fbpx

7 Dicas Para Estudar as Escrituras – Parte 1

Mesmo no mundo de hoje, com tanta maldade, muita gente lê as escrituras, no ônibus, em casa, no trabalho, na escola, a fim de se aproximar de Deus e comungar com Seu espirito. Ler as escrituras desse modo, é muito bom, mas você consegue ter apenas uma impressão geral, pegar alguns detalhes, conhecer um pouca da história, mas nada além disso. Agora, estudar as escrituras é pesquisar profundamente, prestando atenção nos detalhes e na doutrina e princípios envolvidos em cada versículo e capitulo. Abaixo, eu elaborei uma lista com 7 passos que lhes ajudará a estudar as escrituras profundamente e não deixar nada passar batido.

1° Dica – Use as Notas de Rodapé

Quando eu era jovem, eu odiava as notas de rodapé. Todas aquelas pequenas notas em meu texto que me indicava o lugar onde poderia conseguir mais informações, praticamente interrompendo a minha leitura. Foi apenas quando eu li Jesus o Cristo, de Talmage que minha mãe me conseguiu convencer a prestar mais atenção nelas. Quem conhece esse maravilhoso livro, sabe que existem paginas, e paginas de notas no fim de cada capitulo; que experiência incrível foi ler aqueles pequenos tesouros que ampliavam a compreensão de cada tópico abordado. Aquela experiência mudou o meu modo de leitura para sempre.

O proposito das notas de rodapé é nos direcionar a informações adicionais dentro do mesmo tópico. Em algumas versões do No Velho e do Novo Testamento, podemos, até mesmo, encontrar notas que tem a tradução em grego ou hebraico de algumas das palavras que permite ao leitor obter uma compreensão melhor do seu significado original. As escrituras usada pelos Mórmons, também contem alguns trechos da tradução da Bíblia feita por Joseph Smith. Estas referencias são um balsamo de conhecimento. Vou dar um exemplo, usando um versículo, que teve seu significado ampliado por causa da obra de Joseph ao traduzir o Novo Testamento. Eu escolhi João 1:18 como lemos na versão de João Ferreira de Almeida de nossa Bíblia. Do lado direito temos o mesmo versículo traduzido por Joseph Smith. Que diferença incrível!

João Ferreira de Almeida

Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.

Tradução de Joseph Smith

Deus nunca foi visto por ninguém, com exceção daqueles que testificaram do Filho unigênito, que está no seio do Pai, que O revelou.

Se você procurar a tradução de Joseph Smith (TJS) em cada página de sua leitura da Bíblia, vai se surpreender com a diferença que faz em sua percepção de Cristo e do homem que Ele é. Quando a referência é muito longa para ser incluída nas notas de rodapé, ela aparece assim: TJS João 1:1-34 (Apêndice). O apêndice geralmente esta parte de trás de sua Bíblia, logo antes dos mapas.

Outra importante abreviação que devemos aprender a identificar nas notas de rodapé é GEE (Guia de Estudos das Escrituras). Aqui está um exemplo encontrado em Alma 34:17:

17 Portanto permita Deus, meus irmãos, que comeceis a exercer vossa afé para o arrependimento, que comeceis a invocar seu santo nome, para que tenha misericórdia de vós.

Alguém pode ler este versículo e se perguntar que tipo deve ser exercida para que o arrependimento seja possível, o termo è muito usado nas escrituras, tendo seu significado alterado de acordo com o principio ensinado.

17a GEE Fé

Ver também Confiança, Confiar ; Crença, Crer ; Esperança ; Jesus Cristo

As notas de rodapé podem nos ajudar a refletir sobre o significado das palavras nas escrituras e o que o Senhor quis dizer com elas. Além disso, elas podem lhe direcionar a outras escrituras para que você possa encontrar outros versículos que tratam do mesmo assunto que está marcado na nota. Provavelmente, você precisará limitar-se a apenas o que você deseja encontrar, pois os recursos são virtualmente infinitos. De outro modo, por exemplo, é capaz que você não consiga sair do primeiro capítulo de Mateus.

