fbpx

Mórmons Falam Sobre a Recente Mudança no Manual de Instruções Sobre Os Filhos de Casais de Pessoas do Mesmo Sexo

Templo de Salt Lake City

Imagem via mormonnewsroom.org.

A seguinte declaração foi publicada em mormonnewsroom.org e escrita por Michael Otterson, Diretor Administrativo, Assuntos Públicos da Igreja, e traduzida para o português por mormonsud.net

Por Michael Otterson, Diretor Administrativo, Assuntos Públicos da Igreja

SALT LAKE CITY –

Se há uma coisa que praticamente todos os cristãos concordam, é a ternura e o amor de Jesus Cristo pelas crianças. Tanto a Bíblia como o Livro de Mórmon relatam histórias tocantes de Seu amor pelos “pequeninos”, abençoando-os e proibindo seus discípulos de manterem as crianças longe Dele.

Na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a família é reverenciada e as crianças são a peça central. No entanto, na semana passada, uma carta de instrução da liderança da Igreja abordando o tema delicado de como responder às relações do mesmo sexo provocou uma onda de pedidos de informação dos membros da Igreja. A maioria das perguntas eram sobre as crianças.

Porque a carta era um documento de instrução para a liderança em todo o mundo, e não um anúncio envolvendo toda a Igreja através do LDS.org ou dos Assuntos Públicos da Igreja, não havia nenhuma informação ou contexto adicional nos sites habituais da Igreja. Isso trouxe perguntas de muitos membros da Igreja, que na grande maioria estavam lendo manchetes nas mídias retratando as instruções como rejeição às crianças e à nomeação de bebês. Membros compreensivelmente tiveram perguntas específicas sobre como as mudanças do anúncio afetariam seus entes queridos.

O episódio demonstra claramente os perigos de tirar conclusões com base em relatórios incompletos de notícias, tweets e posts no Facebook sem o contexto necessário e informações precisas. A Igreja respondeu rapidamente a muitas dessas preocupações com uma entrevista em vídeo com o Élder D. Todd Christofferson, um membro do Quórum dos Doze Apóstolos. Até o final do fim de semana, a entrevista tinha sido vista por milhões.

O vídeo a seguir possui legenda pela mormonsud.net:

Hoje, uma carta esclarecendo o que as alterações no Manual significam e não significam foi publicada no principal site da igreja, LDS.org.

Uma dificuldade era a falta geral de compreensão do próprio Manual, que é um guia para líderes leigos da igreja em 30.000 congregações em todo o mundo. Um propósito do Manual é fornecer aos bispos e outros líderes um ponto de referência padrão quando decisões forem tomadas. Por ser um manual de normas e procedimentos, o manual não está escrito em uma linguagem que é necessariamente contextual ou explicativa. Os líderes da Igreja são incentivados a usar o Manual em conjunto com a orientação do Espírito Santo. Sensibilidade às circunstâncias individuais se aprende através do Espírito, os ensinamentos e exemplo de Cristo como se encontram nas escrituras, discursos e ensinamentos das Autoridades Gerais e da própria experiência e exposição dos líderes às situações da vida real. Nenhum Manual pode responder a cada pergunta ou tratar de toda circunstância.

Aqui estão os pontos-chave para entender os acontecimentos anteriores às recentes mudanças e adições no Manual dos líderes:

  • Simplesmente não é um pecado sentir atração por outra pessoa do mesmo sexo. Alguns membros fiéis da Igreja tem essas atrações e ainda assim participam na Igreja sem quebrar os mandamentos do Senhor. Eles servem missões e frequentam o templo. A Igreja ensina a seus membros a envolverem estes irmãos e irmãs e incentivá-los em suas vidas fiéis na Igreja.
  • Não há mudança na posição doutrinária de que as relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo é pecaminosa.
  • Há novas informações no Manual que abordam uma estreita faixa de situações envolvendo os filhos de casais do mesmo sexo.

Com o casamento de pessoas do mesmo sexo agora legal nos Estados Unidos e em alguns outros países, a Igreja sentiu a necessidade de abordar tais casamentos especificamente no Manual para traçar uma linha firme e incentivar a coerência entre os líderes locais. Em particular, os líderes da Igreja estão preocupados com as crianças, sejam biologicamente nascidas de um dos parceiros, adotadas ou medicamente concebidas. Na realidade, muitos poucos casais do mesmo sexo trariam seus filhos para a realização formal na Igreja da ordenança de nomeação e bênção, uma vez que esta formalmente cria um registro de membro. Mas os líderes da Igreja querem evitar colocar as crianças pequenas em um potencial cabo de guerra entre os casais do mesmo sexo e os ensinamentos e atividades na igreja.

Esta sensibilidade para a situação familiar é praticada em outros lugares. Por exemplo, a Igreja não batiza os filhos menores sem o consentimento dos pais, mesmo que as crianças queiram ser associadas com seus amigos SUD. Um homem ou uma mulher casado não é batizado se o cônjuge desaprovar. Os missionários não fazem proselitismo na maioria dos países muçulmanos ou em Israel, onde há uma sensibilidade especial relacionada à família. Em alguns países africanos e outros onde é praticada a poligamia, uma pessoa cujos pais praticam a poligamia precisa de uma autorização especial para o batismo para que eles saibam que a prática que é culturalmente aceitável para muitos na região não é aceitável em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias .

Claro, há sempre situações que não se enquadram nas orientações e princípios gerais, razão pela qual os líderes locais podem pedir orientação aos líderes maiores em casos especiais onde tenham perguntas.

A grande maioria dos membros da Igreja entendem que não houve nenhuma mudança doutrinária com respeito às questões LGBT. A doutrina da Igreja é consistente com a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo. Há uma forte tendência hoje para muitos falarem de Jesus Cristo, como se os Seus ensinamentos sobre o amor fossem de algum modo incompatíveis com os seus ensinamentos sobre mandamentos divinos. Claro que o amor do Salvador nunca foi negado a ninguém e Suas palavras na cruz exemplificam isso. Mas, Ele também expressou amor ao ensinar a doutrina clara e permanecer firme contra o pecado, com algumas duras lições nas quais o povo O rejeitou. É aí que os líderes da Igreja estão hoje – segurando firme à posição doutrinário do certo e do errado, enquanto estendem o amor para todas as pessoas. Membros da Igreja que acreditam nos profetas e apóstolos modernos compreendem e apreciam a intenção de seus líderes para guiar a Igreja através das complexidades de diversas sociedades e das rápidas mudanças nas condições sociais.

 

Artigo original em Mormonnewsroom.org. Traduzido por Esdras Kutomi.

| Notícias
Publicado por: Esdras Kutomi
Formado em SI, mórmon, gosta de RPG e Star Wars, lê artigos científicos por diversão, e se diverte mais com crianças ou idosos do que com pessoas de sua idade.
O que fazer quando uma doutrina ou acontecimento da Igreja parece...
Salvador e uma criança - perspectiva mórmon sobre adoção
Primeira Presidência Esclarece Alterações no Manual da Igreja

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *