As histórias do Livro de Mórmon serão contadas por meio de uma série de vídeos. Eles estão sendo produzidos por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. A filmagem começou em Utah e estima-se que leve seis anos até sua finalização.

Os líderes da Igreja esperam que a biblioteca visual do Livro de Mórmon possa aproximar mais as pessoas de Deus e Jesus Cristo, ajudando-as a compreender as doutrinas ensinadas neste livro de escrituras e inspirando-as a viver uma vida melhor.

“O Livro de Mórmon é realmente um outro testamento de Jesus Cristo. Por isso ele está no centro, é a pedra fundamental de nossa fé e religião” disse o Élder Christoffel Golden, membro dos Setenta e diretor executivo do Departamento  do Sacerdócio e da Família.

“[Os vídeos] jamais substituirão a leitura do Livro de Mórmon”, disse Blair Treu. Ele está dirigindo os primeiros dois episódios. “Queremos que esses vídeos sejam interessantes. Queremos que sejam envolventes. Temos uma meta diferente em mente. Estamos tentando contar uma história muito importante com personagens icônicos que todos nós conhecemos e amamos. Estamos fazendo isso de modo a tocar as pessoas”.

“Estamos produzindo, dirigindo e atuando de modo que esperamos que esses vídeos façam as pessoas sentirem vontade de ler com mais profundidade do que nunca”, disse o Élder Kim B. Clarck, dos Setenta.

Experiências Reais

“Este projeto realmente trouxe as escrituras à vida”, disse o produtor Aaron Merrel. “Estes eventos aconteceram com pessoas reais. Eles realmente passaram por dificuldades, problemas e experiências reais. É fantástico ver isso tomar forma, ver a equipe trabalhando com tanto empenho e o elenco atuando tão bem. Há muita paixão e amor por esse projeto”.

Os vídeos do Livro de Mórmon têm uma equipe diversa com homens, mulheres e crianças. “Estamos tendo experiências emocionantes aqui. Não somos apenas pessoas que decoram textos” explicou o ator Rick Macy, no papel de Leí. Ele foi um profeta antigo que guia sua família para fora de Jerusalém. “Tenho aprendido muito sobre Leí. Eu sempre o subestimei. Agora ele é provavelmente um dos meus profetas favoritos por tudo que ele teve que enfrentar. Estou interessado em sua vida”.

Jackson Vanderwerken participa do filme como Néfi, filho de Leí. Néfi foi uma figura proeminente no Livro de Mórmon. “É como viver a vida de alguém sobre quem que você sempre leu”.

Tatum Chiniquy, que faz o papel da esposa de Néfi, disse “Nós estamos recriando algo que é muito especial para muitas pessoas. É algo que tenho lido desde que era menina, e agora eu posso fazer isso tomar vida, tornar real e tangível… Espero que as pessoas aprendam com essa família”.

A irmã  Aburto adicionou: “Esse projeto vai ajudar as mulheres hoje a verem a si mesmo nestes relatos nos quais mulheres e homens trabalham juntos enfrentando desafios e jornadas pessoais de fé”.

Produção

Além do elenco principal, a produção de 2017 inclui 150 atores extras, 5 camelos, 4 macacos, cabras, ovelhas e cavalos. Os produtores têm trabalhado para fazer o cenário realístico. Eles estão reunindo elementos autênticos e peças de vários lugares do mundo.

“Não é nada glamuroso” disse Becky Swasey, que cuida da maquiagem e dos penteados dos atores. “É quente, cheio de cobras, escorpiões, queimaduras do sol, vento e sem sombra. Mas é incrível”.

Os primeiros vídeos do Livro de Mórmon estão agendados para serem lançados no final de 2018. Partes do projeto serão filmadas em localidades da América do Norte. Os vídeos cobrirão cerca de 60% dos acontecimentos do Livro de Mórmon.

Os novos vídeos do Livro de Mórmon serão semelhantes ao Vídeos da Bíblia e A Vida de Jesus Cristo que foram finalizados em 2016. Quando concluídos, a biblioteca visual do Livro de Mórmon incluirá mais de 180 segmentos de vídeo. Eles terão cerca de 3 a 5 minutos de duração. Outros 60 vídeos terão de 10 a 20 minutos de duração. Os produtores estão sendo fiéis ao texto original do Livro de Mórmon. Contudo, alguns diálogos foram adicionados para ajudar na narrativa da história. A série será filmada em inglês, mas posteriormente ficará disponível em vários idiomas.

Os vídeos serão disponibilizados no novo canal do YouTube Vídeos do Livro de Mórmon, no lds.org. Também no Canal Mórmon e nas plataformas já existentes dos aplicativos da Igreja. Eles serão usados em salas de aula, no trabalho missionário e no ensino no lar. Os trechos em alta definição poderão ser solicitados para uso não comercial.

Assita ao vídeo (em inglês)

Fonte: Mormon Newsroom

(Visited 1.911 times, 1 visits today)