíram o Presidente Ulisses Soares, da Presidência dos Setenta, o Élder Shayne M. Bowen, o Presidente da Área Filipinas, o Élder Allen D. Haynie e o Élder Evan A. Schmutz, da Presidência da Área  Filipinas, e as suas esposas Irmã Rosana Soares, Irmã Lynette Bowen, Irmã Deborah Haynie e Irmã Cindy Schmutz.

Este artigo foi traduzido do inglês: Mormon Newsroom 

Saiba mais sobre a Igreja no mundo:

Apóstolo Entrega o Primeiro Livro de Mórmon em Nepalês no Nepal

 

(Visited 123 times, 1 visits today)