2° Dica – Procure por Períodos

Isto é algo que eu não entendo perfeitamente, mas as escrituras não foram dividas em sentenças completas. Faz sentido pra você? Porque não faz para mim. As escrituras foram divididas em versículos de acordo com frases e pensamentos, e não sentenças. O Livro de Mórmon é o pior nesse sentido. Algumas vezes uma única sentença pode abranger múltiplos versículos.

Entretanto, é importante saber que, nos tempos modernos aprendemos a apreciar frases curtas. Quando as escrituras foram traduzidas, e colocadas no formato que conhecemos hoje, uma única frase podia conter um série de idéias misturadas em um coquetel de palavras. Os profetas podiam comprimir em uma única frase um sermão inteiro. Por causa da complexidade das sentenças, algumas vezes, precisamos caçar seu inicio e fim. Depois de descobrirmos com qual quantidade de informação estamos lidando, podemos tentar disseca-las em unidades menores que sejam compreensíveis.

Vou dar um exemplo disso usando Alma 9:19-23. Existem duas sentenças aqui, mas a primeira possui menos de 20 palavras. A segunda sentença cobre o restante. Eu coloquei em itálico as partes mais importantes onde Alma esta dizendo aos iníquos da cidade de Amonia, que o Senhor preferiria destruí-los, mesmo depois de haverem recebido tantas bênçãos, para que sua iniquidade não contaminasse outros povos e pessoas. Leia as partes sublinhadas primeiro e depois volte e inclua todas as bênçãos que o Senhor deu ao povo que justifica Seu julgamento sobre eles.

Exemplo

19 Pois ele não permitirá que vivais em vossas iniqüidades para destruir seu povo. Digo-vos que não; ele antes permitiria que os lamanitas destruíssem todo o seu povo, chamado povo de Néfi, se fosse possível que eles caíssem em pecado e transgressão depois de haverem recebido tanta luz e tanto conhecimento do Senhor seu Deus;

20 Sim, depois de haverem sido um povo altamente favorecido pelo Senhor; sim, depois de haverem sido mais favorecidos do que qualquer outra nação, tribo, língua ou povo; depois de lhes terem sido manifestadas, de acordo com seus desejos e sua fé e orações, todas as coisas concernentes ao que era, ao que é e ao que há de vir;

21 Havendo sido visitados pelo Espírito de Deus; havendo conversado com anjos e ouvido a voz do Senhor e tendo o espírito de profecia e o espírito de revelação; e também muitos dons, o dom de falar em línguas e o dom de pregar e o dom do Espírito Santo e o dom de traduzir;

22 Sim, e depois de haverem sido libertados por Deus da terra de Jerusalém, pela mão do Senhor; tendo sido salvos da fome e de doenças e de todo tipo de enfermidades de toda espécie; e tendo sido fortalecidos em batalhas, para que não fossem destruídos; tendo sido libertados do cativeiro, vez após vez, e tendo sido protegidos e preservados até agora; e prosperaram até se enriquecerem de todas as coisas—

23 E agora, eis que vos digo que se este povo, que recebeu tantas bênçãos da mão do Senhor, transgredir contra a luz e o conhecimento que possui, eu vos digo que, se isto acontecer, se eles caírem em transgressão, será muito mais tolerável para os lamanitas do que para eles.

Parar

As vezes, quando leio o Livro de Mórmon, eu preciso parar minha leitura e buscar quem esta falando, o tópico corrente, e a conclusão do raciocínio. Uma vez que tenha compreendido estas partes, eu posso andar de traz pra frente, a fim de, encontrar seu significado. Diferentemente das pessoas do século XXI que primeiro expressam um conceito para depois defendê-lo, o povo do Livro de Mórmon muitas vezes começam apresentando uma idéia e a defendem até que chegar ao conceito final. Às vezes, devemos começar pelo último versículo de um raciocínio e trabalhar de trás para frente, para que ele faça sentido a mentalidade do século XXI. Essa, pelo menos, é a minha opinião…Amanhã, estarei publicando a segunda parte desse pequeno artigo, não deixem de voltarem para conferir as outras dicas.

7 Dicas Para Estudar as Escrituras – Parte 2

Recursos Adicionais

Saiba mais sobre a Igreja de Jesus Cristo

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *